PLANEJAMENTO QUINZENAL – QUARENTENA 13 A 30 DE ABRIL 2020 – 9º ANO
1º SEMANA – 10 A 17\04
CADA AULA CORRESPONDE
A 1H\A
1ª AULA: GLOBALIZAÇÃO E SEUS EFEITOS
2ª AULA:DESIGULDADE NO ACESSO A TECNOLOGIA E AO CONSUMO
3ªAULA: EXERCÍCIOS REFERENTE AULAS 1 E 2
1-Qual a importância das telecomunicações e dos transportes
na economia globalizada?
2-Cite aspectos positivos e negativos da globalização?
3- Por que a pesquisa e a produção de tecnologia são diferenciadas entre
os países?
4-Observe a Charge a seguir:
Charge sobre Globalização
A ilustração de Millôr Fernandes é uma crítica à ordem
global atual. Além disso, ela faz referência: a) à visão eurocêntrica das projeções cartográficas b) à visão conceitual da Globalização realizada no processo de ensino-aprendizagem c)
à forma com que o Planalto Central opera o processo de inserção da Globalização
no Brasil
d) à Divisão Internacional do Trabalho, em que os países do Sul subdesenvolvido
são dependentes do Norte desenvolvido.
(Millôr Fernandes. Retirado de:
VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora
Ática, 2012.p.323.)
5-Sobre a economia globalizada podemos afirmar, exceto:
a) Homogeneizou as culturas e reduziu as discrepâncias
econômicas entre os países.
b) Integrou economias e possibilitou a difusão de hábitos dos lugares
pelo mundo.
c) Deu visibilidade às minorias, a povos e culturas de recantos isolados
do mundo.
d) Reduziu as distâncias uma
vez que a tecnologia aproximou as pessoas.
PLANEJAMENTO QUINZENAL – QUARENTENA 13 A 30 DE ABRIL 2020 – 9º ANO
2ºSEMANA 20 A 24\04
CADA AULA CORRESPONDE
A 1H\A
4ª AULA: GLOBALIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/globalizacao-meio-ambiente.htm
5ª AULA: AQUECIMENTO GLOBAL E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/globalizacao-meio-ambiente.htm
6ª AULA: EXERCICIOS REFERENTE AULAS 4 E 5
1-Para responder as questões a seguir é necessário ler o
texto e assistir ao vídeo das aulas 1 e 2.
a)O que garante uma boa relação entre globalização e meio
ambiente?
b)Quais foram os maiores impactos trazidos pela população ao
meio ambiente a partir do processo de globalização?
c)Explique as prováveis causas do aquecimento global e
aponte a origem dos gases do efeito estufa.
d)Quais são as consequências do aquecimento global?
c)Qual a porcentagem das emissões de CO2 no Brasil
proveniente das queimadas
d)Quais principais atividades emitem CO2?
2-A questão ambiental deve ser compreendida como um produto
da intervenção da sociedade sobre a natureza. Diz respeito não apenas a problemas
relacionados à natureza, mas às problemáticas decorrentes da ação social. RODRIGUES, Arlete Moysés. Produção do
e no espaço - problemática ambiental urbana. Ed. Hucitec, 1998, p.8.
A partir do excerto
acima, pode-se concluir corretamente que os problemas ambientais globais
residem:
a) na forma como o homem em sociedade apropria-se da natureza.
b)
nas relações de consumo e não nas relações de produção. c) principalmente na forma de exploração dos recursos naturais não
renováveis. d) apenas nas relações de produção, porque estas não têm vinculação com
o consumo.
2-Observe as informações e comente a relação entre o aumento da
população e a escassez de água.
PLANEJAMENTO QUINZENAL – QUARENTENA 13 A 30 DE ABRIL 2020 – 9º ANO
3º SEMANA – 27 A 30\04
CADA AULA CORRESPONDE
A 1H\A
7ª AULA: CONFERÊNCIAS MUNDIAIS SOBRE O MEIO AMBIENTE:
8ª AULA: RECURSOS HÍDRICO E O MEIO AMBIENTE
9ª AULA: EXERCÍCIOS REFERENTE AULAS 7 E 8
1-Para responder as questões a seguir é necessário ler o texto e assistir ao vídeo das aulas 7 e
8
a)Cite as principais conferências mundiais sobre o meio
ambiente. b)Descreva sobre o Protocolo de Kyoto.
c)Quais
são os principais responsáveis pela poluição hídrica?
d)Quais são as consequências
da poluição hídrica? e)Cite algumas medidas para minimizar a poluição hídrica.
2-A atividade industrial é um ramo da economia que envolve a
produção de resíduos, os quais, na maioria dos casos, são nocivos ao meio
ambiente e também ao ser humano. Um exemplo são as indústrias que devem queimar
combustíveis, como gás ou óleo. Independentemente do estado físico do resíduo
produzido, a atividade industrial tem contribuído para poluir de forma intensa
e preocupante quais ambientes?
a) Apenas a água b) Apenas o
solo c) Apenas o ar atmosférico d) A água, o solo e o ar atmosférico
.
3- A expressão “desenvolvimento sustentável” é amplamente
empregada para designar a preservação da natureza, com vistas à promoção de uma
maior conscientização ambiental na sociedade. Esse termo designa,
especificadamente:
a) A interrupção das práticas econômicas para garantir, primeiramente, a
conservação dos elementos naturais.
b) A manutenção do
desenvolvimento econômico de modo a garantir a preservação da natureza e dos
recursos naturais para as gerações futuras.
c)
A adoção de medidas de expansão das áreas naturais sobre as zonas de ocupação
humana, de forma a reconstruir o império dos domínios da natureza.
d) A ampliação das medidas socioeducativas para o uso consciente da
natureza, de modo a garantir, sobretudo, o desenvolvimento econômico e urbano.
4-Observe a tabela e responda:
Líderes em desmatamento
|
Maiores emissores
de CO2
|
||
PAÍS
|
K\m2 ano
|
PAIS
|
Milhões de Toneladas \ano
|
Brasil
|
23.090
|
EUA
|
5.447,6
|
Indonésia
|
13.120
|
China
|
3.108,0
|
Sudão
|
9.590
|
Fed.Russa
|
1.434,6
|
Zambia
|
8.510
|
Japao
|
1.135,5
|
Mexico
|
6.310
|
India
|
1.061,0
|
R.Domin.Congo
|
5.320
|
Alemanha
|
825,2
|
A-Segundo os dados da tabela, que problema ambiental é
ocasionado pelos países desenvolvidos?
B-Por que esses países ocasionam esse tipo de poluição em
proporções alarmantes?
C-Os países subdesenvolvidos ocasionam que problema
ambiental, citado na tabela?
D-Por que nenhum país desenvolvido da Europa aparece na
tabela de desmatamento?
METODOLOGIA: Google Sala de Aula – SENHA 9 º ANO = tmssave
MECANISMOS DE AVALIAÇÃO: Realização de atividades e
avaliação pós quarentena
Nenhum comentário:
Postar um comentário