Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Atividade de Língua Portuguesa 9º ano - Professora Edvânia Campanha


ORIENTAÇÕES – PROFESSORA: EDVÂNIA MARIA GONÇALVES CAMPANHA

PORTUGUÊS (9º ANO)

*Seguem alguns conceitos que já vimos em sala para relembrarmos, fixarmos na memória e também para nos ajudar nas atividades que faremos. Um abraço fraterno!

Tipo textual – É a forma como um texto se apresenta. 

Os estudos linguísticos, em sua maioria, reconhecem pelo menos os seguintes tipos ou tipologias textuais: NARRAÇÃO, ARGUMENTAÇÃO, DESCRIÇÃO, INJUNÇÃO e EXPOSIÇÃO. Quando conseguimos reconhecer os tipos textuais, temos mais condições de interpretá-los com eficácia, uma vez que os efeitos de sentido produzidos pelos textos estão também relacionados à forma como estruturam-se.

ATENÇÃO!!!!!! Diferentemente do que acontece com os tipos textuais, limitados a uma quantidade predeterminada, os gêneros são incontáveis, mesmo porque as necessidades linguísticas não podem ser mensuradas ou limitadas. 

Os gêneros textuais se definem de acordo com as características em comum que os textos apresentam em relação à linguagem e conteúdo.
Alguns exemplos de gênero textual são FÁBULA, CONTO, CÔNICA, CHARGE, CARTUM, POEMA, NOTÍCIA, REPORTAGEM, PALESTRA, ARTIGO DE OPINIÃO, RECEITA, MANUAL DE INSTRUÇÃO, BIOGRAFIA, CARTA, E-MAIL, PROPAGANDA...

* Linguagem verbal e linguagem não verbal são termos muito presentes nos estudos linguísticos. Isso porque a linguagem, enquanto uma atividade humana, pode ser manifestada de diferentes modos, a depender da intenção que temos no momento da comunicação.

Linguagem verbal: também chamada de linguagem verbalizada, é expressa por meio de palavras escritas ou faladas. 

Linguagem não verbal: utiliza signos visuais, como, por exemplo, os gestos, postura, ilustrações, placas, músicas. 

Além dessas, uma outra forma de linguagem pode ser utilizada no dia a dia que é linguagem mista, também conhecida como linguagem híbrida. Nela é possível encontrar as linguagens verbal e não verbal juntas, com objetivo de passar uma única mensagem. 







No texto abaixo, podemos perceber que linguagem verbal e não verbal complementam-se.





→Charges, cartuns e tirinhas são gêneros que podem apresentar linguagem mista.   

IMPORTANTE:  Continue fazendo o CRONOGRAMA LITERÁRIO. Faça o registro de todos os livros literários que você está lendo neste período. Quanto mais você ler, melhor. LEITURA nunca é demais. Aproveite o seu tempo e LEIA. LER melhora o funcionamento do cérebro, estimula a criatividade, incita o senso crítico, promove a saúde mental, reduz o estresse, expande o vocabulário, melhora as habilidades de escrita, fortalece a memória e a capacidade de concentração, além de ser uma das formas mais simples e baratas de ampliar o conhecimento.

EM BREVE, ESTAREMOS JUNTOS. Enquanto isso, FIQUE EM CASA! Beijos!


ATIVIDADE 1 e 2



ATIVIDADE 3

LEIA O TEXTO PARA RESPONDER AS QUESTÕES:







1ª) Qual a tipologia do texto em estudo?

2ª) O objetivo do texto é
a) promover uma ideia.
b) motivar os clientes a visitarem a empresa Aurora.
c) vender um produtor.
d) falar sobre a importância de uma boa alimentação.

3ª) Escreva a frase impacto da propaganda.

4ª) Qual a importância da personagem escolhida (Guga Kuerte, ex-tenista brasileiro famoso) para apresentar o produto da empresa Aurora?

5ª) Que tipo de linguagem é predominante no texto?
a) Literária.
b) Verbal e não verbal.
c) Subjetiva.
d) Formal e informal.

6ª) Escreva a logomarca da propaganda.

7ª) Escreva o slogan da propaganda.

8ª) Como os recursos gráficos (imagens) contribuem para o sucesso da propaganda?

9ª) O anúncio publicitário é direcionado principalmente
a) aos jovens.
b) aos adultos.
c) às crianças.
d) aos idosos.

10ª) O texto em estudo é um exemplo de gênero
a) publicitário.
b) informativo.
c) classificado.
d) notícia.


ATIVIDADE 4- CRÔNICA

Chatear e encher

Um amigo meu me ensina a diferença entre “chatear” e “encher”.
Chatear é assim:
Você telefona para um escritório qualquer na cidade.
– Alô! Quer me chamar por favor o Valdemar?
– Aqui não tem nenhum Valdemar.
Daí a alguns minutos você liga de novo:
– O Valdemar, por obséquio.
– Cavalheiro, aqui não trabalha nenhum Valdemar.
– Mas não é do número tal?
– É, mas aqui não trabalha nenhum Valdemar.
Mais cinco minutos, você liga o mesmo número:
– Por favor, o Valdemar já chegou?
– Vê se te manca, palhaço. Já não lhe disse que o diabo desse Valdemar nunca trabalhou
aqui?
– Mas ele mesmo me disse que trabalhava aí.
– Não chateia.
Daí a dez minutos, liga de novo.
– Escute uma coisa! O Valdemar não deixou pelo menos um recado?
O outro desta vez esquece a presença da datilógrafa e diz coisas impublicáveis.
Até aqui é chatear. Para encher, espere passar mais dez minutos, faça nova ligação:
– Alô! Quem fala? Quem fala aqui é o Valdemar. Alguém telefonou para mim?

CAMPOS, Paulo Mendes.


1 -  O que acontece nas conversas que provocam a impaciência de quem atende o telefone?

2 -  Quais são as dicas dadas no texto para chatear quem atende o telefone?

3 -  Quando a situação descrita deixa de chatear e passa a encher quem atende, segundo o narrador?

4 -  A situação descreve um trote por telefone. Explique com suas palavras o que é um trote.

5 - Por que as coisas ditas por quem recebe o trote são impublicáveis? Onde não poderiam ser publicadas? O que a pessoa que recebia o trote estava sentindo naquele momento? Você já se sentiu assim? Como reagiu?





ATIVIDADES PARA O ALUNO REINALDO FERREIRA NETO

ATIVIDADE 1

GÊNERO TEXTUAL: NOTÍCIA


CACHORRO OUVE MÚSICA?

PARA DESCOBRIR A PREFERÊNCIA MUSICAL DOS CÃES, UMA UNIVERSIDADE IRLANDESA FEZ UM ESTUDO, EM 2002. DEPOIS DE MUITOS TESTES, OS CIENTISTAS DIVULGARAM QUE OS CÃES GOSTAM MAIS DE MÚSICA CLÁSSICA DO QUE DE OUTROS GÊNEROS MAIS AGITADOS. PARECE QUE ESSE TIPO DE SOM DEIXA OS ANIMAIS BEM MAIS TRANQUILOS E RELAXADOS DO QUE O ROCK, POR EXEMPLO.

Música para cachorro- Recreio, São Paulo: Abril, ano 5, n.235.



QUESTÕES


1) QUAL É O ASSUNTO DO TEXTO?

A (  ) A PREFERÊNCIA MUSICAL DOS CÃES.

B (  ) A MÚSICA CLÁSSICA.

C (  ) O ROCK.

D (  ) OS ANIMAIS QUE GOSTAM DE MÚSICA.



2) ESSE TEXTO:

A (  ) CONTA UMA HISTÓRIA.

B (  ) TRAZ UMA NOTÍCIA.

C (  ) CONTA UMA PIADA.

D (  ) TRAZ UM POEMA.



3)    EXPLIQUE, PORQUE OS CÃES PREFEREM RITMOS MUSICAIS POUCO AGITADOS. RESPOSTA: PORQUE ESSE TIPO DE MÚSICA DEIXA OS CÃES MAIS__________E _________.


ATIVIDADE 2








*OBSERVE A IMAGEM E RESPONDA:


1. O CARTUM FAZ REFERÊNCIA:
       
A (  ) À GRIPE

B (  ) À DENGUE
C (  ) AO SARAMPO
D (  ) AO CORONA VÍRUS


2.     MARQUE COM UM X AS OPÇÕES QUE

CORRESPONDEM AOS CUIDADOS DE 

PREVENÇÃO DO CONTÁGIO DO CORONA 

VÍRUS.


(  ) LAVAR BEM AS MÃOS

(  ) USAR MÁSCARA

(  ) EVITAR AGLOMERAÇÃO

(  ) SAIR DE CASA


3.     FAÇA UM DESENHO QUE ILUSTRE O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO DURANTE A QUARENTENA



ATIVIDADE 3


ANALISE A FOTO ABAIXO, ELA REPRESENTA A VISTA PARCIAL DE UM PARQUE COM ÁREA VERDE, SITUADO NA CIDADE DE CURITIBA- PR. REPARE QUE A PLACA FOI COLOCADA AO LADO DE UMA PISTA.



ATENÇÃO!



MARQUE UM (X) NA RESPOSTA CERTA.

1.QUAL A FINALIDADE DESSA PLACA?


( )ENSINAR “AS PESSOAS” A CAMINHAR.

( ) INFORMAR AOS USUÁRIOS AS PROIBIÇÕES OU RESTRIÇÕES, ENTRE OUTROS.


2.AS PISTAS DE COOPER (LÊ-SE  “CUPER” ) SERVEM PARA:


( ) AS PESSOAS CAMINHAREM.

( )ANDAREM SOBRE RODAS COMO: BICICLETAS, SKATES, ETC.

 https://www.tripadvisor.com.br/LocationPhotoDirectLink-g303441-d6440242-i179295458-Parque_Tingui-Curitiba_State_of_Parana.html


3.QUAL DOS DESENHOS INDICA O QUE PODE SER FEITO NA PISTA?

( ) O DESENHO DO HOMEM CORRENDO.

( ) O DESENHO DA BICICLETA.



4. NUMERE AS PLACAS ABAIXO DE ACORDO COM SUA FUNÇÃO:

(1)PARADA DE ÔNIBUS

(2)BANHEIROS PARA HOMENS E MULHERES.

(3) NOME DE UMA LOJA.


 (   )
(   )
(   )



4.     NOS SEMÁFOROS, O QUE SIMBOLIZA A COR:




A.VERMELHA_____________________

B.AMARELA______________________


C.VERDE_________________________










Um comentário:

  1. Olá, galera! Registrem as respostas no caderno e me enviem fotos legíveis das atividades prontas. Se preferirem, respondam virtualmente e me enviem inbox. O que não vale é ficar parado esperando o tempo passar. Bjs e até breve!

    ResponderExcluir

“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe vence campeonatos”. (Michael Jordan)

Mensagem aos alunos

Queridos alunos, Devido ao período de quarentena e necessidade de isolamento social, nossa escola encontra-se fechada até o dia 31/05/20...

Deu ibope!