PROFESSORA DAIANE LÍNGUA PORTUGUESA DATA: 14/04/2020
AULA 1 – GÊNERO DA CULTURA DIGITAL (CURTIR,
COMENTAR, COMPARTILHAR)
É
muito comum encontrarmos em redes sociais e outras plataformas digitais
práticas como curtir, comentar, compartilhar. Você já parou para pensar sobre
essas práticas no nosso dia a dia? Reflita e responda as questões a seguir:
1
– O botão curtir permite aos internautas, com um simples clique, chamar a
atenção das pessoas de sua rede de relacionamento virtual para determinada
informação, imagem, vídeo, música etc.
a)
Quando
você vê uma postagem curtida por muitas pessoas, acha que seu interesse pelo
conteúdo veiculado aumenta mesmo antes de saber realmente do que se trata?
b)
Você
acha que um post com muitas curtidas
é necessariamente mais interessante que um post
com nenhuma ou com poucas curtidas?
c)
Em
sua opinião, um internauta consegue saber se vai gostar de uma produção
cultural (filme, música) apenas considerando a quantidade de curtidas que um
post de divulgação dessa produção recebe? Explique.
d)
Você
já assistiu a algum filme influenciado pelos comentários em redes sociais?
e)
Você
compartilha qualquer tipo de informação ou apenas as que têm conteúdo em
concordância com suas preferências?
f)
Você
verifica a veracidade das informações em fontes seguras antes de compartilhar
algum post?
g)
Quais
as redes sociais você é usuário (membro participante).
2-
A interação por meio de comentários não é tão imediata como a que é feita pelo
botão curtir. Para fazer um
comentário, o internauta tem de abrir o campo e escrever um texto ou inserir um
símbolo.
a)
Você
acha que essa particularidade faz com que as pessoas curtam mais que comentem
no dia a dia das interações virtuais? Por quê?
b)
Para
você, uma publicação com mais comentários chama mais atenção do que outra com
mais curtidas? Por quê?
c)
Você
costuma ler comentários dos posts? Por quê?
d)
Você
costuma comentar nas publicações dos seus amigos? Que tipo de conteúdo você
curti e comenta mais?
e)
Cite
o que você mais utiliza em seus comentários: os símbolos, textos, emojis, gif,
memes etc.
Divergência de opinião
Diferenças de opinião são inevitáveis, e é preciso
conviver com elas. Como é sua reação quando experimenta divergências com alguém
a respeito de um assunto? Ou quando se defronta com opiniões divergentes? O que
leva em consideração? Você ignora a publicação ou comenta expressando seu ponto
de vista sobre o assunto? Você tenta impor seu modo de pensar ou tenta analisar
os comentários e assume uma postura de
respeito diante das diferentes opiniões?
PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTESCLAROS – MG SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL ROZENDA ZANE MORAES
PROFESSORA DAIANE LÍNGUA PORTUGUESA TURMA 8º ANO
“Nenhum obstáculo pode ser maior
que a tua vontade de vencer”
HABILIDADES: EF69LP28
Expressões modalizadoras
Observem as afirmativas e os seguintes aspectos analisados sobre elas:
Afirmativas 1) Certamente ele trará a encomenda.
Seguramente
ele
trará a encomenda.
Conteúdo da
mensagem: alguém trará uma encomenda.
Intervenção do
enunciador: imprime certeza à mensagem por meio dos advérbios ‘certamente’ e
‘seguramente’. Nesse caso, é forte o grau de comprometimento do falante com relação
à mensagem.
Afirmativas 2) Provavelmente ele trará a encomenda.
Pode
ser que ele traga a encomenda.
Conteúdo da
mensagem: alguém trará uma encomenda.
Intervenção do
enunciador: imprime possibilidade ao utilizar o advérbio ‘provavelmente’ ou a
oração modalizadora ‘Pode ser que...’. O grau de comprometimento é mais fraco.
Afirmativas
3) Provavelmente o dólar vai subir
de novo esta semana. Conteúdo da mensagem: a alta do dólar.
Intervenção do
enunciador: imprime possibilidade por meio do advérbio ‘provavelmente’. Há
menor grau de comprometimento.
Afirmativas
4) Há obrigatoriedade de apresentação
do documento de identidade pelos candidatos. Conteúdo da mensagem: apresentação
de documentos pelos candidatos.
meio da oração modalizadora ‘Há
obrigatoriedade de...’. O falante se compromete inteiramente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário