ATIVIDADE DE HISTÓRIA 9º ANO
Professoras Elisa Soares e Iara Mesquita
TEMA 1- REPÚBLICA VELHA
CONTEÚDO : A PRIMEIRA REPÚBLICA OU REPÚBLICA VELHA
TEXTO 1- O que foi a República Velha?
Como sabemos, o
Brasil não nasceu uma República. Nosso país teve uma história conturbada, que passou
pelos períodos Colonial e também por um longo Império, dividido em
duas etapas: o Primeiro Império, conduzido por D. Pedro I, e o Segundo Império,
guiado por D. Pedro II.
O fim do
reinado de D. Pedro II deu origem a uma nova etapa da história brasileira: a
República. Também conhecida como República das Espadas (1889-1894) e
República Oligárquica (1895-1930), esse primeiro período não deixou em nada a desejar
aos anteriores em relação aos conflitos e instabilidades vividas no país.
República Velha:
Assim como ocorreu
em outros períodos de nossa história, a transição do Império para a
República se deu de modo bastante passivo em relação à movimentação popular.
As camadas mais simples da população tiveram pouca ou nenhuma participação no
contexto histórico da época, que foi muito mais comandado pelas elites,
como a burguesia, o exército e os grandes latifundiários.
O período
republicano começou por meio de um golpe militar, que culminou
com a proclamação da República em 15 de novembro de 1889. Esse
fato foi facilitado por uma série de fatores, entre eles o apoio das
camadas mais altas da sociedade, que se encontravam descontentes com o
governo de D. Pedro II.
A primeira delas foi
a indisposição do imperador com a grande elite cafeeira,
especialmente com os cafeicultores do Oeste Paulista. As crises com a mão de
obra escrava, os altos impostos cobrados e a dificuldade de diálogo com a Coroa
deixavam os produtores de café infelizes com o governo.
Depois, podemos
citar o Exército como um fator fundamental para a aplicação do
golpe graças aos problemas desse grupo com o Império por uma série de fatores.
Entre eles, podemos citar a questão da escravidão e o fortalecimento da Guarda
Nacional.
A Igreja
também foi uma grande contribuinte para o fim do Império, no evento conhecido
como Questão Religiosa. Em síntese, esse episódio corresponde
ao momento em que D. Pedro II rejeitou uma exigência do Papa, que determinava a
excomungação de todos os membros da maçonaria. Ele mesmo, no entanto, fazia
parte desse grupo e ignorou a recomendação.
Por fim, outro ponto
importante para a ingovernabilidade do imperador. A herdeira
direta de D. Pedro II, Isabel, era casada com um conde francês, algo
que não agradava em nada as elites. Além disso, ela era uma mulher, o que
tornava a situação ainda mais desagradável para esses grupos.
Com o golpe, foi
instituído o modelo presidencialista e federativo, baseado nas
ideias de Auguste Comte, importante nome do Positivismo. Houve, em seguida, a separação
do Estado e da instituição da Igreja. Esse período, no entanto, não
foi uma etapa tranquila da história do Brasil, em parte por conta da grande
crise financeira deixada pelo Império.
De modo geral, esse
período é dividido em duas partes. A seguir, saberemos mais sobre cada uma
delas!
República das
Espadas
A República das
Espadas compreende o período entre o início da República Velha, em
1889, e o ano de 1894. Essa denominação foi feita por conta dos presidentes
(Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto) que caracterizaram o momento histórico.
Ambos foram militares que governaram o país com ‘’mãos de ferro’’.
Durante esse
período, foi promulgada a primeira Constituição da República Brasileira,
em 1891. Além disso, a industrialização do país deu os seus primeiros
passos também nessa época, com o investimento em novas tecnologias
para o setor agrícola e também com a modernização e urbanização dos principais centros.
Outro fator
interessante está no início da preocupação com questões sanitárias e de
saúde. Foi nesse momento, inclusive, que Oswaldo Cruz
aplicou as primeiras vacinas no povo brasileiro. Apesar disso, no entanto,
o Marechal Deodoro não contava com grande apoio no Congresso e até mesmo entre
os militares.
República Oligárquica
República Oligárquica é o
nome dado ao período que se inicia com o fim do governo de Floriano Peixoto.
Também marcado por revoltas e muita instabilidade, essa época contou com 10
presidentes diferentes.
A política
dos governadores, prática que deu origem à denominação dessa etapa da
história brasileira, teve início no governo de Campos Sales. Ela era
caracterizada pela ‘’política do café com leite’’, que
determinava a alternância entre governantes dos estados de São Paulo e
Minas Gerais no poder.
Essa estratégia
gerou muitos problemas internos com governantes de outros estados, que não
conseguiam ascender politicamente. O principal caso se encontrava entre
indivíduos do estado do Rio Grande do Sul, que se viam muito prejudicados por
essa prática.
Características da República Velha
Esse período foi
marcado por uma série de elementos que o tornam muito característico em meio a
história de nossa nação. A seguir, confira algumas das características mais
importantes do momento:
- alta desigualdade social;
- forte poder dos coronéis (voto de cabresto);
- domínio das oligarquias estaduais ligadas ao café e ao leite;
- trabalho majoritariamente rural;
- separação da Igreja e do Estado;
- instabilidade política;
- muitas revoltas e insatisfação de várias camadas populares (até
mesmo os militares).
Presidentes da República Velha
Como vimos
anteriormente, a República Velha foi um período em que 12 presidentes
governaram. Eles foram os seguintes:
- Marechal Deodoro da Fonseca;
- Marechal Floriano Peixoto;
- Prudente de Morais;
- Campos Salles;
- Rodrigues Alves;
- Afonso Pena;
- Nilo Peçanha;
- Hermes da Fonseca;
- Venceslau Brás;
- Epitácio Pessoa;
- Arthur Bernardes;
- Washington Luís.
Esses governantes
passaram por períodos importantes, como o nascimento da consciência social
entre os operários e, até mesmo, eventos de importância global, como a Primeira Guerra Mundial (no governo de
Venceslau Brás).
Revoltas da República Velha
O período da
República Velha foi marcado por muitas revoltas e levantes, de origem popular e
militar. A seguir, veremos quais foram os episódios mais emblemáticos:
- Revolta da Vacina;
- Revolta da Armada;
- Revolução Federalista;
- Guerra do Contestado;
- Guerra de Canudos;
- Rebelião dos 18 do Forte de Copacabana;
- Revolta de 1924;
- Revolta da Chibata.
Embora todos esses movimentos tenham sua importância para o período
histórico, podemos destacar a Revolução Paulista de 1924, que originou a Coluna
Prestes. Além disso, esse período foi fortemente marcado por greves
operárias e outros problemas de cunho social.
Crise
da República Velha
Muitos fatores
contribuíram para a chegada da crise da República Velha. Confira, a seguir, os
mais importantes:
- a queda do prestígio do café;
- revoltas tenentistas;
- avanço dos movimentos operários;
- crise da bolsa de valores de Nova Iorque (1929).
No entanto, o fator
que mais contribuiu para os problemas com a República Velha foi, sem dúvidas, a
crise sucessória da política do café com leite.
Fim da República Velha
Como vimos
anteriormente, a crise internacional que ocorreu como consequência à Quebra
da Bolsa de Valores, em 1929, afetou diretamente a produção e o
comércio de café em nosso país. Assim, divergências surgiram até mesmo entre os
cafeicultores, algo que prejudicou a dinâmica e causou conflitos internos no
período.
Somado a isso, a insatisfação
de comerciantes e produtores do sul se agravava cada vez mais. Os
altos impostos e a falta de valorização do principal produto sulista, o
charque, fizeram com que esse grupo ficasse fortemente insatisfeito.
REPÚBLICA VELHA https://youtu.be/FmGVa7W--mg
GUERRA DE CANUDOS https://youtu.be/bTOdnw2alHw
PRIMEIRA REPÚBLICA https://youtu.be/XT8KLGmjqaA
TEXTO 2
CONTEÚDOS SOBRE A PRIMEIRA REPÚBLICA
A Primeira República, ou República Velha, estendeu-se de 1889 a 1930 e
foi o período inicial do republicanismo no Brasil. Ficou marcada por
algumas práticas, como o voto de cabresto e a troca de favores.
Desse período também ficaram conhecidos alguns conceitos, como a política do
café com leite e a política dos governadores.
Foi caracterizada ainda pelo autoritarismo, desigualdade social e jogo
político das oligarquias. Por conta disso, esse período ficou muito marcado
pelas tensões sociais existentes, que ocasionaram inúmeras revoltas,
como a Revolta da Vacina e a Revolta da Chibata.
O fim da República Velha ocorreu quando o presidente Washington Luís foi
deposto pelas tropas que deram início à Revolução de 1930. Essa revolução foi a
responsável por colocar Getúlio Vargas na presidência do Brasil.
Fases da República Velha
(Primeira República)
Como já mostrado no trecho acima, a Primeira República é datada
oficialmente como iniciada em 1889 e finalizada em 1930. Entretanto, é
importante pontuar que alguns historiadores organizam a periodização desse
período de outra maneira. Esses historiadores estabelecem o início da Primeira
República no ano de 1894 e o fim em 1930. O período anterior (1889-1894) é
nomeado de República da Espada e engloba
apenas os dois primeiros governos da República brasileira.
Neste texto, consideramos o período 1889-1930 como parte integral da
Primeira República e a República da Espada (1889-1894) como uma subdivisão. A
respeito dos mais de 40 anos da Primeira República, o período pode ser
organizado conforme estabelece o historiador Marcos Napolitano|1|:
- Consolidação (1889-1898): período em que
as instituições políticas da República estavam consolidando-se, assim como
as práticas de governo;
- Institucionalização (1898-1921): período que
marca o auge da Primeira República e quando ficaram bem estabelecidas as
práticas políticas que foram a marca dessa fase da história brasileira;
- Crise (1921-1930): período em que
o equilíbrio da política oligárquica foi alterado com a entrada de novos
atores na política nacional.
Presidentes da República Velha
Ao todo, a Primeira República brasileira contou com treze presidentes
que tomaram posse do cargo e dois que não assumiram (um porque morreu e
o outro porque foi impedido pelos seus opositores). Os presidentes desse
período foram:
1. Deodoro da Fonseca (1889-1891);
2. Floriano Peixoto (1891-1894);
3. Prudente de Morais (1894-1898);
4. Campos Sales (1898-1902);
5. Rodrigues Alves (1902-1906);
6. Afonso Pena (1906-1909);
7. Nilo Peçanha (1909-1910)
8. Hermes da Fonseca (1910-1914);
9. Venceslau Brás (1914-1918);
10. Delfim Moreira (1918-1919);
11. Epitácio Pessoa (1919-1922);
12. Artur Bernardes (1922-1926);
13. Washington Luís (1926-1930).
Rodrigues Alves e Júlio Prestes foram
os dois presidentes eleitos, mas que não assumiram nesse período. O primeiro
havia sido eleito para um segundo mandato em 1918, mas faleceu antes de assumir
em decorrência da gripe espanhola. Assim, seu vice, Delfim Moreira, assumiu até
que nova eleição fosse marcada. O segundo foi eleito na eleição de 1930 mas foi
impedido de assumir após a Revolução de 1930 – evento que marcou o fim desta
fase conhecida como Primeira República.
Características da República
Velha
A República Velha tem como característica principal o controle das oligarquias
na política brasileira. A respeito das oligarquias desse período, Boris Fausto
faz a seguinte definição: “Oligarquia é uma palavra grega que significa
governo de poucas pessoas, pertencentes a uma classe ou uma família. De fato,
embora a aparência de organização do país fosse liberal, na prática o poder foi
controlado por um reduzido grupo de políticos de cada estado”|2|.
O controle que essas oligarquias faziam sobre a política brasileira
valia-se de algumas práticas muito conhecidas em nosso país: o mandonismo,
o coronelismo e o clientelismo. Vamos a uma rápida definição
desses conceitos.
- Mandonismo: consiste basicamente no
controle sobre determinado grupo de pessoas a partir da posse da terra. Os
grandes proprietários de terra exerciam forte influência sobre a população
em geral.
- Coronelismo: era uma prática comum da
Primeira República em que os coronéis (os grandes proprietários de terra)
exerciam domínio sobre as populações locais e utilizavam desses poderes
para garantir os votos necessários e, assim, atender os interesses da
oligarquia estabelecida e, consequentemente, do Governo Federal. O coronel
garantia esses votos a partir da distribuição dos cargos públicos (todos
sob seu controle) da maneira como lhe interessasse.
- Clientelismo: pode ser definido como uma
prática de troca de favores entre dois atores politicamente desiguais.
Nesse conceito, não há necessidade de existir a figura do coronel, uma vez
que essa prática pode acontecer em diversas instâncias da sociedade. Nela,
todo favor concedido em troca de algo (cargo público, isenção fiscal etc.)
dado por um ente político superior cria uma relação de clientelismo com
aquele que recebe o benefício.
Outras práticas muito conhecidas da política da Primeira República eram
a “política dos governadores”, também chamada de “política
dos estados”, e a “política do café com leite”.
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO 1
Em 1891 foi promulgada a
primeira Carta Constitucional da República. Esta constituição caracterizava-se
pela eleição direta em todos os níveis, todavia a alguns segmentos sociais foi
negado o direito do voto.
Estavam impedidos de votar:
a)( ) os
analfabetos, as mulheres, os pobres (voto censitário) e os religiosos.
b)( ) os
analfabetos, as mulheres, os soldados e os menores de idade.
c)( ) os
analfabetos, as mulheres, os soldados e os menores de dezesseis anos.
d( ) os
religiosos, as mulheres, os camponeses e os menores de idade.
e)( ) os
religiosos, os camponeses, os menores de idade e os soldados.
02- “Policarpo era um patriota; monarquista
conservador, foi ardoroso defensor do governo (forte) de Floriano a favor do
qual engajou-se na luta contra a Armada rebelada. Acabou preso, condenado e
executado. Teve um triste fim.”
(BARRETO, Lima. Triste Fim
de Policarpo Quaresma.)
O período da República referido no texto é:
a)( ) a República
da Espada
b)( ) o Estado
Novo.
c)( ) a República
dos Coronéis.
d)( ) a República
Nova.
e)( ) a Fase
Populista.
03- Concidadãos – o Governo Provisório, simples agente temporário da Soberania Nacional, é o governo
da paz, da liberdade, da fraternidade e da ordem. No uso das atribuições e
faculdades extraordinárias de que
se acha investido
(…): promete e garante a todos os habitantes do Brasil, nacionais e
estrangeiros, a segurança da vida e da propriedade, o respeito aos interesses
individuais e políticos, salvas as limitações exigidas pelo bem da prática e
legítima defesa do governo proclamado pelo Povo, pelo Exército e pela Armada
Nacional”.
O texto acima inaugurou no Brasil:
a)( ) a República
– 1889.
b)( ) o Governo
Militar – 1964.
c)( ) a
Independência – 1822.
d)( ) o Segundo
Reinado – 1831.
e)( ) o Reino do
Brasil – 1815.
04- “A cidadania
moderna – ou seja, a integração das pessoas no governo, via participação
política; na sociedade, via direitos individuais; e no patrimônio coletivo, via
justiça social – continua sendo aspiração de quase todos os países, sobretudo,
os que se colocam dentro da tradição ocidental (…) Simplificando muito,
pode-se dizer que o processo histórico de formação da cidadania, no Ocidente,
seguiu dois caminhos, um de baixo para cima, pela iniciativa dos cidadãos,
outro de cima para baixo, por iniciativa do estado e de grupos dominantes”.
(CARVALHO, J. Murilo de. Cidadania, Estadania e Apatia. In: Jornal do Brasil. 24 jun. 2001.
p. 8.)
A instauração do regime republicano no Brasil
representou para muitos a possibilidade de democratização da sociedade por meio
da afirmação dos direitos civis,
políticos e sociais. No entanto, já em seu nascedouro, a
república brasileira impunha restrições ao exercício da plena cidadania. Cite
um limite ao exercício da cidadania que conste da legislação eleitoral
dos primórdios da República.
05_ PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA NO BRAZIL GLÓRIA À
PÁTRIA! HONRA AOS HERÓIS DO DIA 15 DE NOVEMBRO DE 1889. “HOMENAGEM DA REVISTA
ILUSTRADA”
(Apud FAUSTO, Boris. História do
Brasil. São Paulo: Edusp, 1995.)
“Glória à pátria!”, dizia a “Revista Ilustrada”, um
dia após a proclamação da República no Brasil, numa comemoração que
representava o desejo de mudanças
que trouxe uma ampliação dos direitos políticos e da
cidadania. No que se refere ao exercício dos direitos políticos, a primeira Constituição da republicana – de 1891 – tem como uma de suas
características:
a)( ) o direito
de cidadania às mulheres, pela introdução do voto feminino.
b)( ) a exclusão
das camadas populares, com a instituição de sistema eleitoral direto.
c)( ) o aumento
do colégio eleitoral, pela atribuição do direito de voto aos analfabetos.
d)( ) a
possibilidade do controle dos eleitores pelos proprietários rurais, pelo voto
aberto.
06- Proclamada a República inicia-se um novo
período na História política do Brasil: “A República Velha ou Primeira
República”. A respeito dos primórdios da República é correto afirmar. A
fase e o primeiro presidente da República foram respectivamente
a)( )República Oligárquica e Hermes da
Fonseca
b)( )República da Espada e Deodoro da Fonseca
c)( )República da Espada e Floriano Peixoto
d)( )República Oligárquica e Prudente de
Morais
e)( )República da Espada e Campos Sales.
Respostas:
07- A chamada “Política
dos Governadores”, instituída a partir do governo de Campos Salles,
caracterizava-se por:
a)( ) permitir que a escolha do Presidente da
República fosse resultado de um consenso entre os governadores e desta forma
manter o grupo político no poder.
b)( ) tornar os governadores um mero instrumento
do poder do Presidente da República e impedir a formação de novas lideranças
contrárias ao governo federal;
c)( ) acordo político que consistia na troca de
favores entre os governos federal, estadual e municipal para manter os grupos
políticos no poder.
d)( ) tornar os governadores representantes de um
federalismo liberal e democrático com objetivo de renovar as lideranças
políticas;
e)( ) promover, através dos governadores, a
desarticulação das oligarquias locais e promover a renovação dos grupos
políticos e lideranças locais.
08- Rui Barbosa teve atuação destacada como
ministro da Fazenda do Governo Provisório. Entre as medidas que implantou
salienta-se:
a)( ) Ampliação do crédito à lavoura,
com indenização aos donos de escravos, em consequência da abolição;
b)( ) Reforma do sistema de
crédito, com incentivo ao setor industrial;
c)( ) Política tarifária,
estimulando a importação de bens de consumo interno;
d)( ) Organização da legislação de
sociedades anônimas, visando atrair investimentos estrangeiros no setor
industrial.
09- Tradicionalmente
o termo República Velha foi cunhado para identificar o período que vai de 1889
a 1930. Sobre as características deste período e outras questões subjacentes,
assinale V (verdadeiro) para as proposições verdadeiras e F (falso) para as
falsas.
a) (
) Os dois primeiros governos da recém inaugurada República brasileira
eram militares.
(b)( )
Com o novo regime, surgiram divergências tanto no meio militar quanto no civil.
No meio civil, as disputas ocorriam, sobretudo, no campo ideológico entre três
correntes: liberalismo, jacobinismo e positivismo.
c) ( )
Pode-se afirmar que os governos do período conhecido como República Velha
implementaram medidas sociais de grande alcance, beneficiando a sociedade
brasileira como um todo e visando acabar com as desigualdades sociais do país.
d)( )
O Brasil da chamada República Velha era um país, sobretudo, rural; a
agricultura permanecia como principal atividade econômica.
e) (
) Durante o período denominado República Velha, paulistas e mineiros se
alternaram na Presidência da República; este revezamento ficou conhecido como
“política do café com leite”.
Assinale
a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
a) ( ) F
– V – V – F – V
b) ( ) V
– V – F – V – V
c) ( ) V
– F – F – V – V
d) ( ) V
– V – F – V – F
e)( ) V – V – V – V – V
10- Correspondem
aos governos militares de Deodoro da Fonseca e de Floriano Peixoto,
responsáveis pelas instalações e consolidação do regime republicano:
a)( )
República da Espada
b)( )
República Oligárquica
c)( ) República Monárquica
d)( ) República do café com leite
e)( ) Primeira república nova
11 Com a
república, decretou-se o fim:
a)( ) Da venda de bebidas alcoólicas
b)( ) Do trabalho informal
c)( ) Do
voto censitário
d)( ) Dos impostos aos pobres
e)( ) Dos coronéis fazendeiros
12- Durante a república velha
a situação econômica brasileira era quase 70%:
a)( ) Industrial
b)( ) Mecanizada
c)( ) Comercial
d)( ) Serviços
e)( )
Agrícola
13.
Cumprindo ordens do coronel, os jagunços controlavam o voto do eleitor, uma vez
que o voto era aberto. O voto dado sobre pressão ficou conhecido como voto:
a)( ) censitário
b)( ) unificado
c)( ) obrigatório
d)( ) de
cabresto
e)( ) coronelismo
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO 2
01-"Cabo de enxada engrossa as mãos - o laço de couro cru, machado
e foice também. Caneta e lápis são ferramentas muito delicadas. A lida é outra:
labuta pesada, de sol a sol, nos campos e nos currais (...) Ler o quê? Escrever
o quê? Mas agora é preciso: a eleição vem aí e o alistamento rende a estima do
patrão, a gente vira pessoa." (Palmério,
Mario. VILA DOS CONFINS).
Com base no texto é correto
afirmar que, na República velha,
a) ( ) o predomínio oligárquico, embora vinculado
à manipulação do processo eleitoral, estava longe de estabelecer qualquer
compromisso entre "patrão" e empregados.
b) ( ) a campanha eleitoral levada a cabo pelos
chefes políticos locais visava a atingir, principalmente, os trabalhadores
urbanos já alfabetizados e menos embrutecidos pela "labuta pesada".
c )( ) a transformação operada no trabalhador
durante o período eleitoral representava a marca de um sistema político que
estendia o poder dos grandes proprietários rurais, dos "campos e
currais", aos Municípios e, daí, à capital do Estado.
d) ( ) o predomínio oligárquico, baseado em
favores pessoais, buscava, sobretudo, dissolver os focos de tensão social e
oposição política, representados nas diversas formas de organização dos
trabalhadores rurais naquele momento.
e) ( ) o período eleitoral era o único momento em
que os chefes locais se voltavam para os seus subordinados, impondo-lhes seus
candidatos e dispensando-os dos trabalhos que "engrossavam as mãos".
02-O coronelismo foi uma peça importante da perversa
engrenagem que impedia a representatividade política da maioria da população,
principalmente a parcela da sociedade mais carente. Podemos definir o
coronelismo como
a) ( )Sistema
de poder cujo grupo político que alternava-se no poder federal como forma de
garantir a manutenção dos privilégios aos seus respectivos Estados.
b) ( )Sistema
de poder que consistia na troca de favores entre o poder estadual e municipal a
fim de garantir seus interesses políticos utilizando práticas fraudulentas para
vencer as eleições
c) ( )Sistema
de poder no qual o coronel era uma peça secundária e sua participação era
ofuscada pela Comissão de Verificação, pois na prática era esta quem declarava
os candidatos eleitos.
d) ( )Sistema de poder baseado no coronel o líder
político local, grande proprietário de terras que usava jagunços para formar os
currais eleitorais, através de práticas de intimidação ao eleitor. e)Sistema de
poder político que arregimentava grande número de seguidores a partir de suas
pregações religiosas que convenciam os mais pobres a se submeterem ao seu
controle
.
03-A Primeira República ou
República Velha foi um período da História política do Brasil que se
caracterizou pelo afastamento do ideal da República. O que deveria ser um
governo para todos na prática era um governo de poucos. Sobre os fatos com os
quais podemos caracterizar a Primeira República estão:
I- Com o “voto de cabresto” os
coronéis dominavam as clientelas rurais e manipulavam as eleições;
II- A política dos
governadores consagrava a troca de apoio entre o governo federal e as
oligarquias estaduais mantendo o mesmo grupo político no poder.
III- A política do café com
leite foi o domínio da sucessão presidencial pelos grandes fazendeiros de Minas
Gerais e São Paulo, principalmente os representantes dos cafeicultores
paulistas, alternando-se na presidência da República.
IV- O Movimento dos Tenentes -
o Tenentismo - que possuía caráter militar contribuiu para consolidar os
governos da Primeira República
V- As fraudes eleitorais eram
exceção e não regra neste período, devido ao rigoroso trabalho de fiscalização
do processo eleitorado efetuado pela Comissão de Verificação
Assinale a alternativa
verdadeira
a) ( ) Apenas a alternativa I, está correta.
b) ( ) As alternativas I,II,III estão corretas.
c) ( ) As alternativas I,II,IV e V estão corretas.
d) ( ) As alternativas II,III e IV estão corretas.
e) ( )Apenas
a alternativa V está incorreta
04-Correspondem aos governos
militares de Deodoro da Fonseca e de Floriano Peixoto, responsáveis pelas
instalações e consolidação do regime republicano:
a) ( ) República da Espada
b) ( ) República Oligárquica
c) ( ) República Monárquica
d) ( ) República do café com leite
e) ( ) Primeira república nova
05- Foram as revoltas
ocorridas durante o governo de Floriano Peixoto
a) ( ) Revolução Federalista e Revolta da Armada
b) ( ) Revolta de Canudos e Revolução Praieira;
c) ( ) Revolta da Chibata e Revolta do Contestado;
d) ( ) Revolução Federalista e Coluna Prestes;
e) ( ) Revolta da Armada e Revolta do Forte de
Copacabana
06- A charge satiriza uma
prática eleitoral presente no Brasil da chamada “Primeira República”. Tal
prática revelava a
a) ( ) ignorância, por parte dos eleitores, dos
rumos políticos do país, tornando esses eleitores adeptos de ideologias
políticas nazifascistas.
b) ( ) ausência de autonomia dos eleitores e sua
fidelidade forçada a alguns políticos, as quais limitavam o direito de escolha
e demonstravam a fragilidade das instituições republicanas.
c) ( )
restrição provocada pelo voto censitário, que limitava o direito de
participação política àqueles que possuíam um certo número de animais.
d )( ) facilidade de acesso à informação e propaganda política, permitindo, aos eleitores, a rápida identificação dos candidatos que defendiam a soberania nacional frente às ameaças estrangeiras.
e) ( ) ampliação do direito de voto trazida pela República, que passou a incluir os analfabetos e facilitou sua manipulação por políticos inescrupulosos.
d )( ) facilidade de acesso à informação e propaganda política, permitindo, aos eleitores, a rápida identificação dos candidatos que defendiam a soberania nacional frente às ameaças estrangeiras.
e) ( ) ampliação do direito de voto trazida pela República, que passou a incluir os analfabetos e facilitou sua manipulação por políticos inescrupulosos.
07- Nunca se viu uma campanha como esta, em que
ambas as partes sustentaram ferozmente as suas aspirações opostas. Vencidos os
inimigos, vós lhes ordenáveis que levantassem um viva à República e eles o
levantavam à Monarquia e, ato contínuo, atiravam-se às fogueiras que
incendiavam a cidade, convencidos de que tinham cumprido o seu dever de fiéis
defensores da Monarquia.
Gazeta de Notícias,
28.10.1897 apud Maria de Lourdes Monaco Janotti. Sociedade e política na
Primeira República..
O texto é parte
da ordem do dia, 06.10.1897, do general Artur Oscar e trata dos momentos finais
de Canudos. Para o militar, o principal motivo da luta dos canudenses era a:
a) ( ) restauração monárquica, embora hoje
saibamos que a rejeição à República era apenas uma das razões da rebeldia.
b) ( ) valorização dos senhores rurais, ligados ao
monarca, cujo poder era ameaçado pelo crescimento e enriquecimento das cidades.
c) ( ) restauração monárquica, que, hoje sabemos, era de fato a única razão da longa resistência dos sertanejos.
d) ( ) valorização do meio rural, embora hoje saibamos que Antônio Conselheiro não apoiava os incêndios provocados por monarquistas nas cidades republicanas.
e) ( ) restauração monárquica, o que fez com que a luta de Antônio Conselheiro recebesse amplo apoio dos monarquistas do sul do Brasil.
c) ( ) restauração monárquica, que, hoje sabemos, era de fato a única razão da longa resistência dos sertanejos.
d) ( ) valorização do meio rural, embora hoje saibamos que Antônio Conselheiro não apoiava os incêndios provocados por monarquistas nas cidades republicanas.
e) ( ) restauração monárquica, o que fez com que a luta de Antônio Conselheiro recebesse amplo apoio dos monarquistas do sul do Brasil.
O encontro de Rodolfo Cavalcante com Lampião
(Trecho de Cordel)
Foi Virgulino Ferreira
Pobre homem injustiçado
E por isto vingativo
Se tornou um acelerado,
Se a justiça fosse reta
Nem jornalista ou poeta,
O teria decantado.
(...)
Embora seja criança
Com meus 15 anos de idade
Pude ver em Lampião
Vítima da sociedade.
Talvez ele em outro meio
(Posso dizer sem receio)
Era útil à humanidade ! (...)
CAVALCANTE, Rodolfo Coelho.
O encontro de Rodolfo Cavalcante com Lampião Virgulino. Salvador: [s.n.], 1973.
In: CATELLI Jr, Roberto. História: texto e contexto. São Paulo: Scipione, 2006.
p. 499.
08- Para
o autor do Cordel Lampião é uma “vítima da sociedade”. Dentro desta perspectiva
histórica, o cangaço é um fenômeno social resultante
a)
( ) das alianças firmadas entre jagunços
e coronéis no sentido de perpetuar o poder oligárquico no sertão brasileiro.
b)
( ) das brigas entre os grandes
coronéis, que incentivavam a formação de grupos de cangaceiros para se
fortalecerem.
c)
( ) dos conflitos entre famílias
poderosas, que levavam alguns de seus membros a entrarem no cangaço para
eliminar os inimigos.
d)
( ) das poucas oportunidades oferecidas
aos sertanejos em um contexto social marcado pela exploração oligárquica, pela
miséria e pela fome.
e)
( ) das disputas políticas entre grupos
de jovens sertanejos, que se armavam e lutavam entre si para garantir o domínio
de algumas cidades ou região.
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO
01. Complete:
a) O messianismo desenvolveu-se em áreas................pobres e atrasadas.
b) Os componentes básicos do messianismo
são:................................................................................................e seu
...............................................................................................................................
c) Na República Velha, os principais exemplos de messianismo foram as revoltas
de..............................................................e..............................................................
02. Nas afirmações abaixo algumas são verdadeiras e outras são falsas. Corrija
as afirmações
falsas reescrevendo a frase corretamente:
falsas reescrevendo a frase corretamente:
a) O povoado de Canudos era habitado por intelectuais perseguidos pelo governo
e por políticos da
oposição. Seu objetivo era tomar o poder no país pela luta armada.
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oposição. Seu objetivo era tomar o poder no país pela luta armada.
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b) O povoado de Canudos foi fundado por Antonio Conselheiro, numa velha fazenda
abandonada do sertão baiano.
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abandonada do sertão baiano.
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c) A população de Canudos vivia em sistema comunitário e possuía leis próprias,
não obedecendo ao pode que governava o país.
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d) Os fazendeiros baianos e a elite política apoiavam o povoado de Canudos e
exigiam do governo
projeto para melhorara as condições da comunidade.
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___________________________________________________________________
projeto para melhorara as condições da comunidade.
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e) Antes de ser completamente destruído, Canudos derrotou várias expedições
militares do governo.
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03. Complete:
a) A Guerra do Contestado ocorreu na fronteira entre os Estados de_______________ e ________________________________________________
b) Liderados pelo Monge José Maria, os sertanejos do contestado lutavam contra a exploração dos____________ e de _______________________________________________________
c) José Maria fundou com os sertanejos a chamada________________________.
d) Os sertanejos de Contestados foram violentamente perseguidos
pelos______________________________________________e pelos demais-
______________________com o apoio das _______________________________
04. Qual era o objetivo daqueles que perseguiam os sertanejos de Contestados?
05. Assinale (V) as Frases Verdadeiras e com (F) as frases falsas
a) A Guerra do Contestado ocorreu na fronteira entre os Estados de_______________ e ________________________________________________
b) Liderados pelo Monge José Maria, os sertanejos do contestado lutavam contra a exploração dos____________ e de _______________________________________________________
c) José Maria fundou com os sertanejos a chamada________________________.
d) Os sertanejos de Contestados foram violentamente perseguidos
pelos______________________________________________e pelos demais-
______________________com o apoio das _______________________________
04. Qual era o objetivo daqueles que perseguiam os sertanejos de Contestados?
05. Assinale (V) as Frases Verdadeiras e com (F) as frases falsas
a)( ) Rodrigues Alves, a cidade do Rio de Janeiro
era considerada a amais moderna do
país, com índices muito baixos de doenças epidêmicas;
b)( ) O medico sanitarista Oswaldo Cruz organizou grupos funcionários de saúde para acabar com os focos de ratos e mosquitos;
c)( ) A revolta da vacina explodiu por causa de um decreto do governo, tornando obrigatória a vacinação contra a varíola;
d)( ) A revolta da Vacina contou apenas com a participação do povo, pois a imprensa, os militares e os políticos de oposição apoiaram o decreto de vacinação obrigatório do governo;
e)( ) Além de reagir contra a vacina obrigatória, o povo lutava também contra o desalojamento, o custo de vida, o desemprego, e o autoritarismo dos funcionários do governo.
06. Por que a Revolta dos Marinheiros, ocorrida em 1910, ficou conhecida como a Revolta da Chibata?
07. Complete:
a) A Revolta da Chibata era liderada pelo Marinheiro ________________, que ficou conhecido como Almirante Negro.
b) Além dos castigos físicos, os marinheiros protestavam também contra a
má__________________________________ e os ________________________
08. Marque ( C )para certo ou ( E) para Errado:
a)( ) Os marinheiros liderados por João Candido ameaçaram bombardear Rio de Janeiro;
b)( ) O governo entrou em guerra contra os marinheiros da Chibata, conseguindo dominá-los após uma luta sangrenta;
c)( ) João Candido passou para a História como “ O Almirante Negro” que acabou com a Chibata na marinha do Brasil;
d)( ) O governo conseguiu dominar a Revolta da Chibata sem dispara um só tiro, pois enganou os marinheiros com promessa de atender ás suas exigências.
país, com índices muito baixos de doenças epidêmicas;
b)( ) O medico sanitarista Oswaldo Cruz organizou grupos funcionários de saúde para acabar com os focos de ratos e mosquitos;
c)( ) A revolta da vacina explodiu por causa de um decreto do governo, tornando obrigatória a vacinação contra a varíola;
d)( ) A revolta da Vacina contou apenas com a participação do povo, pois a imprensa, os militares e os políticos de oposição apoiaram o decreto de vacinação obrigatório do governo;
e)( ) Além de reagir contra a vacina obrigatória, o povo lutava também contra o desalojamento, o custo de vida, o desemprego, e o autoritarismo dos funcionários do governo.
06. Por que a Revolta dos Marinheiros, ocorrida em 1910, ficou conhecida como a Revolta da Chibata?
07. Complete:
a) A Revolta da Chibata era liderada pelo Marinheiro ________________, que ficou conhecido como Almirante Negro.
b) Além dos castigos físicos, os marinheiros protestavam também contra a
má__________________________________ e os ________________________
08. Marque ( C )para certo ou ( E) para Errado:
a)( ) Os marinheiros liderados por João Candido ameaçaram bombardear Rio de Janeiro;
b)( ) O governo entrou em guerra contra os marinheiros da Chibata, conseguindo dominá-los após uma luta sangrenta;
c)( ) João Candido passou para a História como “ O Almirante Negro” que acabou com a Chibata na marinha do Brasil;
d)( ) O governo conseguiu dominar a Revolta da Chibata sem dispara um só tiro, pois enganou os marinheiros com promessa de atender ás suas exigências.
CONTEÚDO
: A ERA VARGAS
- Governo Provisório: 1930-1934
- Governo Constitucional: 1934-1937
- Estado Novo: 1937-1945
Governo Provisório (1930-1934)
O Governo Provisório caracterizou-se pelo início do processo de
centralização do poder, pela eliminação dos órgãos legislativos em nível
federal, estadual e municipal e ausência de eleições.Também foram criados novos ministérios como o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e o Ministério da Educação e Saúde, ambos em 1930.
Estas medidas, somadas à nomeação de interventores estaduais, provocou o descontentamento de vários estados. Em particular, o estado de São Paulo, que pegou em armas contra as arbitrariedades de Getúlio Vargas.
Após a Revolução Constitucionalista de 1932, Getúlio Vargas teve que promover eleições legislativas e convocar a Assembleia Constituinte para elaborar uma nova Carta Magna em 1934.
Nesta, havia importantes mudanças políticas, como o voto feminino e os deputados classistas que representavam uma categoria específica de trabalhadores.
Governo Constitucional (1934-1937)
Durante o Governo Constitucional ocorre a Revolta Comunista, conhecida como
Intentona, em oposição ao governo.O Partido Comunista Brasileiro estava ilegal desde 1927 e muitos de seus membros participaram da ANL (Aliança Nacional Libertadora) . No entanto, esta também seria extinta e vários dos seus membros são perseguidos.
Alguns setores do PCB e da ANL tentam tomar o poder através das armas e então, tentam articular a Intentona Comunista, de 1935, dirigida por Luís Carlos Prestes (1898-1990). O golpe não se concretiza e a repressão foi feroz, incluindo torturas e prisões ilegais por parte da polícia política chefiada por Filinto Müller (1900-1973).
Dois anos mais tarde, em 1937, Getúlio Vargas alega que existia outra tentativa de golpe comunista, conhecida como Plano Cohen. Este será o pretexto para o fechamento do Congresso, cancelamento das eleições presidenciais e a anulação a constituição de 1934.
Na verdade, o plano foi realizado pelo capitão integralista e aliado de Vargas, Olímpio Mourão Filho (1900-1972), e utilizado pelo governo para justificar o estado de sítio e inaugurar o Estado Novo.
Veja também: Governo
Constitucionalista
Estado Novo (1937-1945)
A nova Carta Magna extinguiu os partidos políticos, instituiu o regime corporativo e acabou com a independência entre os três poderes. Por ter sido inspirada na Constituição polonesa de 1926 foi apelidada de "Polaca".Ademais, a partir de novembro de 1937, Vargas impôs a censura aos meios de comunicação para impedir que a mídia divulgasse qualquer crítica ao governo.
Em 1938, indignados com o rumo centralista que tomava o governo, os integralistas planejam um golpe. Liderada por Plínio Salgado (1895-1975) e Gustavo Barroso (1888-1959), é a Ação Integralista Brasileira tenta tomar o poder, mas são derrotados e seus participantes são presos ou exilados.
No plano econômico, a Era Vargas se caracteriza por medidas de nacionalização, bem como levar a cabo sua política trabalhista com a concepção da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). No âmbito legislativo, estabeleceu o Código Penal e o Código de Processo Penal.
Veja também: Estado Novo
Era Vargas e Segunda Guerra Mundial
Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, em 1939, o Brasil toma a decisão de
manter-se neutro diante do conflito europeu.No entanto, no governo existiam aqueles que eram a favor de apoiar o Eixo e os que desejavam se aproximar aos Aliados.
Devido à pressão americana, Getúlio Vargas decide declarar guerra à Alemanha e, posteriormente, mandar soldados para Europa e ceder uma base aérea para os americanos em Natal (RN).
Em troca, houve concessão de empréstimos e modernização do armamento do Exército brasileiro.
Fim da Era Vargas
A contradição entre lutar contra uma ditadura e viver num regime sem
democracia determinou o começo do fim da Era Vargas.
Vários intelectuais, associações de estudantes e mesmo parte dos militares,
começam a protestar abertamente contra o regime varguista.
No dia 29 de outubro de 1945, Getúlio Vargas
foi deposto por um golpe militar e pela U.DN. (União Democrática Nacional),
sendo conduzido ao desterro na sua cidade natal, São Borja/RS.
Porém, em 1951, retornaria à Presidência concorrendo pelo Partido
Trabalhista Brasileiro (PTB). Neste mandato, alcançado pelo voto popular, lança
as bases para criação da Petrobras.
Vargas suicidou-se no Palácio do Catete em 24 de agosto de 1954 com um tiro
no peito. Sua carta-testamento explicava os motivos de sua decisão com uma
frase célebre: "Deixo a vida para entrar na História".
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO
01- A instituição do salário mínimo no país ocorreu durante o governo
de:
a)( ) General Eurico Gaspar Dutra
b)( )Getúlio Vargas
c)( )João Café Filho
d)( )Juscelino Kubitscheck
02- O governo de
Getúlio Vargas, durante a qual foi instituído o Estado Novo, terminou em
outubro de 1945. Este final pode ser considerado como
a)( )Fim do mandato
b)( )Morte natural
c)( )Renúncia
d)( )Suicídio
03- A Constituição de 1934, segunda do Brasil
instituída no governo de Getúlio Vargas estabelecia a criação da Justiça
Eleitoral.
Sobre a Constituição de 1934 analise as preposições abaixo:
I – Voto secreto e obrigatório e o direito de voto a todos os eleitores
com mais de 18 anos, inclusive as mulheres.
II – A nova Constituição, a segunda do período republicano foi
promulgada dia 16 de julho de 1934.
III – A nova Constituição instituiu o ensino gratuito e obrigatório.
IV – Manteve as leis trabalhistas estabelecidas no governo provisório.
Estão corretas:
a)( )Apenas I e II
b)( )Apenas II e III
c)( )Apenas III e IV
d)( )Todas estão corretas
04- Em novembro de
1937, Getúlio Vargas deu um golpe de Estado, com o objetivo de permanecer na
presidência, uma vez que as eleições já estavam marcadas para 03 de janeiro de
1938.
Para dar esse golpe
Getúlio Vargas armou um plano chamado de:
a)( )Plano de metas
b)( )Plano Cohen
c)( )Plano provisório
d)( )Plano salarial
05- Para fazer propaganda de Getúlio Vargas exaltando a figura
idealizada de ditador, foi criado o DIP ( Departamento de Imprensa e Propaganda
) onde o rádio passou a ser utilizado em grande escala. O DIP foi criado
no governo:
a)( )Governo provisório
b)( )Governo constitucionalista
c)( )Estado novo
d)( 0Retorno de Vargas em 1951
06- Sobre o governo de Getúlio Vargas de 1930 a 1945, analise V para
verdadeiro e F para falso.
( ) Durante o Estado Novo foi criada a Companhia
siderúrgica nacional.
( ) Os quinze anos de mandato de Getúlio Vargas
se deu através de eleições direitas.
( ) Getúlio Vargas ficou conhecido popularmente
como o “ pai dos pobres”.
( ) Com a criação da CLT, os trabalhadores
perderam o direito de greve.
A seqüência correta é:
a)( ) V,F,V e F
b)( ) V,V,V e F
c)( ) F,F,F, e V
d)( ) F,F,V e V
07- Getúlio Vargas era
chamado de “o pai dos pobres” por ter criado uma série de leis trabalhistas,
muitas das quais estão em vigor até
hoje. Entre as primeiras leis trabalhistas criadas por Vargas e incluídas na
própria Constituição de 1934, podemos citar:
a)( ) Regulamentação do trabalho
noturno para menores de 14 anos.
b)( ) Garantia do salário mínimo,
descanso semanal, férias anuais e indenização por demissão sem justa causa.
c)( ) Jornada diária de trabalho de
10 horas para as mulheres e de 12 horas para os homens.
d)( ) Proibição das greves e
dos sindicatos.
e)( ) Estabelecimento de férias
anuais para os homens, sem remuneração.
08- A Ação Integralista Brasileira (AIB) e da
Aliança Nacional Libertadora (ANL), surgidos no Brasil na década de 1930, podem ser associados:
a)( ) À influência das disputas
ideológicas na Europa entre o fascismo, representado no Brasil pelos
Integralistas, e socialismo,
representado pela ANL.
b)( ) Ao alto grau de consciência
política das classes mais populares do Brasil, que se mobilizaram na AIB para derrubar Getúlio
Vargas.
c)( ) À presença de grande número de
imigrantes alemães no Brasil, que participaram da fundação da ANL, que seguia uma tendência
fascista, com o objetivo de fazer oposição à AIB.
d)( ) Ao clima democrático e às
liberdades políticas existentes no Brasil durante o período do Estado Novo, no
qual não havia restrição à
atuação dos partidos políticos.
e)( ) À incapacidade de Getúlio
Vargas de conduzir com firmeza o governo do país, o que estimulou o surgimento de partidos políticos
de oposição como a AIB e a ANL.
09- Dizendo que o Brasil precisava livrar-se da
“ameaça comunista”, em 10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas desfechou um duro
golpe: fechou o Congresso Nacional, mandou prender seus adversários políticos e
impôs ao país uma constituição autoritária, implantando
assim o Estado Novo.
(BOULOS JÚNIOR.
Alfredo. História: Sociedade & Cidadania. 9º ano. São Paulo : FTD, 2006, p.129)
A partir do texto
acima, podemos concluir que
o Estado Novo foi um período:
a)( ) de ditadura, pois o poder
estava centralizado nas mãos do presidente.
b)( ) democrático, onde o Poder
Legislativo funcionou normalmente.
c)( ) onde havia um grande respeito
à liberdade de expressão.
d)( ) no qual o presidente tinha seu
poder limitado pelo Congresso Nacional.
e)( )no qual os comunistas ocuparam
os principais cargos do governo.
EXERCÍCIO 2
Questão 01- Analise a charge abaixo e responda o
que se pede:
A caricatura revela um momento da chamada
"era de Vargas", quando Getúlio preparava-se para:
a)( )
assumir a presidência da República, após a sua eleição indireta pela Assembleia
Constituinte.
b)( ) liderar um golpe militar,
instaurando um período histórico conhecido por Estado Novo.
c)( ) disputar as eleições diretas para
a presidência da República, no contexto da redemocratização do país.
d)( ) executar os princípios do Plano
Cohen, visando impedir o avanço dos comunistas e dos integralistas ao poder
Questão 02- Getúlio Vargas pôde, em 1937, inaugurar um novo governo,
conhecido como Estado Novo. Sobre esse período, é correto afirmar que:
a)( ) era caracterizado pelo
exercício da democracia e das liberdades civis, em repúdio às ideias comunistas
que ameaçavam a nação, dada a intenção desses grupos revolucionários de chegar
ao poder por meio de um golpe.
b)( ) diante da ameaça comunista, o
Parlamento, as Assembleias Estaduais, assim como as Câmaras Municipais,
passaram a legislar e a intervir em diversos assuntos da política nacional.
c( )) ocorreu a imposição de uma
Constituição autoritária, influenciada pelas doutrinas fascistas que vigoravam
em algumas nações europeias, o que representou o início de um período de
ditadura.
d)( ) dentro do novo regime, graças à
subordinação das corporações sindicais ao Estado, que passou a controlar a ação
dos trabalhadores, houve a conquista de direitos trabalhistas, resultado da boa
vontade das elites empresariais.
Questão 03- Analise essa imagem que foi impressa em cartilha escolar durante a
vigência do Estado Novo com o intuito de:
a)( ) destacar a sabedoria inata do
líder governamental.
b)( ) atender a necessidade familiar de
obediência infantil.
c)( ) promover o desenvolvimento
consistente das atitudes solidárias.
d)( ) conquistar a aprovação política
por meio do apelo carismático
Questão 04- Na casa do beato Pedro Batista em Santa Brígida,
na Bahia, D. Pedro II divide um espaço na parede com Getúlio Vargas. Este
exemplo caracteriza um tipo de idealização da figura de mitos que ficaram
sedimentados na memória popular. Podemos afirmar que Getúlio Vargas
potencializou uma imagem de "pai dos pobres", em grande parte devido
às(aos):
a)( ) medidas de caráter
populista, atraindo as massas trabalhadoras.
b)( ) medidas revolucionárias
introduzidas com a reforma agrária.
c)( ) restrições econômicas impostas aos
industriais brasileiros.
d)( ) restrições rígidas impostas à
burguesia nacional e internacional.
Questão 05- Leia as sentenças a seguir sobre o
Estado Novo e assinale a incorreta
a)( ) Com a
aceleração do processo industrial, os trabalhadores urbanos passaram a ser uma das preocupações centrais do Estado Novo.
b)( ) Nesse
período foram criadas novas leis para disciplinar o movimento sindical e
regulamentar as condições de trabalho.
c)( ) O s
sindicatos foram organizados por categorias profissionais e eram totalmente independentes do Estado.
d)( ) Foi
elaborada a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), um conjunto de normas que reuniu conquistas anteriores dos trabalhadores
O rádio nas casas brasileiras
“[...] atualmente, porém, o centro de uma
residência é determinado pelo rádio. É este que indica qual o ponto de reunião
.Se o rádio estiver na sala de visitas, ali também estarão os habitantes da
casa .Mude-se o aparelho para a sala de jantar e tanto os moradores como as
próprias visitas ali estarão ao seu redor. Sem o rádio ninguém mais passa[...]”
ALCANTARA, Nenê. O lugar preferido. Jornal Diário Carioca, 28 ago. 1937. In: MELO, José
Marques de;
ADAMI, Antonio (orgs.). São Paulo na Idade da
Mídia. São Paulo: Arte & Ciência,
2004. p. 133.
01- Em que data esse documento histórico foi
escrito?
02- O texto se refere a qual
veículo de comunicação?
03 Qual foi a importância
desse veículo de comunicação durante a Era Vargas?
Temos que copiar os texto, ou e só perguntas e respostas?
ResponderExcluirTemos que copiar os textos ou e só pergunta e resposta?
ResponderExcluir