PREFEITURA DE MONTES CLAROS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL ROZENDA ZANE MORAES
Professora: Zelita Batista Ferreira
Disciplina: Português
Turmas: 8º Ano - Olden Hugo e Giowanna Pinho
Período: 14/04 a 30/04/2020
Previsão de Aulas: 11 a 16 aulas
Olá garotos e garotas,
A suspensão
temporária das atividades presenciais,
por ordem governamental ou não, é uma tentativa de reduzir o risco de contágio
e disseminação do coronavírus entre os alunos e o restante da
população. Sabemos que não será a mesma coisa, mas tentaremos amenizar a
ausência temporária das aulas presenciais com orientações e trabalhos voltados
para o conteúdo proposto. Gostaria que vocês realizassem as atividades com
bastante atenção. Se necessário peça
ajuda aos pais ou entre em contato comigo,via whatzap ( 98846 2612 )para
esclarecimento de dúvidas.
As atividades deverão ser
feitas no caderno,pois quando voltarmos às aulas presenciais,avaliaremos as
mesmas.
Professora: Zelita Batista
ATIVIDADE l (
PRODUÇÃO DE TEXTO)
Há multiplicidade de textos que circulam em nossa
sociedade. Que critério utilizar para identificá-los? Apesar da dificuldade,
percebemos intuitivamente, diferenças e semelhanças entre os textos. Percebemos,
por exemplo, que uma reportagem tem pontos comuns com um conto: ambos incluem
um relato de acontecimentos que se desdobram no tempo. Por outro lado,
reportagens e contos têm objetivos e funções diferentes de lidar com o código
lingüístico.
Todo texto tem uma intenção, isto é, um objetivo,
uma função social e apresenta características distintas. E é com o objetivo de
enriquecer os conhecimentos é que se faz necessária a elaboração desta
atividade.
Dos gêneros textuais citados abaixo escolha
4 e elabore-os
·
Memorial ( conta a sua passagem do nascimento
até a presente data, pode ilustrar com
fotos)
·
Conto
·
Lenda
·
Música
·
Paródia
·
Piada
·
Histórias em quadrinhos
·
Tirinhas
·
Notícia
·
Receita
·
Aviso
·
Declaração
·
Procuração
·
Gráfico
·
Palavra cruzada
·
Oração
ATIVIDADE ll (ORTOGRAFIA)
1) Marque a sequência em que todas as palavras estão
grafadas (escritas) corretamente:
a) prazeirosamente / pesquisar / ascensão / crescer
b) ânsia / extremoso / sacerdotiza / obsessão
c) jeito / magestade / jiboia / gesto
d) analisar / muçulmano / exceção / esplêndido
e) expectativa / imprescindível / infecção / puzerem
b) ânsia / extremoso / sacerdotiza / obsessão
c) jeito / magestade / jiboia / gesto
d) analisar / muçulmano / exceção / esplêndido
e) expectativa / imprescindível / infecção / puzerem
2) Em cada série há um erro ortográfico, exceto:
a) magoe, previlégio b) irriquieto, mimeógrafo c) bessa, distensão
d) almoço, obcessão e) perversão, pretensão
d) almoço, obcessão e) perversão, pretensão
3) Todas as palavras estão corretas, exceto:
a) estranho, pretexto, esquisito, hesitar b) espontâneo, êxito, êxtase, extensão
c) piche, chuchu, flecha, feixe d) graxa, pexinxa, enxergar, caxumba
c) piche, chuchu, flecha, feixe d) graxa, pexinxa, enxergar, caxumba
4) Em cada série há um erro ortográfico, exceto:
a) acidez, baixeza, pureza, pequenez
b) cortês, maltês, pedrês, altivês
c) reizinhos, Sousa, faizão, coisa
d) Teresinha, adeusinho, coraçõesinhos
e) puseste, quisesse, fizesse, repuzesse, refizesse
b) cortês, maltês, pedrês, altivês
c) reizinhos, Sousa, faizão, coisa
d) Teresinha, adeusinho, coraçõesinhos
e) puseste, quisesse, fizesse, repuzesse, refizesse
5) Marque a alternativa correta quanto à grafia:
a) ascensão, expontâneo, privilégio b) encher, enxame, froucho
c) berinjela, traje, vagem d) mechilhão, catorze, aziago
c) berinjela, traje, vagem d) mechilhão, catorze, aziago
6) Uma das palavras está incorreta em:
a) insensatez, consulesa b) improvisado, ajuizado c) descortezia, atrasaram
d) propusemos, quisemos e) formalizaram, paralisaram
d) propusemos, quisemos e) formalizaram, paralisaram
7) Assinale o item incorreto:
a) catequizar, abalizar, rezar b) matizar, modernizar, agonizar c) ajuizar, finalizar, simbolizar
d) granizar, amenizar, frizar e) suavizar, fiscalizar, anarquizar
d) granizar, amenizar, frizar e) suavizar, fiscalizar, anarquizar
8) Estão grafadas corretamente com “G” ou “J”:
a) agiota, beringela, canjica b) jeito, algibeira, tigela
c) estranjeiro, gorjeio, jiboia d) enjeitar, magestade, gíria
c) estranjeiro, gorjeio, jiboia d) enjeitar, magestade, gíria
9) Estão grafadas corretamente com “O” ou “U”:
a) muela, bulir, taboada b) borbulhar, mágoa, regurgitar
c) cortume, goela, tabuleta d) entupir, tussir, polir
c) cortume, goela, tabuleta d) entupir, tussir, polir
10) A grafia de todas as três palavras só está correta na
alternativa:
a) xícara – chuchu – enchada b) excesso – exceção – êxito c) berinjela – geito – jejum
d) paralisar – poetisa – lijeiro e) esplêndido – extrangeiro – misto
d) paralisar – poetisa – lijeiro e) esplêndido – extrangeiro – misto
11) A grafia de todas as três palavras só está correta na
alternativa:
a) xícara – chuchu – enchada b) excesso – exceção – êxito c) berinjela – geito – jejum
d) paralisar – poetisa – lijeiro e) esplêndido – extrangeiro – misto
d) paralisar – poetisa – lijeiro e) esplêndido – extrangeiro – misto
12) Na palavra hiperconectividade não ocorre o emprego
do hífen.
De acordo com a Nova Ortografia, está corretamente escrito o termo
De acordo com a Nova Ortografia, está corretamente escrito o termo
A. hiper-hidratação. B. hiper-sensibilidade. C. hiper-esfera. D. hiperrrancoroso
ATIVIDADE lll - ( INTERPRETAÇÃO DE TEXTO )
Os três pássaros do rei Herodes
Pela triste estrada de Belém, a Virgem Maria, tendo o Menino
Jesus ao colo, fugia do rei Herodes.
Aflita e triste ia em meio do caminho quando encontrou um pombo, que lhe perguntou:
– Para onde vais, Maria?
– Fugimos da maldade do rei Herodes, – respondeu ela.
Mas como naquele momento se ouvisse o tropel dos soldados que a perseguiam, o pombo voou assustado.
Continuou Maria a desassossegada viagem e, pouco adiante, encontrou uma codorniz que lhe fez a mesma pergunta que o pombo e, tal qual este, inteirada do perigo, tratou de fugir.
Finalmente, encontrou-se com uma cotovia, que, assim que soube do perigo que assustava a Virgem, escondeu-a e ao menino, atrás de cerrado grupo de árvores que ali existia.
Os soldados de Herodes encontraram o pombo e dele souberam o caminho seguido pelos fugitivos.
Mais para a frente a codorniz não hesitou em seguir o exemplo do pombo.
Ao fim de algum tempo de marcha, surgiram à frente da cotovia.
– Viste passar por aqui uma moça com uma criança no regaço?
– Vi, sim – respondeu o pequenino pássaro – Foram por ali.
E indicou aos soldados um caminho que se via ao longe. E assim afastou da Virgem e de Jesus os seus malvados perseguidores.
Deus castigou o pombo e a codorniz.
O primeiro, que tinha uma linda voz, passou a emitir, desde então, um eterno queixume.
A segunda passou a voar tão baixo, tão baixo, que se tornou presa fácil de qualquer caçador inexperiente.
E a cotovia recebeu o prêmio de ser a esplêndida anunciadora do sol a cada dia que desponta.
Aflita e triste ia em meio do caminho quando encontrou um pombo, que lhe perguntou:
– Para onde vais, Maria?
– Fugimos da maldade do rei Herodes, – respondeu ela.
Mas como naquele momento se ouvisse o tropel dos soldados que a perseguiam, o pombo voou assustado.
Continuou Maria a desassossegada viagem e, pouco adiante, encontrou uma codorniz que lhe fez a mesma pergunta que o pombo e, tal qual este, inteirada do perigo, tratou de fugir.
Finalmente, encontrou-se com uma cotovia, que, assim que soube do perigo que assustava a Virgem, escondeu-a e ao menino, atrás de cerrado grupo de árvores que ali existia.
Os soldados de Herodes encontraram o pombo e dele souberam o caminho seguido pelos fugitivos.
Mais para a frente a codorniz não hesitou em seguir o exemplo do pombo.
Ao fim de algum tempo de marcha, surgiram à frente da cotovia.
– Viste passar por aqui uma moça com uma criança no regaço?
– Vi, sim – respondeu o pequenino pássaro – Foram por ali.
E indicou aos soldados um caminho que se via ao longe. E assim afastou da Virgem e de Jesus os seus malvados perseguidores.
Deus castigou o pombo e a codorniz.
O primeiro, que tinha uma linda voz, passou a emitir, desde então, um eterno queixume.
A segunda passou a voar tão baixo, tão baixo, que se tornou presa fácil de qualquer caçador inexperiente.
E a cotovia recebeu o prêmio de ser a esplêndida anunciadora do sol a cada dia que desponta.
1. O texto é
uma lenda porque:
a) faz menção a uma passagem bíblica do Novo Testamento.
b) narra uma história fantasiosa transmitida pela tradição oral.
c) faz uma revelação importante.
d) está baseado num fato histórico, que realmente aconteceu.
e) os animais falam.
b) narra uma história fantasiosa transmitida pela tradição oral.
c) faz uma revelação importante.
d) está baseado num fato histórico, que realmente aconteceu.
e) os animais falam.
2. Com relação à
expressão “Pela triste estrada de Belém”, podemos afirmar que:
a) a paisagem era deserta, sem árvores.
b) o autor estava triste quando escreveu o texto.
c) Maria estava angustiada e triste e, com isso, todo o ambiente parecia triste.
d) essa é uma pista que o narrador nos dá de que o desfecho será ruim.
e) o caminho era muito longo e assim deixava a impressão de tristeza.
b) o autor estava triste quando escreveu o texto.
c) Maria estava angustiada e triste e, com isso, todo o ambiente parecia triste.
d) essa é uma pista que o narrador nos dá de que o desfecho será ruim.
e) o caminho era muito longo e assim deixava a impressão de tristeza.
3-o único item que
NÃO se aplica nem ao pombo nem à codorniz:
a) covardia b) medo c) egoísmo d) coragem e) delação
4. A codorniz
não hesitou em seguir o exemplo do pombo. O exemplo da:
a) fuga b) mentira c) violência d) amizade e) delação
5. Assinala o
item que caracteriza a cotovia:
a) solidária b) delatora c) orgulhosa d) esquiva e) sarcástica
6. Como castigo, a linda voz do pombo
passou a ser um:
a) pio b) gorjeio c) latido d) uivo e) arrulho
Nenhum comentário:
Postar um comentário