Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Atividades de Língua Portuguesa - 8º Ano OH e GP- Professora Zelita


                                                                             PREFEITURA DE MONTES CLAROS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL ROZENDA ZANE MORAES

Professora: Zelita Batista Ferreira Disciplina: Português  

Turmas: 8º Ano  - Olden Hugo e Giowanna Pinho

Período: 14/04 a 30/04/2020 

Previsão de Aulas: 11 a 16 aulas  

     Olá garotos e garotas,

      suspensão temporária das atividades presenciais, por ordem governamental ou não, é uma tentativa de reduzir o risco de contágio e disseminação do coronavírus entre os alunos e o restante da população. Sabemos que não será a mesma coisa, mas tentaremos amenizar a ausência temporária das aulas presenciais com orientações e trabalhos voltados para o conteúdo proposto. Gostaria que vocês realizassem as atividades com bastante atenção. Se necessário  peça ajuda aos pais ou entre em contato comigo,via whatzap ( 98846 2612 )para esclarecimento de dúvidas.

    As atividades deverão ser feitas no caderno,pois quando voltarmos às aulas presenciais,avaliaremos as mesmas.

                                                                                                                                             Professora: Zelita Batista


ATIVIDADE l ( PRODUÇÃO DE TEXTO)

Há multiplicidade de textos que circulam em nossa sociedade. Que critério utilizar para identificá-los? Apesar da dificuldade, percebemos intuitivamente, diferenças e semelhanças entre os textos. Percebemos, por exemplo, que uma reportagem tem pontos comuns com um conto: ambos incluem um relato de acontecimentos que se desdobram no tempo. Por outro lado, reportagens e contos têm objetivos e funções diferentes de lidar com o código lingüístico.
Todo texto tem uma intenção, isto é, um objetivo, uma função social e apresenta características distintas. E é com o objetivo de enriquecer os conhecimentos é que se faz necessária a elaboração desta atividade.

   Dos gêneros textuais citados abaixo escolha 4 e elabore-os
·      Memorial ( conta a sua passagem do nascimento até a presente data, pode ilustrar com  fotos)
·      Conto
·      Lenda
·      Música
·      Paródia
·      Piada
·      Histórias em quadrinhos
·      Tirinhas
·      Notícia
·      Receita
·      Aviso
·      Declaração
·      Procuração
·      Gráfico
·      Palavra cruzada
·      Oração

ATIVIDADE ll  (ORTOGRAFIA)

1) Marque a sequência em que todas as palavras estão grafadas (escritas) corretamente:
a) prazeirosamente / pesquisar / ascensão / crescer
b) ânsia / extremoso / sacerdotiza / obsessão
c) jeito / magestade / jiboia / gesto
d) analisar / muçulmano / exceção / esplêndido
e) expectativa / imprescindível / infecção / puzerem

2) Em cada série há um erro ortográfico, exceto:
a) magoe, previlégio            b) irriquieto, mimeógrafo              c) bessa, distensão
d) almoço, obcessão            e) perversão, pretensão

3) Todas as palavras estão corretas, exceto:
a) estranho, pretexto, esquisito, hesitar                b) espontâneo, êxito, êxtase, extensão
c) piche, chuchu, flecha, feixe                              d) graxa, pexinxa, enxergar, caxumba

4) Em cada série há um erro ortográfico, exceto:
a) acidez, baixeza, pureza, pequenez
b) cortês, maltês, pedrês, altivês
c) reizinhos, Sousa, faizão, coisa
d) Teresinha, adeusinho, coraçõesinhos
e) puseste, quisesse, fizesse, repuzesse, refizesse

5) Marque a alternativa correta quanto à grafia:
a) ascensão, expontâneo, privilégio              b) encher, enxame, froucho
c) berinjela, traje, vagem                              d) mechilhão, catorze, aziago

6) Uma das palavras está incorreta em:
a) insensatez, consulesa              b) improvisado, ajuizado              c) descortezia, atrasaram
d) propusemos, quisemos           e) formalizaram, paralisaram

7) Assinale o item incorreto:
a) catequizar, abalizar, rezar         b) matizar, modernizar, agonizar       c) ajuizar, finalizar, simbolizar
d) granizar, amenizar, frizar         e) suavizar, fiscalizar, anarquizar

8) Estão grafadas corretamente com “G” ou “J”:
a) agiota, beringela, canjica           b) jeito, algibeira, tigela
c) estranjeiro, gorjeio, jiboia         d) enjeitar, magestade, gíria

9) Estão grafadas corretamente com “O” ou “U”:
a) muela, bulir, taboada                 b) borbulhar, mágoa, regurgitar
c) cortume, goela, tabuleta            d) entupir, tussir, polir

10) A grafia de todas as três palavras só está correta na alternativa:
a) xícara – chuchu – enchada          b) excesso – exceção – êxito               c) berinjela – geito – jejum
d) paralisar – poetisa – lijeiro         e) esplêndido – extrangeiro – misto


11) A grafia de todas as três palavras só está correta na alternativa:
a) xícara – chuchu – enchada           b) excesso – exceção – êxito           c) berinjela – geito – jejum
d) paralisar – poetisa – lijeiro          e) esplêndido – extrangeiro – misto

12)  Na palavra hiperconectividade não ocorre o emprego do hífen.

De acordo com a Nova Ortografia, está corretamente escrito o termo

A. hiper-hidratação.        B. hiper-sensibilidade.            C. hiper-esfera.       D. hiperrrancoroso


ATIVIDADE lll  - ( INTERPRETAÇÃO DE TEXTO )

Os três pássaros do rei Herodes

Pela triste estrada de Belém, a Virgem Maria, tendo o Menino Jesus ao colo, fugia do rei Herodes.
Aflita e triste ia em meio do caminho quando encontrou um pombo, que lhe perguntou:
– Para onde vais, Maria?
– Fugimos da maldade do rei Herodes, – respondeu ela.
Mas como naquele momento se ouvisse o tropel dos soldados que a perseguiam, o pombo voou assustado.
Continuou Maria a desassossegada viagem e, pouco adiante, encontrou uma codorniz que lhe fez a mesma pergunta que o pombo e, tal qual este, inteirada do perigo, tratou de fugir.
Finalmente, encontrou-se com uma cotovia, que, assim que soube do perigo que assustava a Virgem, escondeu-a e ao menino, atrás de cerrado grupo de árvores que ali existia.
Os soldados de Herodes encontraram o pombo e dele souberam o caminho seguido pelos fugitivos.
Mais para a frente a codorniz não hesitou em seguir o exemplo do pombo.
Ao fim de algum tempo de marcha, surgiram à frente da cotovia.
– Viste passar por aqui uma moça com uma criança no regaço?
– Vi, sim – respondeu o pequenino pássaro – Foram por ali.
E indicou aos soldados um caminho que se via ao longe. E assim afastou da Virgem e de Jesus os seus malvados perseguidores.
Deus castigou o pombo e a codorniz.
O primeiro, que tinha uma linda voz, passou a emitir, desde então, um eterno queixume.
A segunda passou a voar tão baixo, tão baixo, que se tornou presa fácil de qualquer caçador inexperiente.
E a cotovia recebeu o prêmio de ser a esplêndida anunciadora do sol a cada dia que desponta.


1. O texto é uma lenda porque:
a) faz menção a uma passagem bíblica do Novo Testamento.
b) narra uma história fantasiosa transmitida pela tradição oral.
c) faz uma revelação importante.
d) está baseado num fato histórico, que realmente aconteceu.
e) os animais falam.

2. Com relação à expressão “Pela triste estrada de Belém”, podemos afirmar que:
a) a paisagem era deserta, sem árvores.
b) o autor estava triste quando escreveu o texto.
c) Maria estava angustiada e triste e, com isso, todo o ambiente parecia triste.
d) essa é uma pista que o narrador nos dá de que o desfecho será ruim.
e) o caminho era muito longo e assim deixava a impressão de tristeza.


3-o único item que NÃO se aplica nem ao pombo nem à codorniz:
a) covardia             b) medo               c) egoísmo               d) coragem             e) delação

4. A codorniz não hesitou em seguir o exemplo do pombo. O exemplo da:
a) fuga             b) mentira             c) violência               d) amizade                  e) delação


5. Assinala o item que caracteriza a cotovia:
a) solidária           b) delatora              c) orgulhosa               d) esquiva              e) sarcástica

6. Como castigo, a linda voz do pombo passou a ser um:
a) pio               b) gorjeio                 c) latido               d) uivo               e) arrulho




ATIVIDADES PARA OS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe vence campeonatos”. (Michael Jordan)

Mensagem aos alunos

Queridos alunos, Devido ao período de quarentena e necessidade de isolamento social, nossa escola encontra-se fechada até o dia 31/05/20...

Deu ibope!