Aula 1
NÚMEROS
INTEIROS RELATIVOS
INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÃO:
Observe
que, no conjunto dos números naturais, a operação de subtração nem sempre é
possível
exemplos:
a) 5 – 3 = 2 (possível: 2 é um número natural)
b)
9 – 9 = 0 ( possivel: 0 é um
número natural)
c) 3 – 5 = ? ( impossível nos números naturais)
Para tonar sempre possível a subtração, foi criado o conjunto dos
números inteiros relativos,
-1, -2, -3,………
lê-se: menos um ou 1 negativo
lê-se:
menos dois ou dois negativo lê-se: menos três ou três negativo
Reunindo os números negativos, o zero e os números positivos, formamos
o conjunto dos números inteiros relativos, que será representado por Z.
Z = { …..-3, -2, -1, 0, +1, +2, +3,……}
Importante: os números inteiros positivos podem ser indicados sem o sinal
de +. exemplo
a) +7 = 7
b) +2 = 2
c) +13 = 13
d) +45 = 45
Sendo que o zero não é positivo nem negativo
Temperatura: Usamos números positivos e negativos para marcar a
temperatura. Se a temperatura estiver em 20 graus acima de zero, podemos
representá-la por +20 (vinte positivo) . Se marcar 10 graus abaixo de zero,
essa temperatura é representada por -10 (dez negativo).
Conta bancária: é comum a expressão saldo negativo. Quando retiramos
(débito) um valor superior ao nosso crédito em uma conta bancária, passamos a
ter saldo negativo.
Nível de altitude: quando estamos acima do nível do mar, estamos em uma
elevação (altitude positiva). Quando estamos abaixo do nível do mar, estamos
numa depressão (altitude negativa).
Fuso
horário: Se a abertura de uma Copa do Mundo estiver ocorrendo às 12 horas em
Londres, você estará assistindo a essa cerimônia transmitida ao vivo, pela
televisão, em horário diferente. Se você estiver em São Paulo, será às 9 horas.
Em Tóquio, será às 21 horas do mesmo dia.
Isso
ocorre de acordo com a localização de cada cidade em relação a uma referência
(nesse caso, Londres), considerada o ponto zero.
EXERCÍCIOS
1) Observe
os números e diga:
-15, +6, -1, 0, +54, +12, -93, -8, +23, -72,
+72
a) Quais os números inteiros negativos? R:
b) Quais são os números inteiros positivos? R:
2) Qual o número inteiro que não é nem positivo nem
negativo? R:
3) Escreva a leitura dos seguintes números inteiros:
a) -8 b)+6 c) -10
d) +12
e) +75
f) -100
4)
As
temperaturas acima de 0°C (zero grau) são representadas por números positivos e
as temperaturas abaixo de 0°C, por números negativos. Represente a seguinte
situação com números inteiros relativos:
a)
5° acima de zero
b)
3° abaixo de zero
c) 9°C abaixo de zero
d)
15° acima de zero
Aula 2
NÚMEROS OPOSTOS E
SIMÉTRICOS
Na
reta numerada, os números opostos ou simétricos estão a uma mesma distância do
zero.
exemplo
a) O oposto de +1 é -1.
b)
O oposto de -3 é +3.
c) O simétrico de +9 é -9.
c) O simétrico de +9 é -9.
d)
O simétrico de -5 é +5.
Observação: O oposto de zero é o próprio zero. EXERCÍCIOS
1) Determine:
a)
O oposto de +5
b)
O oposto de -9
c) O oposto de +6
c) O oposto de +6
d)
O oposto de -6
e)
O oposto de +18f) O oposto de -15
h)
O oposto de -1000
Dados
dois números quaisquer, o que está à direita é o maior deles, e o que está à esquerda, o menor deles.
exemplos
a) -1 maior; -4, porque -1 está à direita de
-4.
b) +2 maior; -4,
porque +2 está a direita de -4
c) -4 menor -2 , porque -4 está à esquerda de -2.
d)
-2 menor +1, porque -2 está à
esquerda de +1.
Exercícios
1) Qual é o
número maior ?
|
||
a) +1 ou -10
|
d) +10 ou -10
|
g) -50 ou +50
|
b) +30 ou 0
c) -20 ou 0
|
e) -20 ou -10
f) +20 ou -30
|
h) -30 ou -15
|
a) +2
+ 3
|
g) -8 -2
|
n) 40 +40
|
b)
+5 -5
|
h)
0 -5
|
o)
-30 -10
|
c)
-3 +4
|
i)
-2 0
|
p)
-85 85
|
d)
+1 -1
|
j)
-2 -4
|
q)
100 -200
|
e)
-3 -6
|
l)
-4 -3
|
r)
-450 300
|
f)
-3 -2
|
m)
5 -5
|
s)
-500 400
|
Qual é a distância entre -1 e 0 na reta?
Aula 4
ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
COM NÚMEROS INTEIROS
ADIÇÃO
Adição de números positivos
A soma de dois números positivos é um número positivo. EXEMPLO
a) (+2) + (+5) = +7
b) (+1) + (+4) = +5
c) (+6) + (+3) = +9
Simplificando a maneira de escrever
a) +2 +5 = +7
b) +1 + 4 = +5
a) +2 +5 = +7
b) +1 + 4 = +5
c) +6 + 3 = +9
Observe que escrevemos a soma dos números inteiros sem colocar o sinal
+ da adição e eliminamos os parênteses das parcelas.
Adição de números negativos
A soma de dois números negativos é um número negativo Exemplo
a) (-2) + (-3) = -5
b) (-1) + (-1) = -2
c) (-7) + (-2) = -9
Simplificando
a maneira de escrever
a) -2 – 3 = -5
b) -1 -1 = -2
c) -7 – 2 = -9
a) -2 – 3 = -5
b) -1 -1 = -2
c) -7 – 2 = -9
Observe que podemos simplificar a maneira de escrever deixando de
colocar o sinal de + na operação e eliminando os parênteses das parcelas.
EXERCÍCIOS
|
||
1) Calcule
|
||
a) +5 + 3 =
|
f) +10 + 7 =
|
l) -31
– 18 =
|
b) +1 + 4 =
|
g) -8 -12 =
|
m) +20
+40 =
|
c) -4 – 2 =
|
h) -4 -15 =
|
n) -60
– 30 =
|
d) -3 – 1 =
|
i) -10 – 15 =
|
o) +75
+15 =
|
e) +6 + 9 =
|
j) +5 +18 =
|
p) -50
-50 =
|
2)
Calcule:
a) (+3) + (+2) =
b) (+5) + (+1) =
c) (+7) + ( +5) =
d) (+2) + (+8) =
e) (+9) + (+4) =
f) (+6) + (+5) =
g) (-3) + (-2) =
h) (-5) + (-1) =
i) (-7) + (-5) =
j) (-4) + (-7) =
l) (-8) + ( -6) =
m) (-5) + ( -6) =
3)
Calcule:
a) ( -22) + ( -19)
=
b) (+32) + ( +14) =
c) (-25) + (-25) =
d) (-94) + (-18) =
e) (+105) + (+105) =
f) (-280) + (-509) =
g) (-321) + (-30) =
h) (+200) + (+137) =
e) (+105) + (+105) =
f) (-280) + (-509) =
g) (-321) + (-30) =
h) (+200) + (+137) =
Aula 5
PROPRIEDADE DA
ADIÇÃO
1) Fechamento : a soma de dois números inteiros é sempre um número inteiro
exemplo (-4) + (+7) =( +3)
2) Comutativa: a ordem das parcelas não altera a soma. exemplo: (+5) +
(-3) = (-3) + (+5)
3) Elemento neutro: o número zero é o elemento neutro da adição. exemplo:
(+8) + 0 = 0 + (+8) = +8
4) Associativa: na adição de três números inteiros, podemos associar os
dois primeiros ou os dois últimos, sem que isso altere o resultado.
exemplo: [(+8) + (-3) ] + (+4) = (+8) +
[(-3) + (+4)]
5) Elemento oposto: qualquer número inteiro admite um simétrico ou oposto.
exemplo: (+7) + (-7) = 0
ADIÇÃO DE TRÊS OU MAIS NÚMEROS
Para obter a soma de três ou mais números adicionamos os dois primeiros
e, em seguida, adicionamos esse resultado com o terceiro, e assim por diante.
exemplos
1) -12 + 8 – 9 + 2 – 6 =
= -4 – 9 + 2 – 6 =
= -13 + 2 – 6 =
= -11 – 6 =
= -17
2) +15 -5 -3 +1 – 2
=
= +10 -3 + 1 – 2 =
= +7 +1 -2 =
= +8 -2 =
= +6
Na adição de números inteiros podemos cancelar números opostos, porque
a soma deles é zero.
INDICAÇÃO SIMPLIFICADA
a) podemos dispensar o sinal de + da primeira parcela quando esta for
positiva. exemplos
a) (+7) + (-5) = 7 – 5 = +2
b) (+6) + (-9) = 6 – 9 = -3
b) Podemos dispensar o sinal + da soma quando esta for positiva exemplos
a) (-5) + (+7) = -5 + 7 = 2
b) (+9) + (-4) = 9 – 4 = 5
EXERCÍCIOS
EXERCÍCIOS
1) Calcule
a) 4 + 10 + 8 =
b) 5 – 9 + 1 =
c) -8 – 2 + 3 =
d) -15 + 8 – 7 =
e) 24 + 6 – 12 =
f) -14 – 3 – 6 – 1
=
g) -4 + 5 + 6 + 3 – 9 =
h) -1 + 2 – 4 – 6 –
3 – 8 =
i) 6 – 8 – 3 – 7 – 5 – 1 + 0 – 2 =
j) 2 – 10 – 6 + 14
– 1 + 20 =
l) -13 – 1 – 2 – 8
+ 4 – 6 – 10 =
2) Efetue, cancelando os números opostos:
a) 6 + 4 – 6 + 9 –
9 =
b) -7 + 5 – 8 + 7 –
5 =
c) -3 + 5 + 3 – 2 + 2 + 1 =
d) -6 + 10 + 1 – 4
+ 6=
e) 10 – 6 + 3 – 3 –
10 – 1 =
f) 15 – 8 + 4 – 4 + 8 – 15 =
3)
Calcule:
a) (-2) + (-3) +
(+2) =
b) (+3) + (-3) + (-5) =
c) (+1) + (+8) +(-2) =
d) (+5) + (-8) + (-1) =
e) (-6) + (-2) + (+1) =
f) (-8) + ( +6) +
(-2) =
g) (-7) + 6 + (-7) =
h) 6 + (-6) + (-7) =
i) -6 + (+9) + (-4) =
j) (-4) +2 +4 + (+1) =
5)
Determine as
seguintes somas
a) (-8) + (+10) +
(+7) + (-2) =
b) (+20) + (-19) + (-13) + (-8) =
c) (-5) + (+8) + (+2) + (+9) =
d) (-1) + (+6) + (-3) + (-4) + (-5) =
e) (+10) + (-20) + (-15) + (+12) + (+30) + (-40) =
f) (+3) + (-6) + (+8) =
g) (-5) + (-12) + (+3) =
h) (-70) + (+20) + (+50) =
i) (+12) + (-25) +
(+15) =
j) (-32) + (-13) + (+21) =
l) (+7) + (-5) + (-3) + (+10) =
m) (+12) + (-50) + (-8) + (+13) =
n) (-8)+(+4)+ (+8) + (-5) + (+3) =
o) (-36) + (-51) + (+100) + (-52) =
p) (+17) + (+13) +
(+20) + (-5) + (-45) =
6)
Dados os
números x= 6, y = 5 e z= -6, calcule
a) x + y =
b) y + z =
c) x + z =
Aula 6
A
operação de subtração é uma operação inversa à da adição Exemplos
a) (+8) - (+4) = (+8) + (-4) = = +4
b) (-6) - (+9) =
(-6) + (-9) = -15
c) (+5) - (-2) = (
+5) + (+2) = +7
Conclusão: Para subtrairmos dois números relativos, basta que
adicionemos ao primeiro o oposto do segundo.
Observação: A subtração no conjunto Z tem apenas a propriedade do
fechamento ( a subtração é sempre possível)
ELIMINAÇÃO DE PARÊNTESES PRECEDIDOS DE SINAL
NEGATIVO
Para facilitar o cálculo, eliminamos os parênteses usando o segnificado
do oposto veja:
a) -(+8) = -8 (significa o oposto de +8 é -8 )
b) -(-3) = +3 (significa o oposto de -3 é +3) analogicamente:
a) -(+8) - (-3) = -8 +3 = -5
b) -(+2) - (+4) = -2 - 4 = -6
c) (+10) - (-3) - +3) = 10 + 3 - 3 = 10
conclusão: podemos eliminar parênteses precedidos de sinal negativo
trocando-se o sínal do número que está dentro dos parênteses.
EXERCÍCIOS
|
||
1) Elimine os
parênteses
|
||
a) -(+5) =
|
d) -(-7) =
|
g) -(-42) =
|
b) -(-2) =
c) - (+4) =
|
e) -(+12) =
f) -(-15) =
|
h) -(+56) =
|
2) Calcule:
|
||
a) (+7) - (+3) =
|
c) (-3) - ( +8) =
|
e) (+3) - (+8) =
|
b) (+5) - (-2) =
|
d) (-1) -(-4) =
|
f) (+9) - (+9) =
|
g) (-8) - ( +5) =
|
n) -7 + 6 =
|
t) -18 -9 =
|
h) (+5) - (-6) =
|
o) -8 -7 =
|
u) 5 - 45 =
|
i) (-2) - (-4) =
|
p) 10 -2 =
|
v) -15 -7 =
|
j) (-7) - (-8) =
|
q) 7 -13 =
|
x) -8 +12 =
|
l) (+4) -(+4) =
m) (-3) - (
+2) =
|
r) -1 -0 =
s) 16 - 20 =
|
z) -32 -18 =
|
3) Calcule:
|
||
a) 7 - (-2) =
|
i) 26 - 45 =
|
r) -8 +8 + 1 =
|
b) 7 - (+2) =
|
j) -72 -72 =
|
s) -7 + 6 + 9 =
|
c) 2 - (-9) =
|
l) -84 + 84 =
|
t) -5 -3 -4 - 1 =
|
d) -5 - (-1) =
|
m) -10 -100 =
|
u) +10 - 43 -17 =
|
e) -5 -(+1) =
|
n) -2 -4 -1 =
|
v) -6 -6 + 73 =
|
f) -4 - (+3) =
|
o) -8 +6 -1 =
|
x) -30 +30 - 40 =
|
g) 8 - (-5) =
h) 7 - (+4) =
|
p) 12-7 + 3 =
q) 4 + 13 - 21 =
|
z) -60 - 18 +50 =
|
4)
Calcule:
a) (-4) -(-2)+(-6)
=
b) (-7)-(-5)+(-8) =
c) (+7)-(-6)-(-8) =
d) (-8) + (-6)
-(+3) =
e) (-4) + (-3) -
(+6) =
f) 20 - (-6) - (-8)
=
g) 5 - 6 - (+7) + 1 =
h) -10 - (-3) -
(-4) =
i) (+5) + (-8) =
j) (-2) - (-3) =
l) (-3) -(-9) =
m) (-7) - (-8) =
n) (-8) + (-6) -
(-7) =
o) (-4) + (-6) +
(-3) =
p) 15 -(-3) - (-1) =
q) 32 - (+1) -(-5)
=
5)
Calcule:
a) (-5) + (+2) -
(-1) + (-7) =
b) (+2) - (-3) +
(-5) -(-9) =
c) (-2) + (-1)
-(-7) + (-4) =
d) (-5) + (-6) -(-2)
+ (-3) =
e) (+9) -(-2) +
(-1) - (-3) =
f) 9 - (-7) -11 =
g) -2 + (-1) -6 =
h) -(+7) -4 -12 =
i) 15 -(+9) -(-2) =
j) -25 - ( -5) -30 =
l) -50 - (+7) -43 =
m) 10 -2 -5 -(+2) -
(-3) =
n) 18 - (-3) - 13 -1
-(-4) =
o) 5 -(-5) + 3 -
(-3) + 0 - 6 =
p) -28 + 7 + (-12)
+ (-1) -4 -2 =
q) -21 -7 -6 -(-15)
-2 -(-10) =
r) 10 -(-8) + (-9)
-(-12)-6 + 5 =
ELIMINAÇÃO DOS
PARENTESES
1) parênteses precedidos pelo sinal +
Ao eliminarmos os parênteses e o sinal + que os precede, devemos
conservar os sinais dos números contidos nesses parênteses.
exemplo
a) + (-4 + 5) = -4 + 5
b) +(3 +2 -7) = 3 +2 -7
2) Parênteses precedidos pelo sinal -
Ao eliminarmos os parênteses e o sinal de - que os precede, devemos
trocar os sinais dos números contidos nesses parênteses.
exemplo
a) -(4 - 5 + 3) = -4 + 5 -3
b) -(-6 + 8 - 1) = +6 -8 +1 EXERCÍCIOS
1) Elimine os parênteses:
a) +(-3 +8) =
b) -(-3 + 8) =
a) +(-3 +8) =
b) -(-3 + 8) =
c) +(5 - 6) =
d) -(-3-1) =
e) -(-6 + 4 - 1) =
f) +(-3 -2 -1) =
g) -(4 -6 +8) =
h) + (2 + 5 - 1) =
2) Elimine os parênteses e calcule:
a) + 5 + ( 7 - 3) =
a) + 5 + ( 7 - 3) =
b) 8 - (-2-1) =
c) -6 - (-3 +2) =
d) 18 - ( -5 -2 -3
) =
e) 30 - (6 - 1 +7) =
f) 4 + (-5 + 0 + 8
-4) =
g) 4 + (3 - 5) + (
-2 -6) =
h) 8 -(3 + 5 -20) +
( 3 -10) =
i) 20 - (-6 +8) -
(-1 + 3) =
j) 35 -(4-1) - (-2
+ 7) =
3) Calcule:
a) 10 - ( 15 + 25)
=
b) 1 - (25 -18) =
c) 40 -18 - ( 10
+12) =
d) (2 - 7) - (8
-13) =
e) 7 - ( 3 + 2 + 1)
- 6 =
f) -15 - ( 3 + 25)
+ 4 =
g) -32 -1 - ( -12 +
14) =
h) 7 + (-5-6) - (-9
+ 3) =
i) -(+4-6) + (2 -
3) =
j) -6 - (2 -7 + 1 -
5) + 1 =
MULTIPLICAÇÃO
Aula 7
1) multiplicação de dois números de sinais iguais observe o exemplo
a) (+5) . (+2) = +10
b) (+3) . (+7) = +21
c) (-5) . (-2) = +10
d) (-3) . (-7) = +21
conclusão: Se os fatores tiverem sinais
iguais o produto é positivo
2) Multiplicação de dois produtos de sinais diferentes observe os exemplos
a) (+3) . (-2) = -6
b) (-5) . (+4) = -20
c) (+6) . (-5) = -30
d) (-1) . (+7) = -7
Conclusão : Se dois produtos tiverem sinais
diferentes o produto é negativo
Regra
prática dos sinais na multiplicação SINAIS IGUAIS: o resultado é positivo +
a) (+) . (+) = (+)
b) (-) . (-) = (+)
SINAIS DIFERENTES: o resultado é negativo -
a) (+) . (-) = (-)
a) (+) . (-) = (-)
b) (-) . (+) = (-)
EXERCÍCIOS
1) Efetue as multiplicações
|
||
a) (+8) . (+5) =
|
i) (+7) . (-10) =
|
r) (-4) . (+6) =
|
b) (-8) . ( -5) =
|
j) (+7) . (+10) =
|
s) (-2) .(-4) =
|
c) (+8) .(-5) =
|
l) (-7) . (+10) =
|
t) (+9) . (+5) =
|
d) (-8) . (+5) =
|
m) (-7) . (-10) =
|
u) (+4) . (-2) =
|
e) (-3) . (+9) =
|
n) (+4) . (+3) =
|
v) (+8) . (+8) =
|
f) (+3) . (-9) =
|
o) (-5) . (+7) =
|
x) (-4) . (+7) =
|
g) (-3) . (-9)
=
h) (+3) . (+9)
=
|
p) (+9) . (-2) =
q) (-8) . (-7) =
|
z) (-6) . (-6) =
|
2) Calcule o
produto
|
||
a) (+2) . (-7) =
|
e) 8 . (+1) =
|
i) (-1) . 4 =
|
b) 13 . 20 =
c) 13 . (-2) =
d) 6 . (-1) =
|
f) 7 . (-6) =
g) 5 . (-10) =
h) (-8) . 2 =
|
j) (-16) . 0 =
|
MULTIPLICAÇÃO COM
MAIS DE DOIS NÚMEROS
Multiplicamos o primeiro número pelo segundo, o produto obtido pelo
terceiro e assim sucessivamente, até o ultimo fator
exemplos
a) (+3) . (-2) . (+5) = (-6) . (+5) = -30
b) (-3) . (-4) . (-5) . (-6) = (+12) . (-5)
. (-6) = (-60) . (-6) = +360
EXERCÍCIOS
1) Determine o produto: a) (-2)
. (+3) . ( +4) =
b) (+5) . (-1) .
(+2) =
c) (-6) . (+5)
.(-2) =
d) (+8) . (-2)
.(-3) =
e) (+1) . (+1) .
(+1) .(-1)=
f) (+3) .(-2) . (-1)
. (-5) =
g) (-2) . (-4) .
(+6) . (+5) =
h) (+25) . (-20) =
i) (-36) .(-36) =
j) (-12) . (+18) =
l) (+24) . (-11) =
m) (+12) . (-30) .
(-1) =
2) Calcule os produtos
a) (-3) . (+2) .
(-4) . (+1) . (-5) =
b) (-1) . (-2) .
(-3) . (-4) .(-5) =
c) (-2) . (-2) .
(-2) . (-2) .(-2) . (-2) =
d) (+1) . (+3) .
(-6) . (-2) . (-1) .(+2)=
e) (+3) . (-2) .
(+4) . (-1) . (-5) . (-6) =
f) 5 . (-3) . (-4)
=
g) 1 . (-7) . 2 =
h) 8 . ( -2) . 2 =
i) (-2) . (-4) .5
=
j) 3 . 4 . (-7) =
l) 6 .(-2) . (-4) =
m) 8 . (-6) . (-2) =
n) 3 . (+2) . (-1) =
o) 5 . (-4) . (-4)
=
p) (-2) . 5 (-3) =
q) (-2) . (-3) .
(-1) =
r) (-4) . (-1) .
(-1) =
3) Calcule o valor das expressões:
a) 2 . 3 - 10 =
a) 2 . 3 - 10 =
b) 18 - 7 . 9 =
c) 3. 4 - 20 =
d) -15 + 2 . 3 =
e) 15 + (-8) . (+4)
=
f) 10 + (+2) . (-5)
=
g) 31 - (-9) .
(-2) =
h) (-4) . (-7) -12
=
i) (-7) . (+5) + 50
=
j) -18 + (-6) .
(+7) =
l) 15 + (-7) . (-4)
=
m) (+3) . (-5) + 35
=
4) Calcule o valor das expressões
a) 2 (+5) + 13 =
a) 2 (+5) + 13 =
b) 3 . (-3) + 8 =
c) -17 + 5 . (-2) =
d) (-9) . 4 + 14 =
e) (-7) . (-5) -
(-2) =
f) (+4) . (-7) +
(-5) . (-3) =
g) (-3) . (-6) +
(-2) . (-8) =
h) (+3) . (-5) -
(+4) . (-6) =
PROPRIEDADES DA
MULTIPLICAÇÃO
1) Fechamento: o produto de dois números inteiros é sempre um número
inteiro. exemplo: (+2) . (-5) = (-10)
2) Comutativa: a ordem dos fatores não altera o produto. exemplo: (-3) .
(+5) = (+5) . (-3)
3) Elemento Neutro: o número +1 é o elemento neutro da multiplicação.
Exemplos: (-6) .
(+1) = (+1) . (-6) = -6
4) Associativa: na multiplicação de três números inteiros, podemos
associar os dois primeiros ou os dois últimos, sem que isso altere o resultado.
exemplo: (-2) . [(+3) . (-4) ] = [ (-2) .
(+3) ] . (-4)
5) Distributiva
exemplo: (-2) . [(-5) +(+4)] = (-2) . (-5) +
(-2) . (+4)
Aula 8
DIVISÃO
Você
sabe que a divisão é a operação inversa da multiplicação Observe:
a) (+12) : (+4) = (+3) , porque (+3) . (+4) = +12
b) (-12) : (-4) =
(+3) , porque (+3) . (-4) = -12
c) (+12) : (-4) =
(-3) , porque (-3) . (-4) = +12
d) (-12) : (+4) = (-3), porque (-3) . (+4) = -12
REGRA PRÁTICA DOS SINAIS NA DIVISÃO
d) (-12) : (+4) = (-3), porque (-3) . (+4) = -12
REGRA PRÁTICA DOS SINAIS NA DIVISÃO
As regras de sinais na divisão é igual a da multiplicação: SINAIS
IGUAIS: o resultado é +
(+) : (+) = (+) (-) : (-) = (-)
SINAIS DIFERENTES : o resultado é - (+) : (-) = (-)
(-) : (+) = (-)
EXERCÍCIOS
1) Calcule o quocientes:
a) (+15) : (+3) =
b) (+15) : (-3) =
c) (-15) : (-3) =
d) (-5) : (+1) =
e) (-8) : (-2) =
f) (-6) : (+2) =
g) (+7) : (-1) =
h) (-8) : (-8) =
f) (+7) : (-7) =
2)
Calcule os quocientes
a) (+40) : (-5) =
b) (+40) : (+2) =
c) (-42) : (+7) =
d) (-32) : (-8)=
e) (-75) : (-15) =
f) (-15) : (-15) =
g) (-80) : (-10) =
h) (-48 ) : (+12) =
l) (-32) : (-16) =
j) (+60) : (-12) =
l) (-64) : (+16) =
m) (-28) : (-14) =
n) (0) : (+5) =
o) 49 : (-7) =
p) 48 : (-6) =
q) (+265) : (-5) =
r) (+824) : (+4) =
s) (-180) : (-12) =
t) (-480) : (-10)
=
u) 720 : (-8) =
v) (-330) : 15 =
3)
Calcule o
valor das expressões
a) 20 : 2 -7 =
b) -8 + 12 : 3
=
c) 6 : (-2) +1 =
|
h) 18 : 6 + (-28) : (-4) =
i) -14 + 42 : 3 =
j) 40 : (-2) + 9 =
|
p) 4 + 6 . (-2) =
q) 3 . (-7) + 40
=
r) (+3) . (-2) -25 =
|
d) 8 : (-4) - (-7) =
|
l) (-12) 3 + 6 =
|
s) (-4) . (-5) + 8 . (+2) =
|
e) (-15) : (-3) + 7 =
|
m) (-54) : (-9) + 2 =
|
t) 5: (-5) + 9 . 2 =
|
f) 40 - (-25) : (-5) =
|
n) 20 + (-10) . (-5) =
|
u) 36 : (-6) + 5 . 4 =
|
g) (-16) : (+4) + 12 =
|
o) (-1) . (-8) + 20 =
|
Obs.:
Quando a base é negativa, a potência de um número elevado ao expoente par é um
número positivo e a potência de um número elevado ao expoente ímpar é um número
negativo, pois utilizamos as regras de sinais da multiplicação.
Outra observação, quando não temos os parênteses na base, não
calculamos a potência do sinal, somente do número da base. Exemplos:
- 2³ = - 8
- 3² = -
9
Potências de expoente 0 (zero)
Em qualquer número real não nulo, com expoente 0 (zero), o resultado
será sempre igual a 1.
Exemplos:
23º = 1
(−2,47)º = 1
(½)º = 1
Essa regra é resultado de propriedade de divisão de potências de mesma
base, conforme exemplos a seguir:
5³ : 5³ = 125 : 125
= 1
5³ : 5³ = 5^(3−3) = 5º = 1
Vemos que, na divisão de qualquer número com bases e expoentes iguais,
o resultado sempre será o expoente 0 (zero), assim como, fazendo os cálculos e
tirando a potência de cada número, terminaremos numa divisão de números iguais,
e toda divisão de números iguais o resultado é igual a 1.
Potências de expoente 1
Qualquer número real com expoente 1, o resultado será sempre o próprio
número. Exemplos:
65¹ = 65
(-6,31)¹ = -6,31
(½)¹ = ½ Exercícios
1) Calcule as potências:
a) (+3)² =
b) (+5)³ =
c) (+7)² =
d) (-11)² =
e) (-5)³ =
f) (-3)⁴ =
g) (-1)⁶ =
h) (-2)⁸ =
i) (-9)º =
j) (+6)¹ =
k) (+31)º =
l) (-9)¹ =
m) (+2)³ =
n) (-7)⁴ =
o) (-9)³ =
p) (-17)º =
q) (-35)¹ =
r) (-1)³ =
s) (+1992)º =
2) O número -15 é menor que -3. Será que podemos
dizer que (-15)² é menor que (-3)²? Por quê?
3) Calcule as expressões numéricas: a) (-6)² - 12 =
b) (-5) . (+6) –
(-3)² =
c) (-8)² : (-16) + 5
=
d) (-6)º + (-3)² +
(-2)³ . (-1) =
e) 3² - 4² - (-2).
(-4) =
f) (-7)² - (-7) .
(-6) =
g) (-4) – [(-8) :
(+2)]² - 6 =
h) (+20) : (-1)⁴ – 2² +
(-2)⁵ : (+2)⁴ – 5º =
i)
(-576) : (-12)² - (-125) : (-5)² = j) (-2)³ + (-3)² =
k) (-3)³ - (+2)⁴
. (-1)⁶ =
l) (-3 + 7)³ : (-5 +
3)² =
m) (-2)³ : (-8) =
n) (-5)² : (-4 – 1)
=
o) (-5 + 1)² +
(+4)² - (-1)⁵ =
p) (-2)³ . (-3)² -
(-5)² . (-1)⁴ =
q) (-6)² : (-3)² -
(-2 + 1) . (-2)³ =
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