PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS – MG
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL ROZENDA ZANE MORAES
PROFESSOR(A): Charles Alexandre Queiroz Veloso DISCIPLINA: Educação Física
ANO DE ESCOLARIDADE: 7º anos M. R. e E. V. DATA 24/04/2020
Conteúdo: Jogos e Brincadeiras
|
ROTEIRO
DE AULA 1
|
Leia o texto
abaixo e cole esta folha no seu caderno
Jogos de mesa e tabuleiro
e os seus benefícios
O jogo é uma ótima ferramenta para
estimular as diferentes inteligências das crianças e potenciar as suas
habilidades sociais e construtivas. Os jogos de tabuleiro ou de mesa,
por exemplo, além de serem divertidos, exigem o uso de procedimentos
essenciais nas diferentes esferas da vida, como o planeamento, a previsão, a
antecipação, o método de registo e contagem, entre outros. E talvez
seja por isso que nunca passam de moda, fazendo as delícias dos mais pequenos
e até de muitos adultos.
Hoje a nossa proposta passa por apresentar-lhe
os benefícios dos diferentes tipos de jogos de mesa: clássicos, de
estratégia, de habilidade, de cartas, de memória, de perguntas e respostas,
etc.
Esses jogos melhoram a imaginação, a criatividade, a memória e a
aprendizagem, estimula a concentração, a perceção visual e a coordenação
motora e ainda desenvolve o raciocínio matemático e o pensamento crítico. Um
dos maiores benefícios talvez seja aprender a respeitar regras, que são muito
importantes para o desenvolvimento infantil, dado que representam desafios.
Como tipos de jogos de tabuleiro ou de mesa temos:
xadrez, dama, jogo da velha,resta um,trilha, dominó ou jogo da memória.
Para o jogos com tabuleiro, você pode
fazer em casa. A maioria das pessoas tem tampinhas sobrando em casa. Para o
tabuleiro, um papelão ou embalagem de cereais servem perfeitamente. Depois de
traçar as linhas, é só pintar das cores que preferir.Para o jogo da memória e
dominó você pode fazer com papéis que você tem em casa mesmo. Fazendo as
peças do mesmo tamanho.
Hora
da aula teórica - Leia o texto e grife as partes que considera mais
importantes, em seguida responda as
questões no seu caderno :
1.
Você
já jogou algum jogo de tabuleiro? Diga qual.
2.
Segundo
o texto, para que serve o jogo? Cite 5 jogos de tabuleiro e duas regras de
cada.
3.
Também
segundo o texto,o jogo pode melhorar o quê no seu desenvolvimento?
4.
Voce
já participou de alguma competição de jogo de tabuleiro? Conte um pouco sobre
isso. Se não, gostaria de participar e porque?
Hora
da aula prática
Agora você poderá praticar os
jogos de tabuleiro na sua casa, com seus pais e irmãos. Escolha um jogo que
você tenha em casa: xadrez, dama, jogo da velha,resta um,trilha, dominó e
jogo da memória.Ou faça você mesmo um jogo que você possa jogar com sua
família. Crie as regras e monte um mini campeonato em casa. Depois faça um
relatório no seu caderno, contando como foi a confecção do jogo, as regras e
como foi a participação da sua família. Coloque a data que está no cabeçalho
desta folha. No mínimo 15 linhas.
|
Disciplina: Educação Física
|
Bimestre: 1 Bimestre Turma: 6 anos
|
Professora: Glaucia Alves Barbosa
|
Data: 19/03 a 27/03
|
Conteúdo: Jogos e Brincadeiras
|
|
ROTEIRO
DE AULA 2
|
|
Leia o texto
abaixo e cole esta folha no seu caderno
Jogos cooperativos
Os jogos cooperativos são práticas que
geram um ambiente de coletividade e ajuda entre os participantes. Seus
objetivos focam na resolução de tarefas e desafios com a participação de
todos. Esse tipo de jogo visa estabelecer relações de confiança e parceria em
um clima descontraído, proporcionando o fortalecimento do grupo e a empatia
entre as pessoas.
Entendemos porem que estamos numa época de pandemia,
então considere para esta atividade quem está com você em casa, ok! Em sua
prática, os jogos cooperativos não possuem eliminações, exclusões, vencedores
e perdedores. Em geral, o modo como a tarefa se desenvolve e a interação
entre os participantes tornam-se o ponto central.
Os participantes
compreendem-se sempre como parceiros, e nunca como adversários. Isso,
estimula a participação de todos e o respeito às diferenças. Por não haver
adversários, os jogos cooperativos evitam comportamentos como: enganar,
trapacear ou de tirar vantagem do outro para conseguir o seu próprio sucesso.
O desafio consiste na
superação de medos, inseguranças e da dificuldade de agir e pensar
coletivamente. Os jogos cooperativos cumprem um importante papel de didático
e servem como uma metáfora da vida, onde muitas vezes é necessário unir
forças para alcançar uma determinada meta.
Hora
da aula teórica - Leia o texto e grife as partes que considera mais
importantes, em seguida responda as
questões no seu caderno :
1.
Segundo
o texto,o que são jogos cooperativos?
2.
Num
jogo cooperativo existe adversário? Explique o porquê?
3.
Cite
5 jogos ou brincadeiras que você encontra característica do jogo coopertivo?
Depois desenhe estes jogos e explique como ele acontece.
4.
Ao
praticar um jogo cooperativo, o que isto pode ajudar você na escola e na sua
vida em família/amigos?
Hora
da aula prática
Agora você poderá praticar os
jogos cooperativos na sua casa, com seus pais e irmãos. O jogo cooperativo: Caneta na
garrafa, vocês vão exercitar a colaboração de todos
para a resolução de uma tarefa comum.
O objetivo é fazer com que a caneta entre no gargalo da
garrafa. Vocês irão precisar de: barbante ou uma fita, caneta e uma
garrafa pet. Amarre a
caneta no barbante, coloque a garrafa no chão e vende os olhos da pessoa que
for jogar. O objetivo é tentar colocar a caneta na garrafa pet com a
cooperação dos outros jogadores.
Depois faça um relatório no seu caderno,
contando como foi a confecção do jogo, as regras e como foi a participação da
sua família. Coloque a data que está no cabeçalho desta folha. No mínimo 15
linhas.
|
PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS – MG
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA
MUNICIPAL ROZENDA ZANE MORAES
PROFESSOR(A): Charles Alexandre Queiroz Veloso DISCIPLINA: E. Física
ANO DE ESCOLARIDADE: 7º anos M. R. e E. V. DATA 24/04/2020
|
Jogos e brincadeiras:
2)
Jogos de mesa e tabuleiro.
Jogo de mesa é um termo
genérico para designar jogos normalmente disputados sobre uma mesa ou outra
superfície plana, como Dominó e Rummikub.
Este termo é usado para distinguir estes jogos dos desportos e
dos jogos de vídeo, atualmente mais populares.
Os jogos de tabuleiro utilizam de superfícies planas e pré-marcadas, com desenhos ou
marcações de acordo com as regras envolvidas em cada jogo específico. Os
jogos podem ter por base estratégia pura, sorte (por exemplo, rolagem de
dados), ou uma mistura dos dois, e geralmente têm um objetivo que cada
jogador pretende alcançar. Os primeiros jogos de tabuleiro representavam uma
batalha entre dois exércitos, e a maioria dos jogos de tabuleiro modernos
ainda são baseados em derrotar os jogadores adversários em termos de
objetivos, posições e com o acúmulo de pontos.
História:
Existem registros de jogos de tabuleiro
há cerca de 5000 anos em civilizações como Egito e Mesopotâmia.
Apesar de ser difícil datar qual foi ou quais foram os primeiros jogos
da humanidade, o jogo Mancala se apresenta como um dos mais antigos, com mais
de 7 mil anos de existência.
Sugestão
de vídeos sobre jogos de mesa e tabuleiro.
Atividades
propostas:
1) Pesquisar cinco jogos de
mesa/tabuleiro e descrever as suas regras básicas.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário