Atividades de Língua Portuguesa - Professora Zelita
Olá garotos e garotas,
A suspensão temporária das atividades presenciais, por ordem governamental ou não,
é uma tentativa de reduzir o risco de contágio e disseminação do coronavírus
entre os alunos e o restante da população. Sabemos que não será a mesma
coisa,mas tentaremos amenizar a ausência temporária das aulas presenciais com
orientações e trabalhos voltados para o conteúdo proposto.Gostaria que
vocês,com a ajuda dos pais,ou caso necessite,entre em contato comigo,via
whatzap; para esclarecimento de dúvidas.
Inicialmente,passaremos o
conteúdo,e em seguida,virão atividades
referentes ao conteúdo.As atividades deverão ser feitas no caderno,pois quando
voltarmos às aulas presenciais,avaliaremos as mesmas.
Professora: Zelita Batista
História
em Quadrinhos
As histórias em quadrinhos são histórias compostas pela linguagem
verbal e não- verbal.
Essas histórias são apresentadas dentro de quadrinhos,
local onde os personagens são expostos e a fala é escrita dentro de diversos
tipos de balões. Há também histórias em que não se usa nenhum tipo de balão. A
mensagem é transmitida somente através dos desenhos e das expressões faciais.
Há também as onomatopeias que
são os sons, ruídos reproduzidos por letras e desenhos. Também há os recursos
gráficos que em sua maioria são os símbolos e sinais que aplicados
aos desenhos, acrescentam-lhe sensações, movimentos, etc.
Segue abaixo lista das principais onomatopeias:
·
Tic-tac: som do relógio
·
Toc-toc: som de bater na porta
·
Sniff sniff: som de pessoa triste, chorando
·
Buááá: ruído de choro
·
Atchim: barulho de espirro
·
Uhuuu: grito de felicidade ou adrenalina
·
Aaai: grito de dor
·
Cof-cof: som de tosse
·
Urgh: referente ao nojo
·
Nhac: ruído de mordida
·
Aff: som que expressa tédio e raiva
·
Grrr: som de raiva
·
Zzzz: som de homem ou animal dormindo
·
Tchibum: som de mergulho
·
Tum-tum: batidas do coração
·
Plaft: som de queda
·
Bum: ruído de explosão
·
Crash: som de batida
·
Smack: som de beijo
·
Au Au: som do cachorro
·
Miau: som do gato
·
Cocóricó: som do galo cantando
·
Piu-piu: som do passarinho
·
Vrum-vrum: som de motor (moto, carro, etc.)
·
Bang-bang: som de tiro
·
Bi-bi: som de buzina
·
Din-don: som da campainha
·
Blém-blém: badalar dos sinos
·
Trrrim-trrrim: ruído de telefone tocando
Alguns tipos de
balões:
Os balões de formas e tipos variados servem de suporte para os
diálogos dos personagens ou para que eles mostrem suas ideias;
Balão Fala:para
mostrar o que um personagem está falando. Possui o formato oval e um rabicho
indicando onde está saindo o som.
Balão grito:quando um
personagem está gritando, o balão deixa de ter um formato oval e passa a ter
várias pontas de diversos tamanhos.
Balão pensamento:este
balão é um dos poucos balões que não mostram o que o personagem está falando.
Tem o formato de nuvens.
Balão narrador:este
balão não possui rabichos e por isto não é associado a nenhum personagem
específico. Ele é utilizado para fornecer dados extras à história, como onde e
quando a história se passa.
Interjeições são palavras invariáveis
que exprimem estados
emocionais, ou mais abrangente: sensações e estados de
espírito; ou até mesmo servem como auxiliadoras expressivas para o
interlocutor, já que, lhe permitem a adoção de um comportamento que pode
dispensar estruturas linguísticas mais elaboradas.
·
Advertência: Cuidado!, Fogo!, Alerta!, Atenção!,
Calma!
·
Admiração: Puxa!, Nossa!, Que coisa!, Ual!,
Céus!
·
Afugentamento: Fora!, Xô!, Passa!, Sai!
·
Agradecimento: Obrigada!, Graças a Deus!, Agradecido!,
Grato!
·
Alegria: Oba!, Viva!, Olé!, Eba!, Uhu!, Que
bom!, Gol!, Iupi!, Que bom!, Opa!
·
Alívio: Ufa!, Ainda bem!, Ah!
·
Animação: Vamos!, Coragem!, Upa!
·
Apelo: Socorro! Alô!, Psiu!, Hei!
·
Aplauso: Bravo!, Parabéns!, Valeu!, Bis!,
Muito bem! Isso!, Apoiado!, Boa!
·
Aversão: Droga!
·
Cansaço: Ufa!
·
Concordância: Claro!, Sim!
·
Chamamento: Alô!, Psiu!, Psit!, Ó!, Oi!
·
Cumprimento: Oi!, Olá!, Tchau!
·
Desapontamento: Ué!, Ah!
·
Desejo: Quem me dera!, Tomara!, Pudera!,
Queira Deus!, Se Deus quiser!, Oxalá!
·
Desculpa: Perdão!, Desculpa!, Foi mal!,
Desculpe!
·
Despedida: Tchau!, Adeus!, Até logo!
·
Dor: Ai!, Ui!, Que dor!, Ah!, Oh!
·
Dúvida: Hã?, Quem?, Hum?, Ué!
·
Estímulo: Ânimo!, Força!, Vamos!, Firme!,
Adiante!, Avante!, Coragem!
·
Medo: Jesus!, Oh!, Cruzes!, Que horror!,
Credo!
·
Reprovação: Ora bolas!, Ah!
·
Silêncio: Quieto!, Calado!, Silêncio!, Psiu!
·
Surpresa: Puxa!, Nossa!, Meu Deus!, Gente!,
Uai!, Meu Deus! Chi!, Oh!, Ah!, Céus!, Caramba!
Os sinais de pontuação são variados, pois Reforçam sentimentos e dão
maior expressividade à voz do personagem e expressam o modo como eles representam seus
sentimentos como: raiva, emoção, medo, tristeza, etc.
A história em
quadrinhos tudo acontece em um cenário que pode representar
uma fazenda, uma cidade, um parque de diversão, etc.
Há também nas HQs
as legendas ou letreiros que são recursos utilizados na
história como introdução ou no decorrer desta, ligando um quadro ao outro. Elas
apresentam a descrição de um fato ou uma informação importante para a
interpretação da história.
ATIVIDADE I
HISTÓRIA EM
QUADRINHOS - CASCÃO E CEBOLINHA
1. A tirinha
acima está apresentada em linguagem verbal ou não verbal? Explique.
2. Em toda a historinha, Cascão está sentindo:
a) ( ) dor.
c) ( ) tristeza.
b) ( ) desanimo.
d) ( ) alegria.
2. Em toda a historinha, Cascão está sentindo:
a) ( ) dor.
c) ( ) tristeza.
b) ( ) desanimo.
d) ( ) alegria.
3. No
segundo quadrinho, Cebolinha está:
a)
( ) andando.
c) ( ) pulando.
b) ( ) deslizando.
d) ( ) correndo.
c) ( ) pulando.
b) ( ) deslizando.
d) ( ) correndo.
4. Que
recursos visuais o autor utilizou para indicar a ação do Cebolinha no segundo
quadrinho?
5.
Faça uma interjeição em qualquer quadrinho da historinha “CASCÃO E CEBOLINHA”.
6. Agora
observe o quadrinho abaixo e desenhe uma onomatopéia relacionada ao fato
apresentado.
7. Faça
uma pequena descrição de um lugar onde podem acontecer acidentes como esse do
Cascão.
ATIVIDADE II
HISTÓRIA EM
QUADRINHOS - CEBOLINHA
1. O que
aconteceu com o Cebolinha no terceiro quadrinho?
2. O quadrinho que apresenta uma interjeição é:
a) ( ) o primeiro. c) ( ) o terceiro.
2. O quadrinho que apresenta uma interjeição é:
a) ( ) o primeiro. c) ( ) o terceiro.
b)
( ) o
segundo.
d)
( ) nenhum, não há interjeições nessa tirinha.
3. No segundo quadrinho, que recursos visuais o autor utilizou para
indicar que o vaso quebrou?
4. As onomatopeias são:
a) ( ) palavras que representam sentimentos.
b) ( ) palavras que representas gritos.
c) ( ) palavras que representas som.
d) ( ) sinais que representam movimento.
d) ( ) sinais que representam movimento.
Leia com atenção e responda:
ATIVIDADE III
1- Sobre a tirinha do Cebolinha responda V para
verdadeiro e F para falso:
( )A família do Cebolinha está de férias em uma praia.
( ) Todos estão muito felizes e se divertindo.
( )A família está em uma ilha deserta.
( ) Eles estão em uma ilha pequena que tem apenas um coqueiro.
( ) O Cebolinha está cansado de comer peixe.
( ) Todos estão muito felizes e se divertindo.
( )A família está em uma ilha deserta.
( ) Eles estão em uma ilha pequena que tem apenas um coqueiro.
( ) O Cebolinha está cansado de comer peixe.
2- Leia e marque X nas alternativas corretas:
( ) A Mônica pode ser caracterizada como brava.
( ) O Cebolinha é medroso.
( ) O Cascão é limpo.
( ) A expressão do rosto e o som
que a Mônica emite, mostram que ela está feliz.
( ) O Cascão não entendeu a
ajuda que o Cebolinha queria.
( ) O Cascão, o Cebolinha e a
Mônica estavam apostando corrida.
( ) O Cebolinha estava fugindo
da Mônica para não apanhar.
ATIVIDADE IV
Observe com atenção o cartum e leia os
quadrinhos:
COMPREENSÃO E
INTERPRETAÇÃO
- O
cartum, de Caulos, nos mostra duas pessoas.
a) O que elas estão fazendo?
b) Como sabemos disso? - O
que o encaixe dos balões de fala sugere, considerando a situação que o cartum
mostra?
- Compare
os balões do cartum com os balões dos quadrinhos.
O que os balões dos quadrinhos têm que os do cartum não têm? - No
1º quadrinho da história da Mônica, alguém a chama de dentuça.
a) Como ela reage a isso no 2º quadrinho?
b) Por que você acha que ela reagiu assim?
c) O que ela provavelmente faria, se o autor da frase fosse o Cebolinha? - No
último quadrinho, Mônica surpreende o leitor com sua reação. Dê uma razão
para ela não ter reagido como esperávamos.
- Podemos
dizer que a Mõnica é realmente valente?Por quê?
- Nos
quadrinhos, embora os balões estejam separados, como sabemos que há
comunicação entre Mônica e a personagem Titi?
ATIVIDADE VI
Observe
a tirinha abaixo:
1-O
texto se faz com a presença de linguagem verbal e não-verbal.Justifique esta
afirmação.
2-Descreva
o que acontece na tirinha acima.
3-Para
melhor entender a tirinha,temos que conhecer bem o personagem principal.Qual a
sua principal característica?
4-Com
os hábitos de Cascão,como você acha que ele estaria diante da Pandemia do
coronavírus?
5-Quais
as principais indicações de higiene para combater o coronavírus?
PRODUÇÃO DE TEXTO
Construa
uma História em Quadrinhos onde você relata a vida de uma personagem de 11 anos
que estuda no 6º ano e teve que ficar de quarentena por causa da Pandemia do
Coronavírus. A hístória é sua.Pode ter apenas uma personagem ou mais
personagens.Pode ter texto verbal e não-verbal ou apenas texto
não-verbal.Lembre-se de usar os recursos das Histórias em quadrinhos
(balões,onomatopéias,interjeições,etc).
Sugestão:
O programa de extensão Esag Kids da Udesc
acaba de lançar a versão em e-book do “Diário de uma pipa em quarentena”,
história em quadrinhos com 41 tirinhas destinadas às crianças que estão em
casa, sem aulas, por causa da pandemia.
O material é produzido pelo
professor Eduardo Jara e pode ser baixado publicamente no site esagkids.com.br.
“A quarentena é tratada de
maneira leve, e ainda pode ajudar nas reflexões sobre hábitos e crescimento
pessoal na crise”, afirma Eduardo.
FONEMAS,LETRAS E DÍGRAFOS
Estudar sobre os Fonemas é muito
importante. Quer saber por quê? Então leia com bastante atenção e, em seguida,
observe os exemplos.
Os Fonemas são
essenciais para os falantes de uma língua, pois eles representam os sons que
produzimos para expressar aquilo que pensamos e que sentimos. Interessante, não
é mesmo?
Para você ter uma ideia,
os fonemas representam
os sons que
se juntam e formam as palavras de
uma língua,
como a nossa Língua
Portuguesa. As palavras também
são muito importantes porque é por intermédio delas que nos comunicamos
verbalmente uns com os outros.
As palavras são
formadas por unidades menores: as letras e
as sílabas, que nada mais são do que
uma tentativa de representar, simbolicamente, os sons (Fonemas) da língua.
Diferença
entre Fonemas e Letras
É muito importante que
você entenda a diferença entre os fonemas e
as letras.
Observe como se escreve a palavra GIRAFA.
A primeira letra dessa palavra é a consoante G. Agora, responda à
pergunta: existe outra letrinha na Língua
Portuguesa que tem o mesmo som da letra G?
Isso mesmo, a letra J! Com a letra J, escrevemos as
palavras: JEITO, JILÓ, JAULA, JOANINHA, JOELHO e
muitas outras!
Como você pôde perceber, o
mesmo som (Fonema) pode ser
representado por duas letrinhas diferentes: G e J. Viu que
interessante?
Contando
a quantidade de letras e fonemas das palavras
Agora vamos observar
outros exemplos para que possamos aprender a contar quantidade de letras e
fonemas das palavras:
a) RATO
Letras: R, A, T, O = 4 letras
Fonemas: / R /, / A /, / T /, / O / = 4 fonemas
Fonemas: / R /, / A /, / T /, / O / = 4 fonemas
Então, na palavra 'RATO', a
quantidade de sons/fonemas (4)
é igual à quantidade de letras (4).
b) HOJE
Letras: H, O, J, E = 4 letras
Fonemas: / O /, / J /, / E / = 3 fonemas
Fonemas: / O /, / J /, / E / = 3 fonemas
Como você viu, na
palavra 'HOJE',
a quantidade de letras (4) não é a mesma de sons/fonemas (3), pois
a letra 'H' sozinha não representa nenhum som/fonema.
c) AXILA
Letras: A, X, I, L, A = 5 letras
Fonemas: / A /, / K /, / S /, / I /, / L /, / A/ = 6 fonemas
Fonemas: / A /, / K /, / S /, / I /, / L /, / A/ = 6 fonemas
Na palavra 'AXILA', o número de
letras (5) não é igual ao número de fonemas (6). Observe que a letra 'X'
representa, simbolicamente, o som de duas letras: K e S. Para comprovar, leia
novamente e em voz alta a palavra 'AXILA'.
Percebeu que entre as
letras 'A' e 'I' saem dois sons/fonemas diferentes
da sua boca?
Agora vamos estudar como
são classificados os fonemas.
CLASSIFICAÇÃO
DE FONEMAS
Os fonemas são classificados em Vogais, Semivogais e Consoantes.Falaremos sobre vogais e consoantes:
Os fonemas são classificados em Vogais, Semivogais e Consoantes.Falaremos sobre vogais e consoantes:
1.
Vogais: / A / – / E / – / I / –
/ O / – / U /.
2.
Consoantes:
/ B /, / C /, / D /, / F /, / G /, / J /, / K /, / L /, / M /, / N /, / P /, / Q /, / R /, / S /, / T /, / V /, / W /, / X /, / Z /. Lembre-se
de que a letra 'H' não é considerada consoante porque ela sozinha não
produz nenhum som.
Dígrafos
Dígrafo é quando duas letras emitem um único som! Teste os dígrafos dessas
palavras: assar,
banho, arroz, querido.
Percebe que ao pronunciar ss em assar, nh em banho, rr em arroz e qu em querido, emitimos apenas um fonema?
Então, quando isso ocorre, chamamos de dígrafo, o qual compreende o seguinte grupo de letras: lh, nh, ch, rr, ss, qu e gu (seguidos de e ou i), sc, sç, xc, xs.
Percebe que ao pronunciar ss em assar, nh em banho, rr em arroz e qu em querido, emitimos apenas um fonema?
Então, quando isso ocorre, chamamos de dígrafo, o qual compreende o seguinte grupo de letras: lh, nh, ch, rr, ss, qu e gu (seguidos de e ou i), sc, sç, xc, xs.
PASCHOALIN, Maria Aparecida. Gramática: teoria e
atividades. 1. Ed. São Paulo: FTD, 2014. 512p.
VILARINHO, Sabrina. "Dígrafo "; Brasil
Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/digrafo.htm.
Acesso em 23 de abril de 2020.
ATIVIDADE I
1) Responda se a
afirmação abaixo é verdadeira ou falsa:
“Nenhuma palavra de língua portuguesa termina com a letra n”
2) Observe a
escrita das palavras abaixo e marque as que estão escritas corretamente:
A)
( ) sessemta
B)
( ) noventa
C)
( ) cinquemta
D)
( ) setenta
3) Separe as
palavras abaixo de acordo com a silaba correspondente:
Guiado
gilete guerreiro
gueto guizo ginásio geração geral
|
A) Ge:
_____________________________________________________________________
B) Gi: ______________________________________________________________________
C) Gue:
____________________________________________________________________
D) Gui:
_____________________________________________________________________
4) Complete
com a palavra certa:
A) A___moço,
á___dio (L ou U);
B) Ga___ antir,
ca___ eta (R ou RR);
C) Se___ enta,
sal___ a (S ou SS);
5) Marque um X nas
palavras que estão escritas de maneira correta:
A)
( ) gaivota
B)
( ) grato
C)
( ) gerreiro
D)
( ) gerado
E)
( ) giado
F)
( ) guiz
G)
( ) guindaste
H)
( ) gardo
ATIVIDADE II
Orientação para a ficha ortográfica:O aluno deverá
recortar de jornais ou revista velhas exemplos de cinco palavras para cada orientação do quadro a seguir.Em seguida,as
palavras deverão ser coladas na segunda coluna que está em branco.Caso não
caiba,poderá ser recortada a ficha e colada no caderno.
FICHA ORTOGRÁFICA
Palavras
com M (antes de “P” e “B”) N (antes das demais consoantes)
|
|
Palavras
com “G” ( antes de “E” e “I”)
|
|
Palavras
com “J”
|
|
Palavras
com “RR” , “NR” e “LR”
|
|
Palavras
com “X”, som de “Z”
|
|
Palavras
com “X”, som de “CH”
|
|
Palavras
com “S”, som de “X”
|
|
Palavras
com S no início da palavra
|
|
Palavras com s entre vogais
|
Brincando e
aprendendo:
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