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quinta-feira, 23 de abril de 2020

Atividades de Língua Portuguesa - 6º ano - Professora Zelita


Atividades de Língua Portuguesa - Professora Zelita

Olá garotos e garotas,

      suspensão temporária das atividades presenciais, por ordem governamental ou não, é uma tentativa de reduzir o risco de contágio e disseminação do coronavírus entre os alunos e o restante da população. Sabemos que não será a mesma coisa,mas tentaremos amenizar a ausência temporária das aulas presenciais com orientações e trabalhos voltados para o conteúdo proposto.Gostaria que vocês,com a ajuda dos pais,ou caso necessite,entre em contato comigo,via whatzap; para esclarecimento de dúvidas.

       Inicialmente,passaremos o conteúdo,e em seguida,virão  atividades referentes ao conteúdo.As atividades deverão ser feitas no caderno,pois quando voltarmos às aulas presenciais,avaliaremos as mesmas.

                                                                                                                                             Professora: Zelita Batista

História em Quadrinhos

    As histórias em quadrinhos são histórias compostas pela linguagem verbal e não- verbal.
    Essas histórias são apresentadas dentro de quadrinhos, local onde os personagens são expostos e a fala é escrita dentro de diversos tipos de balões. Há também histórias em que não se usa nenhum tipo de balão. A mensagem é transmitida somente através dos desenhos e das expressões faciais.
    Há também as onomatopeias que são os sons, ruídos reproduzidos por letras e desenhos. Também há os recursos gráficos que em sua maioria são os símbolos e sinais que aplicados aos  desenhos, acrescentam-lhe sensações, movimentos, etc.
    Segue abaixo lista das principais onomatopeias:


·         Tic-tac: som do relógio
·         Toc-toc: som de bater na porta
·         Sniff sniff: som de pessoa triste, chorando
·         Buááá: ruído de choro
·         Atchim: barulho de espirro
·         Uhuuu: grito de felicidade ou adrenalina
·         Aaai: grito de dor
·         Cof-cof: som de tosse
·         Urgh: referente ao nojo
·         Nhac: ruído de mordida
·         Aff: som que expressa tédio e raiva
·         Grrr: som de raiva
·         Zzzz: som de homem ou animal dormindo
·         Tchibum: som de mergulho
·         Tum-tum: batidas do coração
·         Plaft: som de queda
·         Bum: ruído de explosão
·         Crash: som de batida
·         Smack: som de beijo
·         Au Au: som do cachorro
·         Miau: som do gato
·         Cocóricó: som do galo cantando
·         Piu-piu: som do passarinho
·         Vrum-vrum: som de motor (moto, carro, etc.)
·         Bang-bang: som de tiro
·         Bi-bi: som de buzina
·         Din-don: som da campainha
·         Blém-blém: badalar dos sinos
·         Trrrim-trrrim: ruído de telefone tocando


Alguns tipos de balões:  
Os balões de formas e tipos variados servem de suporte para os diálogos dos personagens ou para que eles mostrem suas ideias;
Balão Fala:para mostrar o que um personagem está falando. Possui o formato oval e um rabicho indicando onde está saindo o som.
Balão grito:quando um personagem está gritando, o balão deixa de ter um formato oval e passa a ter várias pontas de diversos tamanhos.
Balão pensamento:este balão é um dos poucos balões que não mostram o que o personagem está falando. Tem o formato de nuvens.
Balão narrador:este balão não possui rabichos e por isto não é associado a nenhum personagem específico. Ele é utilizado para fornecer dados extras à história, como onde e quando a história se passa.



Interjeições são palavras invariáveis que exprimem estados emocionais, ou mais abrangente: sensações e estados de espírito; ou até mesmo servem como auxiliadoras expressivas para o interlocutor, já que, lhe permitem a adoção de um comportamento que pode dispensar estruturas linguísticas mais elaboradas.
·         Advertência: Cuidado!, Fogo!, Alerta!, Atenção!, Calma!
·         Admiração: Puxa!, Nossa!, Que coisa!, Ual!, Céus!
·         Afugentamento: Fora!, Xô!, Passa!, Sai!
·         Agradecimento: Obrigada!, Graças a Deus!, Agradecido!, Grato!
·         Alegria: Oba!, Viva!, Olé!, Eba!, Uhu!, Que bom!, Gol!, Iupi!, Que bom!, Opa!
·         Alívio: Ufa!, Ainda bem!, Ah!
·         Animação: Vamos!, Coragem!, Upa!
·         Apelo: Socorro! Alô!, Psiu!, Hei!
·         Aplauso: Bravo!, Parabéns!, Valeu!, Bis!, Muito bem! Isso!, Apoiado!, Boa!
·         Aversão: Droga!
·         Cansaço: Ufa!
·         Concordância: Claro!, Sim!
·         Chamamento: Alô!, Psiu!, Psit!, Ó!, Oi!
·         Cumprimento: Oi!, Olá!, Tchau!
·         Desapontamento: Ué!, Ah!
·         Desejo: Quem me dera!, Tomara!, Pudera!, Queira Deus!, Se Deus quiser!, Oxalá!
·         Desculpa: Perdão!, Desculpa!, Foi mal!, Desculpe!
·         Despedida: Tchau!, Adeus!, Até logo!
·         Dor: Ai!, Ui!, Que dor!, Ah!, Oh!
·         Dúvida: Hã?, Quem?, Hum?, Ué!
·         Estímulo: Ânimo!, Força!, Vamos!, Firme!, Adiante!, Avante!, Coragem!
·         Medo: Jesus!, Oh!, Cruzes!, Que horror!, Credo!
·         Reprovação: Ora bolas!, Ah!
·         Silêncio: Quieto!, Calado!, Silêncio!, Psiu!
·         Surpresa: Puxa!, Nossa!, Meu Deus!, Gente!, Uai!, Meu Deus! Chi!, Oh!, Ah!, Céus!, Caramba!

    Os sinais de pontuação são variados, pois Reforçam sentimentos e dão maior expressividade à voz do personagem e expressam o modo como eles representam seus sentimentos como: raiva, emoção, medo, tristeza, etc.
    A história em quadrinhos tudo acontece em um cenário que pode representar uma fazenda, uma cidade, um parque de diversão, etc.
    Há também nas HQs as legendas ou letreiros que são recursos utilizados na história como introdução ou no decorrer desta, ligando um quadro ao outro. Elas apresentam a descrição de um  fato ou uma informação importante para a interpretação da história.

ATIVIDADE I

HISTÓRIA EM QUADRINHOS - CASCÃO E CEBOLINHA



1. A tirinha acima está apresentada em linguagem verbal ou não verbal? Explique.

2. Em toda a historinha, Cascão está sentindo:
a) (     ) dor.
c) (     ) tristeza.
b) (     ) desanimo.
d) (     ) alegria.
3. No segundo quadrinho, Cebolinha está:
a) (     ) andando.
c) (     ) pulando.
b) (     ) deslizando.
d) (     ) correndo.
4. Que recursos visuais o autor utilizou para indicar a ação do Cebolinha no segundo quadrinho?
  5. Faça uma interjeição em qualquer quadrinho da historinha “CASCÃO E CEBOLINHA”.
6. Agora observe o quadrinho abaixo e desenhe uma onomatopéia relacionada ao fato apresentado.



7. Faça uma pequena descrição de um lugar onde podem acontecer acidentes como esse do Cascão.

ATIVIDADE II

HISTÓRIA EM QUADRINHOS - CEBOLINHA




1. O que aconteceu com o Cebolinha no terceiro quadrinho?

2. O quadrinho que apresenta uma interjeição é:
a) (     ) o primeiro.                         c) (     ) o terceiro.
b) (     ) o segundo.                         d) (     ) nenhum, não há interjeições nessa tirinha.
3. No segundo quadrinho, que recursos visuais o autor utilizou para indicar que o vaso quebrou?

4. As onomatopeias são:
a) (     ) palavras que representam sentimentos.
b) (     ) palavras que representas gritos.
c) (     ) palavras que representas som.
d) (     ) sinais que representam movimento.

Leia com atenção e responda:


ATIVIDADE III


1- Sobre a tirinha do Cebolinha responda V para verdadeiro e F para falso:

( )A família do Cebolinha está de férias em uma praia.
( ) Todos estão muito felizes e se divertindo.
( )A família está em uma ilha deserta.
( ) Eles estão em uma ilha pequena que tem apenas um coqueiro.
( ) O Cebolinha está cansado de comer peixe.


2- Leia e marque X nas alternativas corretas:



( ) A Mônica pode ser caracterizada como brava.
( ) O Cebolinha é medroso.
( ) O Cascão é limpo.
( ) A expressão do rosto e o som que a Mônica emite, mostram que ela está feliz.
( ) O Cascão não entendeu a ajuda que o Cebolinha queria.
( ) O Cascão, o Cebolinha e a Mônica estavam apostando corrida.
( ) O Cebolinha estava fugindo da Mônica para não apanhar.

ATIVIDADE IV



 Observe com atenção o cartum e leia os quadrinhos:

COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO

  1. O cartum, de Caulos, nos mostra duas pessoas.
    a) O que elas estão fazendo?
    b) Como sabemos disso?
  2. O que o encaixe dos balões de fala sugere, considerando a situação que o cartum mostra?
  3. Compare os balões do cartum com os balões dos quadrinhos.
    O que os balões dos quadrinhos têm que os do cartum não têm?
  4. No 1º quadrinho da história da Mônica, alguém a chama de dentuça.
    a) Como ela reage a isso no 2º quadrinho?
    b) Por que você acha que ela reagiu assim?
    c) O que ela provavelmente faria, se o autor da frase fosse o Cebolinha?
  5. No último quadrinho, Mônica surpreende o leitor com sua reação. Dê uma razão para ela não ter reagido como esperávamos.
  6. Podemos dizer que a Mõnica é realmente valente?Por quê?
  7. Nos quadrinhos, embora os balões estejam separados, como sabemos que há comunicação entre Mônica e a personagem Titi?
                                                                                    ATIVIDADE  VI
 Observe a tirinha abaixo:
1-O texto se faz com a presença de linguagem verbal e não-verbal.Justifique esta afirmação.
2-Descreva o que acontece na tirinha acima.
3-Para melhor entender a tirinha,temos que conhecer bem o personagem principal.Qual a sua principal característica?
4-Com os hábitos de Cascão,como você acha que ele estaria diante da Pandemia do coronavírus?
5-Quais as principais indicações de higiene para combater o coronavírus?
PRODUÇÃO DE TEXTO
Construa uma História em Quadrinhos onde você relata a vida de uma personagem de 11 anos que estuda no 6º ano e teve que ficar de quarentena por causa da Pandemia do Coronavírus. A hístória é sua.Pode ter apenas uma personagem ou mais personagens.Pode ter texto verbal e não-verbal ou apenas texto não-verbal.Lembre-se de usar os recursos das Histórias em quadrinhos (balões,onomatopéias,interjeições,etc).
                                                                                     
Sugestão:
O programa de extensão Esag Kids da Udesc acaba de lançar a versão em e-book do “Diário de uma pipa em quarentena”, história em quadrinhos com 41 tirinhas destinadas às crianças que estão em casa, sem aulas, por causa da pandemia.
O material é produzido pelo professor Eduardo Jara e pode ser baixado publicamente no site esagkids.com.br.
“A quarentena é tratada de maneira leve, e ainda pode ajudar nas reflexões sobre hábitos e crescimento pessoal na crise”, afirma Eduardo.
 FONEMAS,LETRAS E DÍGRAFOS
Estudar sobre os Fonemas é muito importante. Quer saber por quê? Então leia com bastante atenção e, em seguida, observe os exemplos.
Os Fonemas são essenciais para os falantes de uma língua, pois eles representam os sons que produzimos para expressar aquilo que pensamos e que sentimos. Interessante, não é mesmo?
Para você ter uma ideia, os fonemas representam os sons que se juntam e formam as palavras de uma língua, como a nossa Língua Portuguesa. As palavras também são muito importantes porque é por intermédio delas que nos comunicamos verbalmente uns com os outros.
As palavras são formadas por unidades menores: as letras e as sílabas, que nada mais são do que uma tentativa de representar, simbolicamente, os sons (Fonemas) da língua.
Diferença entre Fonemas e Letras
É muito importante que você entenda a diferença entre os fonemas e as letras. Observe como se escreve a palavra GIRAFA. A primeira letra dessa palavra é a consoante G. Agora, responda à pergunta: existe outra letrinha na Língua Portuguesa que tem o mesmo som da letra G?
Isso mesmo, a letra J! Com a letra J, escrevemos as palavras: JEITO, JILÓ, JAULA, JOANINHA, JOELHO e muitas outras!
Como você pôde perceber, o mesmo som (Fonema) pode ser representado por duas letrinhas diferentes: G e J. Viu que interessante?
Contando a quantidade de letras e fonemas das palavras
Agora vamos observar outros exemplos para que possamos aprender a contar quantidade de letras e fonemas das palavras:
a) RATO
Letras: RATO = 4 letras
Fonemas: / R /, / A /, / T /, / O / = 4 fonemas
Então, na palavra 'RATO', a quantidade de sons/fonemas (4) é igual à quantidade de letras (4).
b) HOJE
Letras: H, O, J, = 4 letras
Fonemas: / O /, / J /, / E / = 3 fonemas
Como você viu, na palavra 'HOJE', a quantidade de letras (4) não é a mesma de sons/fonemas (3), pois a letra 'H' sozinha não representa nenhum som/fonema.
c) AXILA
Letras: AXIL= 5 letras
Fonemas: / A /, / K /, / S /, / I /, / L /, / A/ = 6 fonemas
Na palavra 'AXILA', o número de letras (5) não é igual ao número de fonemas (6). Observe que a letra 'X' representa, simbolicamente, o som de duas letras: K e S. Para comprovar, leia novamente e em voz alta a palavra 'AXILA'.
Percebeu que entre as letras 'A' e 'I' saem dois sons/fonemas diferentes da sua boca?
Agora vamos estudar como são classificados os fonemas.
CLASSIFICAÇÃO DE FONEMAS
Os fonemas são classificados em Vogais, Semivogais e Consoantes.Falaremos sobre vogais e consoantes:
1.    Vogais: / A / – / E / – / I / – / O / – / U /.
2.    Consoantes: / B /, / C /, / D /, / F /, / G /, / J /, / K /, / L /, / M /, / N /, / P /, / Q /, / R /, / S /, / T /, / V /, / W /, / X /, / Z /. Lembre-se de que a letra 'H' não é considerada consoante porque ela sozinha não produz nenhum som.
Dígrafos
Dígrafo é quando duas letras emitem um único som! Teste os dígrafos dessas palavras: assar, banho, arroz, querido.

Percebe que ao pronunciar ss em assar, nh em banho, rr em arroz e qu em querido, emitimos apenas um fonema?

Então, quando isso ocorre, chamamos de dígrafo, o qual compreende o seguinte grupo de letras: lhnhchrrssqu e gu (seguidos de e ou i), scxcxs.

PASCHOALIN, Maria Aparecida. Gramática: teoria e atividades. 1. Ed. São Paulo: FTD, 2014. 512p.
VILARINHO, Sabrina. "Dígrafo "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/digrafo.htm. Acesso em 23 de abril de 2020.





ATIVIDADE I
1) Responda se a afirmação abaixo é verdadeira ou falsa:
“Nenhuma palavra de língua portuguesa termina com a letra n

2) Observe a escrita das palavras abaixo e marque as que estão escritas corretamente:

A) (    ) sessemta
B) (    ) noventa
C) (    ) cinquemta
D) (    ) setenta

 3) Separe as palavras abaixo de acordo com a silaba correspondente:
     Guiado        gilete      guerreiro    gueto   guizo  ginásio  geração   geral
A) Ge: _____________________________________________________________________
B) Gi: ______________________________________________________________________
C) Gue: ____________________________________________________________________
D) Gui: _____________________________________________________________________
 4) Complete com a palavra certa:
A) A___moço, á___dio (L ou U);
B) Ga___ antir, ca___ eta (R ou RR);
C) Se___ enta, sal___ a (S ou SS); 
5) Marque um X nas palavras que estão escritas de maneira correta:

A) (    ) gaivota
B) (    ) grato
C) (    ) gerreiro
D) (    ) gerado
E) (    ) giado
F) (    ) guiz
G) (    ) guindaste
H) (    ) gardo



ATIVIDADE II
Orientação para a ficha ortográfica:O aluno deverá recortar de jornais ou revista velhas exemplos de cinco palavras para cada  orientação do quadro a seguir.Em seguida,as palavras deverão ser coladas na segunda coluna que está em branco.Caso não caiba,poderá ser recortada a ficha e colada no caderno.
FICHA ORTOGRÁFICA

Palavras com M (antes de “P” e “B”) N (antes das demais consoantes)



Palavras com “G” ( antes de “E” e “I”)



Palavras com “J”



Palavras com “RR” , “NR” e “LR”



Palavras com “X”, som de “Z”



Palavras com “X”, som de “CH”



Palavras com “S”, som de “X”





Palavras com S no  início da palavra


Palavras com s entre vogais






Brincando e aprendendo:    



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