Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de abril de 2020

Atividade de Educação Física - 7º Ano - Professor Charles Alexandre

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS – MG
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL ROZENDA ZANE MORAES

PROFESSOR(A):     Charles Alexandre Queiroz Veloso        DISCIPLINA: Educação Física                     
ANO DE ESCOLARIDADE:    7º anos M. R. e E. V.              DATA     24/04/2020

Conteúdo: Jogos e Brincadeiras
                                     ROTEIRO DE AULA 1
Leia o texto abaixo e cole esta folha no seu caderno

Jogos de mesa e tabuleiro e os seus benefícios
O jogo é uma ótima ferramenta para estimular as diferentes inteligências das crianças e potenciar as suas habilidades sociais e construtivas. Os jogos de tabuleiro ou de mesa, por exemplo, além de serem divertidos, exigem o uso de procedimentos essenciais nas diferentes esferas da vida, como o planeamento, a previsão, a antecipação, o método de registo e contagem, entre outros. E talvez seja por isso que nunca passam de moda, fazendo as delícias dos mais pequenos e até de muitos adultos.
Hoje a nossa proposta passa por apresentar-lhe os benefícios dos diferentes tipos de jogos de mesa: clássicos, de estratégia, de habilidade, de cartas, de memória, de perguntas e respostas, etc.
Esses jogos melhoram a imaginação, a criatividade, a memória e a aprendizagem, estimula a concentração, a perceção visual e a coordenação motora e ainda desenvolve o raciocínio matemático e o pensamento crítico. Um dos maiores benefícios talvez seja aprender a respeitar regras, que são muito importantes para o desenvolvimento infantil, dado que representam desafios.
Como tipos de jogos de tabuleiro ou de mesa temos: xadrez, dama, jogo da velha,resta um,trilha, dominó ou jogo da memória.
Para o jogos com tabuleiro, você pode fazer em casa. A maioria das pessoas tem tampinhas sobrando em casa. Para o tabuleiro, um papelão ou embalagem de cereais servem perfeitamente. Depois de traçar as linhas, é só pintar das cores que preferir.Para o jogo da memória e dominó você pode fazer com papéis que você tem em casa mesmo. Fazendo as peças do mesmo tamanho.
  Hora da aula teórica - Leia o texto e grife as partes que considera mais importantes, em seguida    responda as questões no seu caderno :
1.    Você já jogou algum jogo de tabuleiro? Diga qual.
2.    Segundo o texto, para que serve o jogo? Cite 5 jogos de tabuleiro e duas regras de cada.
3.    Também segundo o texto,o jogo pode melhorar o quê no seu desenvolvimento?
4.    Voce já participou de alguma competição de jogo de tabuleiro? Conte um pouco sobre isso. Se não, gostaria de participar e porque?

Hora da aula prática
Agora você poderá praticar os jogos de tabuleiro na sua casa, com seus pais e irmãos. Escolha um jogo que você tenha em casa: xadrez, dama, jogo da velha,resta um,trilha, dominó e jogo da memória.Ou faça você mesmo um jogo que você possa jogar com sua família. Crie as regras e monte um mini campeonato em casa. Depois faça um relatório no seu caderno, contando como foi a confecção do jogo, as regras e como foi a participação da sua família. Coloque a data que está no cabeçalho desta folha. No mínimo 15 linhas.



Disciplina: Educação Física
Bimestre: 1 Bimestre             Turma: 6 anos
Professora: Glaucia Alves Barbosa
Data: 19/03 a 27/03

Conteúdo: Jogos e Brincadeiras
                                     ROTEIRO DE AULA 2
Leia o texto abaixo e cole esta folha no seu caderno

Jogos cooperativos
Os jogos cooperativos são práticas que geram um ambiente de coletividade e ajuda entre os participantes. Seus objetivos focam na resolução de tarefas e desafios com a participação de todos. Esse tipo de jogo visa estabelecer relações de confiança e parceria em um clima descontraído, proporcionando o fortalecimento do grupo e a empatia entre as pessoas.
Entendemos porem que estamos numa época de pandemia, então considere para esta atividade quem está com você em casa, ok! Em sua prática, os jogos cooperativos não possuem eliminações, exclusões, vencedores e perdedores. Em geral, o modo como a tarefa se desenvolve e a interação entre os participantes tornam-se o ponto central.
Os participantes compreendem-se sempre como parceiros, e nunca como adversários. Isso, estimula a participação de todos e o respeito às diferenças. Por não haver adversários, os jogos cooperativos evitam comportamentos como: enganar, trapacear ou de tirar vantagem do outro para conseguir o seu próprio sucesso.
O desafio consiste na superação de medos, inseguranças e da dificuldade de agir e pensar coletivamente. Os jogos cooperativos cumprem um importante papel de didático e servem como uma metáfora da vida, onde muitas vezes é necessário unir forças para alcançar uma determinada meta.
  Hora da aula teórica - Leia o texto e grife as partes que considera mais importantes, em seguida    responda as questões no seu caderno :
1.    Segundo o texto,o que são jogos cooperativos?
2.    Num jogo cooperativo existe adversário? Explique o porquê?
3.    Cite 5 jogos ou brincadeiras que você encontra característica do jogo coopertivo? Depois desenhe estes jogos e explique como ele acontece.
4.    Ao praticar um jogo cooperativo, o que isto pode ajudar você na escola e na sua vida em família/amigos?

Hora da aula prática
Agora você poderá praticar os jogos cooperativos na sua casa, com seus pais e irmãos. O jogo cooperativo: Caneta na garrafa, vocês vão exercitar a colaboração de todos para a resolução de uma tarefa comum. O objetivo é fazer com que a caneta entre no gargalo da garrafa. Vocês irão precisar de:  barbante ou uma fita, caneta e uma garrafa pet. Amarre a caneta no barbante, coloque a garrafa no chão e vende os olhos da pessoa que for jogar. O objetivo é tentar colocar a caneta na garrafa pet com a cooperação dos outros jogadores.

 Depois faça um relatório no seu caderno, contando como foi a confecção do jogo, as regras e como foi a participação da sua família. Coloque a data que está no cabeçalho desta folha. No mínimo 15 linhas.





PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS – MG
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL ROZENDA ZANE MORAES

PROFESSOR(A):     Charles Alexandre Queiroz Veloso        DISCIPLINA: E. Física                     
ANO DE ESCOLARIDADE:    7º anos M. R. e E. V.              DATA     24/04/2020


Jogos e brincadeiras:

2) Jogos de mesa e tabuleiro.

Jogo de mesa é um termo genérico para designar jogos normalmente disputados sobre uma mesa ou outra superfície plana, como Dominó e Rummikub. Este termo é usado para distinguir estes jogos dos desportos e dos jogos de vídeo, atualmente mais populares.

Os jogos de tabuleiro utilizam de superfícies planas e pré-marcadas, com desenhos ou marcações de acordo com as regras envolvidas em cada jogo específico. Os jogos podem ter por base estratégia pura, sorte (por exemplo, rolagem de dados), ou uma mistura dos dois, e geralmente têm um objetivo que cada jogador pretende alcançar. Os primeiros jogos de tabuleiro representavam uma batalha entre dois exércitos, e a maioria dos jogos de tabuleiro modernos ainda são baseados em derrotar os jogadores adversários em termos de objetivos, posições e com o acúmulo de pontos.

História:
Existem registros de jogos de tabuleiro há cerca de 5000 anos em civilizações como Egito e Mesopotâmia. Apesar de ser difícil datar qual foi ou quais foram os primeiros jogos da humanidade, o jogo Mancala se apresenta como um dos mais antigos, com mais de 7 mil anos de existência.

Sugestão de vídeos sobre jogos de mesa e tabuleiro.


Atividades propostas:

1) Pesquisar cinco jogos de mesa/tabuleiro e descrever as suas regras básicas.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe vence campeonatos”. (Michael Jordan)

Mensagem aos alunos

Queridos alunos, Devido ao período de quarentena e necessidade de isolamento social, nossa escola encontra-se fechada até o dia 31/05/20...

Deu ibope!