ORIENTAÇÕES – PROFESSORA: EDVÂNIA MARIA GONÇALVES CAMPANHA
PORTUGUÊS (9º ANO)
*Seguem alguns conceitos que já
vimos em sala para relembrarmos, fixarmos na memória e também para nos ajudar
nas atividades que faremos. Um abraço fraterno!
Tipo textual – É a
forma como um texto se apresenta.
Os estudos linguísticos, em sua maioria, reconhecem pelo menos os
seguintes tipos ou tipologias textuais: NARRAÇÃO, ARGUMENTAÇÃO, DESCRIÇÃO, INJUNÇÃO e EXPOSIÇÃO.
Quando conseguimos reconhecer os tipos textuais, temos mais condições de
interpretá-los com eficácia, uma vez que os efeitos de
sentido produzidos pelos textos estão também relacionados à forma
como estruturam-se.
ATENÇÃO!!!!!! Diferentemente do
que acontece com os tipos textuais, limitados a
uma quantidade predeterminada, os gêneros
são incontáveis, mesmo porque as necessidades linguísticas não podem ser
mensuradas ou limitadas.
Os gêneros textuais se definem de acordo com as características em
comum que os textos apresentam em relação à linguagem e conteúdo.
Alguns exemplos de gênero textual são FÁBULA, CONTO,
CÔNICA, CHARGE, CARTUM, POEMA, NOTÍCIA, REPORTAGEM, PALESTRA, ARTIGO DE
OPINIÃO, RECEITA, MANUAL DE INSTRUÇÃO, BIOGRAFIA, CARTA, E-MAIL, PROPAGANDA...
* Linguagem verbal e linguagem não verbal são termos muito
presentes nos estudos linguísticos. Isso porque a linguagem, enquanto uma
atividade humana, pode ser manifestada de diferentes modos, a depender da
intenção que temos no momento da comunicação.
Linguagem verbal: também chamada de linguagem verbalizada, é expressa por meio de palavras escritas ou faladas.
Linguagem não verbal: utiliza signos visuais, como, por exemplo, os
gestos, postura, ilustrações, placas, músicas.
Além dessas, uma outra forma de
linguagem pode ser utilizada no dia a dia que é linguagem mista,
também conhecida como linguagem híbrida. Nela é possível encontrar as
linguagens verbal e não verbal juntas, com objetivo de passar uma única
mensagem.
No texto abaixo, podemos perceber que linguagem
verbal e não verbal complementam-se.
→Charges, cartuns e tirinhas são gêneros que podem apresentar linguagem mista.
IMPORTANTE: Continue fazendo o CRONOGRAMA LITERÁRIO. Faça o registro de todos
os livros literários que você está lendo neste período. Quanto mais você ler,
melhor. LEITURA nunca é demais. Aproveite o seu tempo e LEIA. LER melhora o
funcionamento do cérebro, estimula a criatividade, incita o senso crítico,
promove a saúde mental, reduz o estresse, expande o vocabulário, melhora as
habilidades de escrita, fortalece a memória e a capacidade de concentração,
além de ser uma das formas mais simples e baratas de ampliar o conhecimento.
EM BREVE,
ESTAREMOS JUNTOS. Enquanto isso, FIQUE EM CASA! Beijos!
ATIVIDADE 1 e 2
ATIVIDADE 3
LEIA O TEXTO PARA RESPONDER AS QUESTÕES:
1ª) Qual a tipologia do texto em estudo?
2ª) O objetivo do texto é
a) promover uma ideia.
b) motivar os clientes a visitarem a empresa Aurora.
c) vender um produtor.
d) falar sobre a importância de uma boa alimentação.
3ª) Escreva a frase impacto da propaganda.
4ª) Qual a importância da personagem escolhida (Guga Kuerte, ex-tenista
brasileiro famoso) para apresentar o produto da empresa Aurora?
5ª) Que tipo de linguagem é predominante no texto?
a) Literária.
b) Verbal e não verbal.
c) Subjetiva.
d) Formal e informal.
6ª) Escreva a logomarca da propaganda.
7ª) Escreva o slogan da propaganda.
8ª) Como os recursos gráficos (imagens) contribuem para o sucesso da
propaganda?
9ª) O anúncio publicitário é direcionado principalmente
a) aos jovens.
b) aos adultos.
c) às crianças.
d) aos idosos.
10ª) O texto em estudo é um exemplo de gênero
a) publicitário.
b) informativo.
c) classificado.
d) notícia.
ATIVIDADE 4- CRÔNICA
Chatear e encher
Um amigo meu me ensina a diferença
entre “chatear” e “encher”.
Chatear é assim:
Você telefona para um escritório
qualquer na cidade.
– Alô! Quer me chamar por favor o
Valdemar?
– Aqui não tem nenhum Valdemar.
Daí a alguns minutos você liga de
novo:
– O Valdemar, por obséquio.
– Cavalheiro, aqui não trabalha
nenhum Valdemar.
– Mas não é do número tal?
– É, mas aqui não trabalha nenhum
Valdemar.
Mais cinco minutos, você liga o mesmo
número:
– Por favor, o Valdemar já chegou?
– Vê se te manca, palhaço. Já não lhe
disse que o diabo desse Valdemar nunca trabalhou
aqui?
– Mas ele mesmo me disse que
trabalhava aí.
– Não chateia.
Daí a dez minutos, liga de novo.
– Escute uma coisa! O Valdemar não
deixou pelo menos um recado?
O outro desta vez esquece a presença
da datilógrafa e diz coisas impublicáveis.
Até aqui é chatear. Para encher,
espere passar mais dez minutos, faça nova ligação:
– Alô! Quem fala? Quem fala aqui é o
Valdemar. Alguém telefonou para mim?
CAMPOS, Paulo Mendes.
1 - O que acontece nas
conversas que provocam a impaciência de quem atende o telefone?
2 - Quais são as dicas dadas no
texto para chatear quem atende o telefone?
3 - Quando a situação descrita
deixa de chatear e passa a encher quem atende, segundo o narrador?
4 - A situação descreve um
trote por telefone. Explique com suas palavras o que é um trote.
5 - Por que as coisas ditas por quem
recebe o trote são impublicáveis? Onde não poderiam ser publicadas? O que a
pessoa que recebia o trote estava sentindo naquele momento? Você já se sentiu
assim? Como reagiu?
ATIVIDADES PARA O ALUNO REINALDO FERREIRA NETO
ATIVIDADE 1
GÊNERO TEXTUAL: NOTÍCIA
CACHORRO OUVE MÚSICA?
PARA DESCOBRIR A PREFERÊNCIA MUSICAL DOS CÃES, UMA UNIVERSIDADE
IRLANDESA FEZ UM ESTUDO, EM 2002. DEPOIS DE MUITOS TESTES, OS CIENTISTAS
DIVULGARAM QUE OS CÃES GOSTAM MAIS DE MÚSICA CLÁSSICA DO QUE DE OUTROS GÊNEROS
MAIS AGITADOS. PARECE QUE ESSE TIPO DE SOM DEIXA OS ANIMAIS BEM MAIS TRANQUILOS
E RELAXADOS DO QUE O ROCK, POR EXEMPLO.
Música para cachorro- Recreio, São
Paulo: Abril, ano 5, n.235.
QUESTÕES
1) QUAL É O ASSUNTO DO TEXTO?
A ( ) A PREFERÊNCIA MUSICAL DOS CÃES.
B ( ) A MÚSICA CLÁSSICA.
C ( ) O ROCK.
D ( ) OS ANIMAIS QUE GOSTAM DE MÚSICA.
2) ESSE TEXTO:
A ( ) CONTA UMA HISTÓRIA.
B ( ) TRAZ UMA NOTÍCIA.
C ( ) CONTA UMA PIADA.
D ( ) TRAZ UM POEMA.
3)
EXPLIQUE, PORQUE OS CÃES PREFEREM RITMOS MUSICAIS POUCO
AGITADOS. RESPOSTA: PORQUE ESSE TIPO DE MÚSICA DEIXA OS CÃES MAIS__________E
_________.
*OBSERVE A IMAGEM E
RESPONDA:
1. O CARTUM FAZ REFERÊNCIA:
A ( ) À GRIPE
B ( ) À DENGUE
C ( ) AO SARAMPO
D
( ) AO CORONA VÍRUS
2.
MARQUE
COM UM X AS OPÇÕES QUE
CORRESPONDEM AOS CUIDADOS DE
PREVENÇÃO
DO CONTÁGIO DO CORONA
VÍRUS.
( ) LAVAR BEM
AS MÃOS
( ) USAR
MÁSCARA
( ) EVITAR
AGLOMERAÇÃO
( ) SAIR DE
CASA
3.
FAÇA
UM DESENHO QUE ILUSTRE O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO DURANTE A QUARENTENA
ANALISE A FOTO ABAIXO, ELA REPRESENTA A VISTA
PARCIAL DE UM PARQUE COM ÁREA VERDE, SITUADO NA CIDADE DE CURITIBA- PR. REPARE
QUE A PLACA FOI COLOCADA AO LADO DE UMA PISTA.
ATENÇÃO!
MARQUE UM (X) NA RESPOSTA CERTA.
1.QUAL A FINALIDADE DESSA PLACA?
( )ENSINAR “AS PESSOAS” A CAMINHAR.
( ) INFORMAR AOS USUÁRIOS AS PROIBIÇÕES OU
RESTRIÇÕES, ENTRE OUTROS.
2.AS PISTAS DE COOPER (LÊ-SE “CUPER” ) SERVEM
PARA:
( ) AS PESSOAS CAMINHAREM.
( )ANDAREM SOBRE RODAS COMO: BICICLETAS,
SKATES, ETC.
https://www.tripadvisor.com.br/LocationPhotoDirectLink-g303441-d6440242-i179295458-Parque_Tingui-Curitiba_State_of_Parana.html
3.QUAL DOS DESENHOS INDICA O QUE PODE SER FEITO NA PISTA?
( ) O
DESENHO DO HOMEM CORRENDO.
( ) O
DESENHO DA BICICLETA.
4. NUMERE AS PLACAS ABAIXO DE ACORDO COM SUA FUNÇÃO:
(1)PARADA DE ÔNIBUS
(2)BANHEIROS PARA HOMENS E MULHERES.
(3) NOME DE UMA LOJA.
( )
( )
( )
4. NOS SEMÁFOROS, O QUE SIMBOLIZA A COR:
A.VERMELHA_____________________
B.AMARELA______________________
C.VERDE_________________________
Olá, galera! Registrem as respostas no caderno e me enviem fotos legíveis das atividades prontas. Se preferirem, respondam virtualmente e me enviem inbox. O que não vale é ficar parado esperando o tempo passar. Bjs e até breve!
ResponderExcluir