Período de 14 a 30 de Abril
·
Aula
1
O ALUNO
DEVERÁ OBSERVAR CARACTERÍSTICAS DA PINTURA MEDIEVAL, COMO: SOMBRAS,
PROFUNDIDADE, DIMENSÕES DOS PERSONAGENS.
OBSERVE O
“MENINO JESUS DAS DUAS PRIMEIRAS TELAS”
OBSERVE A
DISPOSIÇÃO DOS APÓSTOLOS NA TERCEIRA TELA
Pintura Medieval
Com um forte componente pedagógico – uma
vez que a maioria das pessoas na Idade Média não sabiam ler e desconheciam a
língua em que as missas eram professadas, o latim – a pintura na Idade Média
usava as imagens como veículo por excelência para instruir na Fé Cristã.
Versando sobre a vida de Cristo, histórias bíblicas, as vidas dos santos e
sobre a temática histórica, contando os feitos heroicos dos guerreiros e as
derrotas dos inimigos nas batalhas
AGORA,
FAÇA UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS OBRAS MEDIEVAIS ACIMA E AS OBRAS DA EUROPA DOS
SÉCULOS 14 AO 17, ABAIXO.
ATIVIDADES 1
1-Pesquise
e o nome do autor dos quadros ao lado: A
Ultima Ceia e Mona
Lisa .
2-Repare que o úlltimo
quadro deste material referente ao período medieval retrata o mesmo evento bíblico do primeiro
quadro do período posterior. Qual evento
?
3 Cite uma diferença
marcante entre os dois quadros citados na questão anterior
Entre os dois maiores artistas da Renascença, o relacionamento foi, no
mínimo, tenso
CARLO
CAUTI PUBLICADO EM
18/12/2019, ÀS 15H56
Uma rivalidade artística, aumentada pela
significativa diferença de idade. Leonardo era contemplativo, poliédrico e
interessado no mundo natural. Michelangelo era impulsivo, desordenado e
idealista. Em seu Tratado sobre a Pintura, Da Vinci condenou os “excessos
anatômicos e a retórica muscular” das obras de Michelangelo, embora sem
mencionar diretamente seu rival.
Dois episódios ficaram famosos nessa
rivalidade histórica. No primeiro, Da Vinci estava na praça de Santa Trinitá
conversando com alguns jovens, quando passou Michelangelo. Leonardo o provocou
pedindo para interpretar uma parte da Divina Comédia de Dante Alighieri, outro
toscano. Michelangelo respondeu: “Por que não a comenta você, que nem é capaz
de terminar um cavalo de bronze em Milão?”.
Uma acidez que fazia referência à fama de
caloteiro de Leonardo, e à gigantesca obra jamais realizada na corte dos
Sforza. Em outro episódio, Leonardo tentou dar o troco.
Quando em 1504 Michelangelo tinha terminado
seu David, o governo de Florença reuniu todos os artistas para decidir onde a
estátua seria colocada na Piazza della Signoria.
Todos os maiores artistas da época estavam
lá. Da Vinci então pediu a palavra e sugeriu colocar a estátua em um lugar
secundário, quase invisível aos olhos de quem não prestasse atenção.
Michelangelo espumou de raiva, mas os
outros artistas não concordaram com Leonardo, e David foi posicionado onde está
até hoje: bem em frente
ao Palácio Vecchio.
ATIVIDADES🧐
1-
De acordo com o texto quais eram as diferenças de personalidade entre DaVinci e
Michelangelo ?
2
- Quem era mais velho dois dois ?
3-
Quais críticas DaVinci fez à pintura de Michelangelo?
Aula 3
Aula 3
Estas imagens nos dão a ideia de como
era a arte na Idade Antiga, antes da Idade Média.
Nas nossas aulas presenciais do
primeiro bimestre vimos que a Idade Média recebeu o "apelido"de
"Idade das Trevas" devido ao baixo nível de ciência, tecnologia e
cultura da época. Lembre-se do que ocorreu com Galileu ao afirmar que a Terra
girava em torno do Sol. Desta forma o fim da Idade Média e Início da Idade
Moderna foi marcado pela negação de tudo que ocorreu na Idade Média. A
civilização moderna, na Europa, nasceu científica, cultural e artística.
Grandes nomes de nossa arte e ciência são do inicio da Idade moderna. Leonardo
Da Vinci e Michelangelo são dois exemplos. Foram estes artistas e cientistas
que criaram o termo "Idade das trevas". Diziam que a cultura e a
ciência nasceu na Idade Antiga, morreu na idade média e estaria renascendo no
início da Idade Moderna. Por isso este período (inicio da Idade Moderna) ficou
conhecido como: RENASCIMENTO cultural e científico.
Atividades😎
1
-Porque a Idade Média foi chamada de Idade das trevas ?
2 - Quem a
chamou desta forma ?
3 - Explique porque no inicio da idade moderna afirmavam
estar vivendo um RENASCIMENTO ?
ATUALIZANDO
Exclusivo: Patrocinador
admite que paga ao Palmeiras mais do que vale, e diz que compensa
Publicado em 13/03/2017, 08:00 /Atualizado em 13/03/2017,
16:19Mauro Cezar Pereira, blogueiro do ESPN.com.br
José Roberto Lamacchia é o homem que mais investe num clube de
futebol no Brasil. O dono da Crefisa e da Faculdade das Américas (FAM) lutou
contra o câncer, foi aos Estados Unidos em busca da cura e depois deu continuidade
com alguns dos melhores médicos do Brasil. Após o tratamento, tomou decisões,
entre elas a de colocar (muito) dinheiro no Palmeiras, seu clube de coração.
São perto de R$ 100 milhões anuais em patrocínio, fora os
"presentes", como Vítor Hugo, Thiago Santos, Fabiano, Lucas Barrios,
Dudu, Guerra e Borja, jogadores contratados graças aos elevados aportes extras
feitos pelas duas de suas 13 empresas. Por intermédio de sua assessoria, ele
respondeu às perguntas do blog
Como resolveu patrocinar o Palmeiras?
Lamacchia - Eu tive câncer e me curei. Um dia tomava café da
manhã num clube com a Leila (mulher de
José Roberto Lamacchia, que com ele
administra as empresas) e falava sobre o Palmeiras. Então ela me
questionou: 'Você gosta tanto do
clube, mas o que faz por ele?' Resolvi patrocinar, então
O senhor paga pelos
espaços no uniforme muito mais do que seria o valor de mercado. Ainda assim
vale a pena? Lamacchia- Faço isso porque posso e quero. Da
mesma maneira faço doações ao Graac (Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com
Câncer) e reformei dois andares do Hospital das Clínicas. Quis ajudar
depois do que passei. E quero ajudar
o Palmeiras, onde coloco dinheiro. E não retiro.
O senhor já socorreu o
clube em situações específicas?
Lamacchia - Sim. Em uma delas o Palmeiras precisava fechar as
contas e faltavam R$ 8 milhões. Sugeriram que colocássemos nossa marca nas
meias dos jogadores por essa quantia. Ora, eu sei bem que aquele espaço não
vale isso, mas fiz. Pelo Palmeiras, para o Palmeiras. A estrutura e o Centro de
Excelência paguei a reforma e a construção
O piloto brasileiro Airton Senna estava sempre com um boné do
Banco Nacional. Senna morreu em 1994 em uma corrida de F1 transmitida ao vivo
para todo o mundo. A nação chorou a perda de um grande ídolo.
Grandes
marcas que patrocinaram o futebol na América do Sul em 2018.
Os exemplos acima se referem ao esporte. A mesma lógica se
aplica ao campo artístico. Tanto o esportista quanto o artista necessita de uma
fonte de renda para sobreviver ou seu trabalho que nos causa tantas emoções
seria prejudicado. Seja por incentivos governamentais, seja pelo próprio
público, seja com o apoio de empresas.
No caso
do Palmeiras, este incentivo ultrapassa a barreira do patrocínio. O Clube tem
um MECENAS.
![](file:///C:/Users/ADMIN/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image002.jpg)
Quem
eram os Mecenas? Mecenas são os indivíduos ou instituições que protegem os
letras e as artes, ou que patrocinam e investem em arte e cultura, e nos
eventos culturais.
Deriva do
termo Mecenato, que se refere ao patrocínio e incentivo dado a artistas e
literatos para a realização de suas atividades artísticas e culturais, como
exposições, restauração de obras de arte e monumentos, peças de teatro e feiras
de livro.
Mecenato, e
consequentemente Mecenas, são termos que derivam do nome de Caio Cílnio
Mecenas. Ele era conselheiro do imperador romano Otávio Augusto, e patrocinou a
produção de diversos artistas, poetas e intelectuais na Roma Antiga por volta
do século I a.C, sustentando boa parte da produção cultural dessa época.
Os
mecenas também tiveram um papel fundamental durante o Renascimento Cultural,
entre os séculos XV e XVI. Graças à sua contribuição, as artes plásticas, como
pintura e escultura por exemplo, a literatura e a arquitetura, tiveram um
grande desenvolvimento nesse período.
Isso se
devia ao fato de que a prática do mecenato era uma forma de conseguir prestígio
e reconhecimento da sociedade. Dessa forma, as pessoas que tinham mais poder e
dinheiro, como grandes comerciantes, banqueiros, condes, príncipes e bispos,
financiavam e investiam fortemente na produção artística de artistas ou
literatos.
Já a
burguesia, que abrangia os comerciantes e prestadores de serviços que
enriqueceram com o Renascimento Cultural, praticava o mecenato a fim de
alcançar mais facilmente o status de nobreza, que também poderia ser obtida com
a compra de títulos de nobreza.
Entre os
mecenas mais importantes desse período, destacaram-se: o rei da França,
Francisco I (1494 – 1547), o duque de Milão Galeazzo Maria Sforza (1444 –
1476), o banqueiro e político italiano Cosme de Médici (1389 – 1464) o duque de
Urbino Federico da Montefeltro (1422 – 1482) e o banqueiro italiano Lourenço de
Médici (1449 – 1492).
Atividades
1 - Quala diferençaa entre um patrocinador e um
mecenas ?
2 - Qual a importância do Mecenato para o
desenvolvimento do renascimento ?
![](file:///C:/Users/ADMIN/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image004.jpg)
ESCRITORES
DO PERÍODO RENASCENTISTA
Durante o período
conhecido como RENASCIMENTO cultural científico, ocorrido na Europa entre os
séculos XIV e XVII, a arte se desenvolveu em vários campos. Já vimos pinturas e
esculturas memoráveis. Agora vamos ver alguns artistas das LETRAS do período.
Comecemos por aquele que é considerado o maior autor de língua portuguesa de
todos os tempos:
Imagem: Luís de Camões (1524-1580) foi um poeta português
É o maior representante do Classicismo Português.
ATUALIZANDO
Chico
Buarque ganha o Prêmio Camões 2019 – POR G1
O
cantor e escritor brasileiro Chico Buarque é o vencedor do Prêmio Camões 2019,
um dos maiores reconhecimentos da literatura em língua portuguesa.
Instituído
em 1988, o Prêmio Camões de Literatura tem o objetivo de reconhecer um autor de
língua portuguesa que tenha "contribuído para o enriquecimento do
patrimônio literário e cultural" do idioma através de seu conjunto da
obra.
Conhecido
principalmente como um dos maiores nomes da MPB[MÚSICA POPULAR BRASILEIRA],
Chico Buarque conseguiu sucesso também como dramaturgo e como escritor.
"Os
textos para teatro, as óperas são de uma qualidade sensacional. Assim também
são os romances. Portanto é uma obra no seu conjunto que justifica está nossa
decisão", afirma o jurado português Manuel Frias Martins, professor na
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2019/05/21/chico-buarque-ganha-o-premio-camoes-2019.ghtml
Miguel
de Cervantes
Dom Quixote de La Mancha é considerada a grande criação de
Miguel de Cervantes. Foi publicada em Madrid em 1605. A história é escrita sob
a forma de novela realista e faz uma imitação cômica dos romances de cavalaria
de imensa popularidade naquela época.
Nesta obra, o protagonista, perde o juízo, e decide tornar-se um
cavaleiro andante. Por isso, parte pelo mundo, no desejo de combater as
injustiças, acompanhado de seu fiel escudero Sancho Pança para viver, de forma
alucinada, o seu próprio romance de cavalaria. Enquanto narra os feitos do
Cavaleiro da Triste Figura, como os ataques contra moinhos de vento confundidos
com gigantes e contra rebanhos de carneiros, que pensa ser um exército de
inimigos, Miguel de Cervantes satiriza as regras que regiam as histórias
fantasiosas daqueles heróis.
"Dom Quixote e Sancho Pança chegaram a um local onde havia
trinta ou quarenta moinhos de vento. Dom Quixote disse a Sancho Pança que havia
dezenas de míseros gigantes que ele ia combater. Sancho pediu para Dom Quixote
observar melhor, pois não eram gigantes mas simplesmente moinhos de vento. Dom
Quixote aproximou dos moinhos com pensamento em sua deusa, Dulcinéia de Toboso,
a qual dedicava sua aventura , arremeteu, de lança em riste, contra o primeiro
moinho. O vento ficou mais forte e lançou o cavaleiro para longe. Sancho
socorreu-o e reafirmou que eram apenas moinhos. Dom Quixote respondeu que era
Frestão quem tinha transformado os gigantes em moinhos.”
Romeu e Julieta
Em mais de cinco séculos de realização, Romeu e Julieta tem sido
adaptada nos infinitos campos e áreas do teatro, cinema, música e literatura.
A estrutura dramática usada por Shakespeare—especialmente os
efeitos de genéricos como a comutação entre comédia e tragédia para aumentar a
tensão;
“O príncipe de Verona expulsa Romeu da cidade, que se vê forçado
a deixar Julieta, que sofre muito com toda esta história. O pai de Julieta, que
não sabia do seu casamento com Romeu, resolve casá-la com um jovem chamado
Páris. Desesperada, Julieta pede ajuda a Frei Lourenço, que a aconselha a
concordar com o casamento. Diz-lhe que na manhã do casamento Julieta deverá
beber uma poção que ele mesmo vai preparar. A poção fará com que Julieta pareça
morta e ela será levada para o jazigo de família dos Capuleto. Então o Frei
mandaria Romeu ter com ela para a salvar. Julieta faz tudo o que o Frei manda e
é deixada no jazigo, tal como estava previsto. Antes que o Frei
pudesse falar com Romeu, este ouve a notícia da morte de Julieta. Desfeito de
dor, Romeu compra um frasco de veneno e vai até ao jazigo onde se encontra
Julieta para morrer ao lado da sua amada. À porta do jazigo encontra Páris e é
forçado a lutar com ele, acabando por matá-lo, pois nada o poderia deter de se
juntar à amada. Já dentro do jazigo, Romeu bebe o veneno e morre ao lado de
Julieta. Momentos depois, Julieta acorda e vê a seu lado, o corpo morto de seu
marido. O Frei entra e conta a Julieta o que se passou. Inesperadamente,
Julieta pega o punhal de Romeu e mata-se, pois já não tem motivos para viver.
A tragédia tem um grande impacto nos Montecchio e nos Capuleto.
As duas famílias, magoadas com a morte dos seus dois únicos descendentes, decidem
nunca mais lutar e fazem as pazes.”
ATIVIDADES
Mais de
500 anos após a morte de William Shakespeare, sua história mais famosa
permanece viva (dentre outras). Romeu e Julieta estão presentes em nosso dia a
dia. Vários elementos desta história estão presentes em filmes, séries,
desenhos, animações, novelas, livros, quadrinhos etc *Famílias Rivais
*Amores
impossíveis
Conspirações
*Finais
trágico
Escreva um breve trecho de alguma história que você tenha
ouvido, lido ou assistido que contenha algum destes elementos.
Península (do
latim pæne,
quase e insula, ilha) é uma formação geológica consistindo de uma extensão de terra
que se encontra cercada de água por quase todos os lados, com exceção da porção
de terra que a liga com a região maior, designada por istmo. Por exemplo, diz-se Península Ibérica para designar a região constituída
pela Espanha e
por Portugal, ligada
à Europa pelos
Pirenéus. Também
se pode dizer que uma península é um braço de terra que avança pelo mar, ligando-se ao resto do continente pelo istmo. (wikipedia.org).
O Renascimento iniciou-se na península
itálica, espalhando-se, posteriormente, por outras regiões européias. Entre as
principais cidades onde se desenvolveu o Renascimento italiano, destacam-se
Florença, no século XV, e, posteriormente, Roma e Veneza, no século XVI.
Muitos
fatores colaboraram para que o Renascimento começasse na Itália:
·
O desenvolvimento comercial urbano –
As
Janelas Ajoelhada de Michelangelo no PALAZZO MEDICI RICCARDI em Florença na
Itália.
1. Cite
uma difernça entre uma Peninsula e uma ilha
2 .
Qual Mar banha a Itália ?
3. Explique a importância da localização
Geográfica italiana para o início do RENASCIMENTO
4 .
Quais cidades italianas se destacaram no período renascentista?
As
Janelas Ajoelhada de Michelangelo no PALAZZO MEDICI RICCARDI em Florença na
Itália.
1. Cite
uma difernça entre uma Peninsula e uma ilha
2 .
Qual Mar banha a Itália ?
3. Explique a importância da localização
Geográfica italiana para o início do RENASCIMENTO
4 .
Quais cidades italianas se destacaram no período renascentista?
Aulas completas das turmas do 7 ano no Facebook da Escola
ResponderExcluirProf. José Lousada Neto - História
Bom dia, Neto... Acabamos de atualizar... Enfim... O Decreto foi semana passada, e tínhamos que inserir as aulas de todas as disciplinas e ano de escolaridade... E de uma quinzena... Mas está tudo certo!!
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