Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Atividade de Geografia 9º Ano Professora Mariléia Pujoni


PLANEJAMENTO QUINZENAL – QUARENTENA 13 A 30 DE ABRIL 2020 – 9º ANO
1º SEMANA – 10 A 17\04

CADA AULA CORRESPONDE A 1H\A

1ª AULA: GLOBALIZAÇÃO E SEUS EFEITOS

2ª AULA:DESIGULDADE NO ACESSO A TECNOLOGIA E AO CONSUMO

3ªAULA: EXERCÍCIOS REFERENTE AULAS 1 E 2

PARA RESPONDER AS QUESTÕES A SEGUIR É NECESSÁRIO LER O TEXTO E ASSISTIR AO VIDEO (AULAS 1 E 2)

1-Qual a importância das telecomunicações e dos transportes na economia globalizada?                                                              
2-Cite aspectos positivos e negativos da globalização?                                                                                                                         
3- Por que a pesquisa e a produção de tecnologia são diferenciadas entre os países?
4-Observe a Charge a seguir:

 Charge sobre Globalização

A ilustração de Millôr Fernandes é uma crítica à ordem global atual. Além disso, ela faz referência:                                                                  a) à visão eurocêntrica das projeções cartográficas   b) à visão conceitual da Globalização realizada no processo de ensino-aprendizagem                             c) à forma com que o Planalto Central opera o processo de inserção da Globalização no Brasil                                                     
d) à Divisão Internacional do Trabalho, em que os países do Sul subdesenvolvido são dependentes do Norte desenvolvido.                                                

(Millôr Fernandes. Retirado de: VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012.p.323.)    

5-Sobre a economia globalizada podemos afirmar, exceto:         
a) Homogeneizou as culturas e reduziu as discrepâncias econômicas entre os países.                                                   
b) Integrou economias e possibilitou a difusão de hábitos dos lugares pelo mundo.                                                         
c) Deu visibilidade às minorias, a povos e culturas de recantos isolados do mundo.                                                       
d)     Reduziu as distâncias uma vez que a tecnologia aproximou as pessoas.                                                      


PLANEJAMENTO QUINZENAL – QUARENTENA 13 A 30 DE ABRIL 2020 – 9º ANO
2ºSEMANA  20 A 24\04

CADA AULA CORRESPONDE A 1H\A

4ª AULA: GLOBALIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE                                https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/globalizacao-meio-ambiente.htm    
5ª AULA: AQUECIMENTO GLOBAL E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS:     https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/globalizacao-meio-ambiente.htm
6ª AULA: EXERCICIOS REFERENTE AULAS 4 E 5

1-Para responder as questões a seguir é necessário ler o texto e assistir ao vídeo das aulas 1 e 2.
a)O que garante uma boa relação entre globalização e meio ambiente?
b)Quais foram os maiores impactos trazidos pela população ao meio ambiente a partir do processo de globalização?
c)Explique as prováveis causas do aquecimento global e aponte a origem dos gases do efeito estufa.
d)Quais são as consequências do aquecimento global?
c)Qual a porcentagem das emissões de CO2 no Brasil proveniente das queimadas
d)Quais principais atividades emitem CO2?

2-A questão ambiental deve ser compreendida como um produto da intervenção da sociedade sobre a natureza. Diz respeito não apenas a problemas relacionados à natureza, mas às problemáticas decorrentes da ação social. RODRIGUES, Arlete Moysés. Produção do e no espaço - problemática ambiental urbana. Ed. Hucitec, 1998, p.8.                                    
 A partir do excerto acima, pode-se concluir corretamente que os problemas ambientais globais residem:                                  

a) na forma como  o homem em sociedade apropria-se da natureza.                                                   
b) nas relações de consumo e não nas relações de produção.                                                                   c) principalmente na forma de exploração dos recursos naturais não renováveis.                                  d) apenas nas relações de produção, porque estas não têm vinculação com o consumo.  

    2-Observe as informações e comente a relação entre o aumento da população e a escassez de água.







PLANEJAMENTO QUINZENAL – QUARENTENA 13 A 30 DE ABRIL 2020 – 9º ANO
3º SEMANA – 27 A 30\04

CADA AULA CORRESPONDE A 1H\A

7ª AULA: CONFERÊNCIAS MUNDIAIS SOBRE O MEIO AMBIENTE:


8ª AULA: RECURSOS HÍDRICO  E O MEIO AMBIENTE


9ª AULA: EXERCÍCIOS REFERENTE AULAS 7 E 8

1-Para responder as questões a seguir é necessário  ler o texto e assistir ao vídeo das aulas 7 e 8
a)Cite as principais conferências mundiais sobre o meio ambiente.                                                        b)Descreva sobre o Protocolo de Kyoto.                                          
c)Quais são os principais responsáveis pela poluição hídrica?                                  
d)Quais são as consequências da poluição hídrica?                                                                                    e)Cite algumas medidas para minimizar a poluição hídrica.

2-A atividade industrial é um ramo da economia que envolve a produção de resíduos, os quais, na maioria dos casos, são nocivos ao meio ambiente e também ao ser humano. Um exemplo são as indústrias que devem queimar combustíveis, como gás ou óleo. Independentemente do estado físico do resíduo produzido, a atividade industrial tem contribuído para poluir de forma intensa e preocupante quais ambientes?  
                                                                          
 a) Apenas a água  b) Apenas o solo  c) Apenas o ar atmosférico  d) A água, o solo e o ar atmosférico
.
3- A expressão “desenvolvimento sustentável” é amplamente empregada para designar a preservação da natureza, com vistas à promoção de uma maior conscientização ambiental na sociedade. Esse termo designa, especificadamente:                                                                                                          

 a) A interrupção das práticas econômicas para garantir, primeiramente, a conservação dos elementos naturais.                        
b) A manutenção do desenvolvimento econômico de modo a garantir a preservação da natureza e dos recursos naturais para as gerações futuras.                                                                                       
c) A adoção de medidas de expansão das áreas naturais sobre as zonas de ocupação humana, de forma a reconstruir o império dos domínios da natureza.                                                                                                                                                           d) A ampliação das medidas socioeducativas para o uso consciente da natureza, de modo a garantir, sobretudo, o desenvolvimento econômico e urbano.

4-Observe a tabela e responda:
Líderes em desmatamento
Maiores emissores de CO2
PAÍS
K\m2 ano
PAIS
Milhões de Toneladas \ano
Brasil
 23.090
EUA
5.447,6
Indonésia
13.120
China
3.108,0
Sudão
 9.590
Fed.Russa
1.434,6
Zambia
 8.510
Japao
1.135,5
Mexico
 6.310
India
1.061,0
R.Domin.Congo
 5.320
Alemanha
  825,2

A-Segundo os dados da tabela, que problema ambiental é ocasionado pelos países desenvolvidos?
B-Por que esses países ocasionam esse tipo de poluição em proporções alarmantes?
C-Os países subdesenvolvidos ocasionam que problema ambiental, citado na tabela?
D-Por que nenhum país desenvolvido da Europa aparece na tabela de desmatamento?

METODOLOGIA: Google Sala de Aula – SENHA 9 º ANO  = tmssave
MECANISMOS DE AVALIAÇÃO: Realização de atividades e avaliação pós quarentena


Nenhum comentário:

Postar um comentário

“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe vence campeonatos”. (Michael Jordan)

Mensagem aos alunos

Queridos alunos, Devido ao período de quarentena e necessidade de isolamento social, nossa escola encontra-se fechada até o dia 31/05/20...

Deu ibope!