Disciplina: Educação Física
|
Bimestre: 1º
Bimestre Turma: 7º anos
|
Professora: Glaucia Alves
Barbosa
|
Data: 16/03 a 26/03
|
|
|
Conteúdo: Jogos eletrônicos
|
|
ROTEIRO DE AULA 1
|
|
A evolução dos jogos eletrônicos e gênero
esportivo
Em
1958, William Higinbotham criou o primeiro jogo eletrônico para um computador
analógico, chamando-o de “Tênis para dois”. Em 1961, ja havia jogos
eletrônicos disponíveis no mercado e, em 1972, os consoles passaram a ter
versão acessível para as residências.
A
ampliação da potência dos processadores e a popularização dos computadores
domésticos possibilitaram a expansão acelerada dos jogos eletrônicos. As
versões mais atuais contam com imagens mais reais em 3D, permitem controle
corporal por meio de sensor de movimento e o confronto on-line contra um ou
mais oponentes.
Há
diferentes classificações dos gêneros de jogos eletrônicos, os quais podem
ser de aventura, luta, labirinto, plataforma, shooter (tiro), simulações,
role playing (RPG), estratégia, esportes, ação, quebra-cabeça, entre outros.
Esses jogos abrangem diferentes gostos e faixas etárias, podendo, inclusive,
ser usados nas aulas de Educação Física escolar. Os jogos eletrônicos
constituem uma forma de ver, conhecer, divulgar e manifestar a cultura
corporal, que deve ser compreendida, reconhecida, criticada pelo aluno. O que
difere os jogos eletrônicos dos jogos reais, é que os jogos reais são
físicos, há o contato, toque, são reais. Já os eletrônicos, são transmitidos
através de uma tela, seja computador, celular, tablet, etc. Eles são
instalados e desinstalados a qualquer momento, são online ou offline.
Atualmente temos diversos jogos que simulam a prática esportiva,
dentre esses, podemos citar:
· Fifa
Soccer – Que é uma série de jogos,
lançada anualmente, que inclui jogadores do mundo todo. Tem uma jogabilidade
muito boa, sendo fiel aos comandos de quem está com a posse do joystick (
dispositivo manual em forma de alavanca, ligado a um dispositivo eletrônico,
que irá controlar o jogo). O intuito do jogo é fazer gol, o máximo que
conseguir, durante um tempo regulamentado;
· Just Dance
– É um jogo eletrônico que consiste em executar a repetição de dança em forma
de coreografia, por meio de comandos sequenciais transmitidos pela tela de
televisão ou luz que ascende no tapete.
De acordo com a leitura do texto acima,
responda as questões:
1. Em que ano foi criado o primeiro jogo
eletrônico? Quem foi seu criador?
2. Cite os diferentes gêneros
de jogos eletrônicos.
3. Quais desses gêneros você se
identifica mais?
4. Qual a diferença do jogo
eletrônico para um jogo real?
5. Quais as principais
características do Fifa Soocer e do Just Dance?
|
Disciplina: Educação Física
|
Bimestre: 1º
Bimestre Turma: 7º anos
|
Professora: Glaucia Alves
Barbosa
|
Data: 16/03 a 26/03
|
|
|
Conteúdo: Jogos eletrônicos
|
|
ROTEIRO DE AULA 2
|
|
Aula Prática com sua família
Materiais
Necessários:
ü Computador, televisão, tablete ou celular;
ü Papel, caneta;
ü Jogo: Just Dance. Sugestão:
https://www.youtube.com/watch?v=AV1biKT426I
Obs.: Em sua casa e com a participação de seus familiares, escolham
uma música, com o mesmo grau de dificuldade para que ninguém fique
prejudicado. Organize uma tabela com o nome dos participantes,os quais terão
três oportunidades de dançar músicas diferentes (uma um pouco mais lenta, uma
mediana e outra rápida), lembrando: todas essas músicas com o mesmo grau de
dificuldade. Após cada dança executada, vocês deverão anotar os valores
finais atribuídos para suas performances. Ao final, cada um deverá escolher
uma das danças que executou e dançá-la novamente, tentando superar a
pontuação anterior.
Ao final dessa agradável atividade,
escreva nesta folha em forma de redação, a sua experiência vivenciada
|
oiiiiiiiiiiiiiii
ResponderExcluir