Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Atividade de Língua Portuguesa 8º Ano - Professora Daiane


PROFESSORA DAIANE              LÍNGUA PORTUGUESA           DATA: 14/04/2020


AULA 1 – GÊNERO DA CULTURA DIGITAL (CURTIR, COMENTAR, COMPARTILHAR)


É muito comum encontrarmos em redes sociais e outras plataformas digitais práticas como curtir, comentar, compartilhar. Você já parou para pensar sobre essas práticas no nosso dia a dia? Reflita e responda as questões a seguir:

1 – O botão curtir permite aos internautas, com um simples clique, chamar a atenção das pessoas de sua rede de relacionamento virtual para determinada informação, imagem, vídeo, música etc.
a)      Quando você vê uma postagem curtida por muitas pessoas, acha que seu interesse pelo conteúdo veiculado aumenta mesmo antes de saber realmente do que se trata?
b)      Você acha que um post com muitas curtidas é necessariamente mais interessante que um post com nenhuma ou com poucas curtidas?
c)      Em sua opinião, um internauta consegue saber se vai gostar de uma produção cultural (filme, música) apenas considerando a quantidade de curtidas que um post de divulgação dessa produção recebe? Explique.
d)     Você já assistiu a algum filme influenciado pelos comentários em redes sociais?
e)      Você compartilha qualquer tipo de informação ou apenas as que têm conteúdo em concordância com suas preferências?
f)       Você verifica a veracidade das informações em fontes seguras antes de compartilhar algum post?
g)      Quais as redes sociais você é usuário (membro participante).

2- A interação por meio de comentários não é tão imediata como a que é feita pelo botão curtir. Para fazer um comentário, o internauta tem de abrir o campo e escrever um texto ou inserir um símbolo.
a)      Você acha que essa particularidade faz com que as pessoas curtam mais que comentem no dia a dia das interações virtuais? Por quê?
b)      Para você, uma publicação com mais comentários chama mais atenção do que outra com mais curtidas? Por quê?
c)      Você costuma ler comentários dos posts? Por quê?
d)     Você costuma comentar nas publicações dos seus amigos? Que tipo de conteúdo você curti e comenta mais?
e)      Cite o que você mais utiliza em seus comentários: os símbolos, textos, emojis, gif, memes etc.

Divergência de opinião

          Diferenças de opinião são inevitáveis, e é preciso conviver com elas. Como é sua reação quando experimenta divergências com alguém a respeito de um assunto? Ou quando se defronta com opiniões divergentes? O que leva em consideração? Você ignora a publicação ou comenta expressando seu ponto de vista sobre o assunto? Você tenta impor seu modo de pensar ou tenta analisar os comentários  e assume uma postura de respeito diante das diferentes opiniões?
                                                                                                                                           
Faça um texto respondendo os questionamentos acima.  








Artigo de Opinião








Resultado de imagem para BRASÃO PREFEITURA DE MONTES CLAROSPREFEITURA MUNICIPAL DE MONTESCLAROS – MG SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL ROZENDA ZANE MORAES


PROFESSORA DAIANE              LÍNGUA PORTUGUESA              TURMA    8º ANO
“Nenhum obstáculo pode ser maior que a tua vontade de vencer”

HABILIDADES: EF69LP28


Expressões modalizadoras

Caixa de texto: a) qual é o conteúdo propriamente dito da mensagem;
b) de que modo o falante intervém sobre o conteúdo.

Observem as afirmativas e os seguintes aspectos analisados sobre elas:
Afirmativas 1) Certamente ele trará a encomenda.
Seguramente ele trará a encomenda.

Conteúdo da mensagem: alguém trará uma encomenda.
Intervenção do enunciador: imprime certeza à mensagem por meio dos advérbios ‘certamente’ e ‘seguramente’. Nesse caso, é forte o grau de comprometimento do falante com relação à mensagem.

Afirmativas 2) Provavelmente ele trará a encomenda.
Pode ser que ele traga a encomenda.

Conteúdo da mensagem: alguém trará uma encomenda.
Intervenção do enunciador: imprime possibilidade ao utilizar o advérbio ‘provavelmente’ ou a oração modalizadora ‘Pode ser que...’. O grau de comprometimento é mais fraco.
Afirmativas 3) Provavelmente o dólar vai subir de novo esta semana. Conteúdo da mensagem: a alta do dólar.
Intervenção do enunciador: imprime possibilidade por meio do advérbio ‘provavelmente’. Há menor grau de comprometimento.
Afirmativas 4) Há obrigatoriedade de apresentação do documento de identidade pelos candidatos. Conteúdo da mensagem: apresentação de documentos pelos candidatos.
Intervenção do enunciador: imprime obrigatoriedade por 
meio da oração modalizadora ‘Há obrigatoriedade de...’. O falante se compromete inteiramente.



1)    As frases abaixo apresentam o mesmo recurso linguístico, o verbo modal ‘poder’, para expressar modalidade. Avalie cada uma delas e esclareça: que modalidade o falante 
produziu: possibilidade ou obrigatoriedade ?
a)   Os candidatos podem apresentar-se em traje esportivo.
b)   Os preços podem aumentar nos próximos meses.
c)   Pode parar agora mesmo com as suas gracinhas.

2)      Suponha que alguém foi arrolado como testemunha do atropelamento de uma criança e está informando a polícia a respeito do ocorrido. Qual ou quais dessas afirmativas 
comprometem mais a personagem identificada como “este moço”?
a)   Este moço estava dirigindo o carro que atropelou a criança.
b)   Acho que este moço estava dirigindo o carro que atropelou a criança.
c)   Pode ser que este moço estivesse dirigindo o carro que atropelou a criança.
d)   Vamos que este moço estivesse dirigindo o carro que atropelou a criança...
e)   Positivamente, este moço estava dirigindo o carro que atropelou a criança.

3)     É comum as pessoas usarem algumas expressões da linguagem coloquial para indicar 
que uma afirmação merece sua adesão e às vezes são bastante engraçadas. 


Veja alguns exemplos:
a) É batata. b) É isso aí. c) Falou e disse! d) Matou (a charada)! e) Pode escrever.

f) Estou contigo e não abro. g) Assino embaixo. h) Você tirou as palavras da minha boca.

Provavelmente, você já ouviu uma dessas fórmulas, ao final de uma tentativa de descrever uma situação mais ou menos complicada. Conte uma história que pode se encerrar com uma dessas expressões.

4)     O falante também pode expressar modalidade através de tempos e modos verbais que graduam o compromisso assumido. Se um repórter diz que certo motorista estaria dirigindo perigosamente, ele fala como quem ouviu dizer, o que diminui o grau de comprometimento 
dele com o ocorrido. Leia os enunciados abaixo e, em seguida, avalie qual deles expressa
 maior comprometimento do falante.

a)O presidente dos Estados Unidos chegou a Los Angeles às 10 horas da manhã de ontem. 
Às 11 horas, faria um discurso pelo Partido Republicano.”

OU

a’)O presidente dos Estados Unidos chegou a Los Angeles às 10 horas da manhã de ontem. Às 11 horas, fará um discurso pelo partido Republicano.”



b)  Sob críticas de que a reunião estaria caminhando para acabar em “pizza”, a direção 
aprovou, ontem, o afastamento dos funcionários que teriam causado prejuízos à empresa 
e a vários colegas.

OU

b’) Sob críticas de que a reunião estaria caminhando para acabar em “pizza”, a direção aprovou, ontem,  o afastamento dos funcionários que causaram prejuízos à empresa e
 a vários colegas.














ATIVIDADE 7 –

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe vence campeonatos”. (Michael Jordan)

Mensagem aos alunos

Queridos alunos, Devido ao período de quarentena e necessidade de isolamento social, nossa escola encontra-se fechada até o dia 31/05/20...

Deu ibope!